domingo, 27 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9106: Se bem me lembro... O baú de memórias do Zé Ferraz (8): O meu colega do Liceu do Oeiras que fui encontrar em Mansambo e em Bambadinca...

1. Mais um história do Zé Ferraz,  português radicado nos EUA (vive em Austin, Texas), ex-Fur Mil Op Esp ex-Fur Mil, Op Esp, CART 1746, Xime, 1969; CCS/QG, Bissau, 1969/70):


Para o Torcato: Se bem me lembro,  numa das operações em que estive envolvido,  fomos até Mansambo e,  para surpresa minha,  o comandante era um amigo meu do Liceu de Oeiras.  Quando deixou o mato foi comandar a CCS do QG em Bissau e eu era o seu "ajudante". Raios me partam,  não me lembro do seu nome.


Numa das minhas anedotas desse tempo,  uma vez cheguei a Bambadinca e a minha farda de campanha consistia em  calças camufladas,  dólman a que tinha cortado as mangas,  uma écharpe de seda que havia pertencido a minha mãe;  como armamento,  a G-3 com a tanga do primeiro turra que lerpei, atada ao tapa-chamas;  como galhardete,  cinturão sem cartucheiras,  um punhal enorme, fula,  cujo cabo era um cartucho calibre 50;  e cinco granadas de mão.


Vinha no Unimog,  passei à frente da messe de oficiais,  dei uma bruta continência a um tenente coronel periquito pela aparência da sua farda.  O homem olhou para mim,  começa a gritar pelo capitão,  eu disse ao condutor para parar,  apiei-me da viatura e fui falar com o tal TC. 


Nessa altura o capitão que apareceu,  era o meu amigo do liceu que estava não sei porquê em Bambadinca, nem eu sabia as razões pro que o TC queria participar de mim. Além disso, nesse tempo usava uma larga barba. O dito capitão disse então:
- Meu tenente coronel,  este é o furriel Ferraz,  do Xime... -  e olhou para mim com uma vontade de rir tremenda.


A única coisa que me lembrei de lhe dizer foi:
- Vossselência.  meu tenente coronel... eu estou aqui para fazer a guerra, não para desfiles. 


Tenho muitas saudades desse capitão porque tivemos largas conversas no seu gabinete,  e fora,  num dos bares-cafés de Bissau,  sobre a futilidade da luta em que estávamos envolvidos e das inevitáveis consequências que a derrota nos iria trazer. 


Hoje, ainda que longe do meu querido Portugal,  vejo e leio o triste estado em que o país se encontra. Esta realidade causa-me profundo pesar. Estou velho e não há nada que possa fazer para mudar a pobre situação do nosso país. Vivo aqui há 41 anos e ainda não me tornei cidadão americano como patriota que fui e sou. Se por acaso estiveste em Mansambo,  penso que deverias ter conhecido a capitão de que falo. Diz-me o seu nome.


2. Comentário do Torcato Mendonça ao Poste P9043:


O Capitão era o Capitão Neto.  Havia um Capitão [, Eugénio Batista] Neves que era o comandante da CCS do BCAC 2852 e depois comandou a 2404 que nos rendeu em Mansambo (Novembro de 69).


3. Comentário de L.G.:


Quererá o Torcato referir-se ao Cap Mil Sérgio Luís Taveira Neto, que à época da Op Lança Afiada - 8 a 18 de Março de 1969 - comandou a CART 1746 ? ... Certamente por impossibilidade temporária do Cap Mil António Vaz que era efetivamente o comandante da CART 1746, no Xime, "de Janeiro 1968 até ao fim da comissão, em Junho de 1969", como ele próprio nos confirmou, há uns anos atrás.

Por seu turno, será que o José Ferraz queria referir-se ao comandante da CART 2339 (Mansambo, 1968/69) ? O Torcato deve ter pensado que ele se referia ao seu próprio comandante (, CART 1746, Xime, 1968/69).

Segundo os registos que temos, no nosso blogue, e com base nos postes do Torcato Mendonça, o primeiro comandante da CART 2339 foi o Cap Mil Meira de Carvalho ("Logo em Évora, devido a doença, teve que abandonar a Companhia").

"O Capitão Lima foi o segundo dos quatros comandantes que a companhia teve". O terceiro e penúltimo Comandante da Companhia foi o Capitão QP  Moura Soares.  "Por motivo de doença" (...) "foi substituído, em Dezembro de 1968, pelo quarto e último Comandante, o Capitão QP  [Raul Alberto] Laranjeira Henriques, 28 anos, 3ª Comissão no Ultramar"...

O Laranjeira Henriques, que eu conheci bem (eu e os meus camaradas da CCAÇ 12), era o comandante da CART 2339 ("Os Viriatos") já na altura da Op Lança Afiada... 

Seria este o colega de Liceu do José Ferraz ?... Em princípio, o Laranjeira Henriques era mais velho (terá nascido em 1940 ou 1941) do que o José Ferraz (que é de 1945)... Era capitão do QP, logo oriundo da Academia Militar... 

Pertencia originalmente à CART 2413 (Independente, foi mobilizada pelo RAP 2; partiu para a Guiné em 11 de Agosto de 1968 e regressou a 18 de Junho de 1970; esteve em  Fá Mandinga e Xitole; comandantes:  Cap Art Raul Alberto Laranjeira Henriques; Cap Inf José Medina Ramos)...

Por seu turno, a CCAÇ 2404/BCAÇ 2852  substitui a CART 2339, (Mansambo)  entre Novembro de 1969 e Maio de 1970... Foi,  por sua vez, rendida pela CART 2714 ("Bravos e Leais"), pertencente ao BART 2917 (1970/1972). Confirma-se, por outro lado, a transferência do Cap Inf Eugénio Batista Neves, "por motivos disciplinares", em Agosto de 1969, para a CCAÇ 2404/BCAÇ 2852 que comandou até Fevereiro de 1970... A CCAÇ 2404 foi transferida para Mansambo em Novembro de 1969.

O José Ferraz, de rendição individual,  foi para a CCS/QG, em Bissau, em Junho de 1969, quando a CART 1746 terminou a sua comissão e regressou à metrópole. Logo, em Mansambo, entre Janeiro e Maio de 1969, só podia ter conhecido o Cap Art Laranjeira Henriques... Talvez o Torcato Mendonça nos possa dizer se o Laranjeira Henriques foi para a CCS/QG, em Bissau, em Novembro de 1969... O Ferraz regressou a casa em 1970, não sei exatamente em que mês... Em Dezembro desse ano, emigrou para os EUA.

_____________

Nota do editor:

6 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Camaradas Luís e Zé Ferraz
###O que o Torcato respondeu,nesse P9034?, foi:
-Torcat Mendonca disse...
Caro jde Ferraz
O Capitão era o Capitão Neto. Havia um Capitão Neves que era o comandante da CCS do BCaaç 2852 e depois comandou a 2404 que nos rendeu em Mansambo (Nov/69).

Os oficiais dormiam como descreves.
Vai abrindo a memória...com calma.

Ab T.
Torcat Mendonca disse...
Estou a ver a tua pinta camarada, José Ferraz ou Zé aqui do Blogue.

Um dia desci no porto do Xime, madrugada ainda. Vinha a coxear e, devido ao cacimmbo mantinha, sobre a camisa um dolmén dos Comandos(com a chapa ainda na manga esquerda). Tinha frio!
Fora oferecido por um Furriel Comando do meu Grupo, na Cart 2339. Partira para a 3ª ou 5ª C. de Comandos e ficara por lá até terminar a comissão.Figura conhecida. Como sempre estavam muitos militares á espera e ouvi um grito: olha um gajo dos Comandos...e o Madaíl, que vinha ao meu encontro mandar calar o gajo. Lembras-te? Estavas lá? Eras louro (blond)? Fixei a cara do tipo, pois não tinha conseguido tirar a chapa. Tenho isso guardado. Não digo nomes de ninguém e tive vários cmdt de companhia um Raul ou Alberto um Oliveira ou Laranjeira um Henriques. Capitães quatro mas só o ultimo considero o Comandante. Nunca mais o vi. É hoje Coronel.
Ficou em Bissau no QG e eu trouxe a Companhia. Abraço T.
Quarta-feira, Novembro 16, 2011 12:01:00 PM ###
Eu sei, meu caro Luís, eu sei bem quem é quem. Prefiro não dizer os nomes de modo mais explícito. terei esse direito? Com esta dúvida, pouco comento ou quase nada com nomes de militares. Quanto a escrita estou em banho de Maria. Abraços T.

Anónimo disse...

Camarada "pintas" Zé Ferraz

Isso dos fardamentos era um "fartar vilanagem" em Gadamael.
Havia desde o "Búfalo Bill" até ao "cuecas azul".
Eu era mais calção curto e tronco nu e respectivo "quico" para não esquentar a moleirinha.
Um dia o comandante do CAOP 1 foi visitar-nos,vestia um camuflado impecável com os galões a reluzir e foi um espectáculo ver o "cuecas azul" em volta de S.exa a imitar um macaco.Queria dar-lhe uma "porrada"
..eu sugeri o internamento na psiquiatria, não só para ele mas para quase todos nós..resultado.. ficou tudo como dantes...quartel general em...

C.Martins

Carlos MatosGomes disse...

Relativameente ao POst P9106 Memórias de Zé Ferreira (8) - o nome do capitão não será Ricardo?
Carlos Matos Gomes

Luís Graça disse...

Torcato, escreves:

(...) vários cmdt de companhia, um Raul ou Alberto, um Oliveira ou Laranjeira, um Henriques. Capitães quatro mas só o último considero o Comandante. Nunca mais o vi. É hoje Coronel. Ficou em Bissau no QG e eu trouxe [,para casa,]a Companhia. (...)

"Eu sei, meu caro Luís, eu sei bem quem é quem. Prefiro não dizer os nomes de modo mais explícito. Terei esse direito? Com esta dúvida, pouco comento ou quase nada com nomes de militares". (...)

... E eu comento:

Tens todo o direito! Aliás, devemos acautelar, aqui, o direito que as pessoas têm, constitucuiionalmente, à reserva, à intimidade e à imagem... Somos (ou devemos ser) um blogue com valores...

Acontece, no entanto, que a guerra em que estivemos todos envolvidos era "pública & notória"...

Não fazemos juízos de valor sobre o comportamento (humano, militar, operacional, disciplinar...) dos nossos camaradas, todos os que andaram connosco no mato, com a canhota na mão, incluindo os nossos comandantes operacionais...

Mencionar os seus nomes, é também uma homenagem a eles... Não éramos clandestinos, nem muito menos eles... Éramos todosw soldados do Exército Português.

Sobre a pessoa em questão, devo-te dizer que fiz várias operações com ele (e a tua CAT 2339), no 2º semestre de 1969... Tenho-o como um homem corajoso, disciplinado, disciplinador... Em resumo, fica respondida a pergunta (legítima) do Zé Ferraz...

Torcato Mendonca disse...

Caro Luís Graça: completamente de acordo contigo.Completamente.
Quer tu quer o Zé Ferraz estão completamente esclarecidos. Ficam também esclarecidos todos os que nos lêem, porque neste Poste está tudo.Não claro...mas tudo...

Eu acrescento: tive o privilégio de ser Comandado por esse Capitão.
Um Homem,talvez quatro anos mais velho do que eu, que, felizmente, comandou a CART a que eu pertenci.

Nada mais acrescento. Mando um abraço para ti , para todos os que connosco combateram, europeus ou africanos,e, não o vai receber porque não deve ler este blogue,para o tal Homem que foi Capitão Q.P. e CMDT da 2339.
Ab T.

Torcato Mendonca disse...

Raul, caro Carlos Vale Ferraz.
Abraço T.