domingo, 27 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9105: (Ex)citações (160): Na convicção que a ideia possa germinar (António Matos)



1. O nosso camarada António Matos, ex-Alf Mil Minas e Armadilhas da CCAÇ 2790, Bula, 1970/72, enviou-nos a seguinte mensagem: 

Camaradas,

Na sequência do meu anterior texto, e perante um comentário do Manuel Maia, aqui deixo um desafio para consideração dos tabanqueiros. 



Na convicção que a ideia possa germinar 


Não me peçam para corroborar as palavras de Otelo Saraiva de Carvalho! 

Não me peçam para encarneirar com as palavras de Vasco Lourenço! 

Peçam-me, sim, para ser coerente! 

Realista! 

Homem do meu tempo! 

Sem pretensões mediáticas! 

Solidário! 

Amigo! 

Após o meu último post e ainda que na versão dum "encore", li e reli os amáveis comentários que agradeço e sobre os quais reflito. 

Chama-me uma particular atenção o do Manuel Maia. 

Acho-o extraordinário de pertinência e adiro incondicionalmente à escolha duma data fora de todo e qualquer contexto, para homenagearmos os nossos camaradas mortos na guerra do ultramar. 

Façamos algo que nos possa encher o coração e nos aproxime daqueles que tombaram ao nosso lado só porque aquela bala os escolheu e nos deixou prolongar esta nossa existência à qual merece ser dado um sentido humanista e de grande perenidade. 

Desconheço qualquer estatística que distribua geograficamente os camaradas desta tabanca afim de estabelecermos o local da 1ª concentração magna de quem assim o entender, mas estarei presente onde quer que seja para recordarmos todos aqueles com quem partilhámos parte das nossas vidas e de quem nem sempre tivemos tempo para nos despedirmos condignamente. 

Não misturemos as coisas; o Natal tem já o seu significado; a Páscoa também; os feriados alusivos a isto ou aquilo, reservam-se a isso mesmo. 

A homenagem aos nossos mortos é quando um homem quiser e não faltam sábados ao longo do ano para deles dedicarmos 1 a esta efeméride. Assim haja vontade! 

Nada como dar o 1º passo! Temos tempo para programar as nossas vidas mas alvitro já o dia 14 de Janeiro

Porquê? Simplesmente porque sim! 

Onde? Eu estou em Lisboa pelo que opto por Coimbra

Se isto tiver pernas para andar (depende apenas das adesões expressas), deixava já o desafio a um dos camaradas (Vasco da Gama não é da zona?) para apenas tratar duma cerimónia alusiva e propícia a uma recolhida saudade. Que me dizem? Vamos nisso? 

Aqui o blog será o repositório das adesões pelo que ficamos à espera, não de desculpas para não irmos mas sim de manifestações positivas desta nossa vontade! 

Bem hajam! 
António Matos 
Alf Mil Minas e Armadilhas da CCAÇ 2790 
__________ 
Notas de M.R.: 

Vd. último poste desta série em: 



8 comentários:

José Marcelino Martins disse...

P R E S E N T E !

Anónimo disse...

Caro Camarigo A. Matos;
Caros Camarigos desta Tabanca Grande, apresento-me como disponível para participar na data alvitrada, em Coimbra ou em qualquer outro local, a fim de prestar a devida homenagem aos nossos mortos.

Proponho que a data designada, seja para repetir anualmente, ou seja, talvez não seja possível realizar a homenagem sempre no dia 14 de Janeiro, mas, talvez, no segundo ou terceiro Sábado do mês de Janeiro, ou qualquer outro que venha a ser fixado, em função da disponibilidade da maioria que apoie a iniciativa que o António Matos propõe.

Joaquim Sabido
Évora

Anónimo disse...

P R E S E N T E.
De acordo com a sugestão do Joaquim Sabido.Vamos a isto António.

Um abraço.

Jorge Fontinha

Valentim Oliveira disse...

Sim! Eu também digo preseeeeeeeeeeeeeet" seja em Coimbra ou noutro local

Anónimo disse...

Subscrevo o 1º.voto do meu particular e pragmático amigo José Marcelino Martins: PRESENTE.
JERO

Anónimo disse...

Aprovo a ideia. Contem comigo.
Só faço lembrar que o mês de Janeiro, em pleno inverno, com a meteorologia louca como anda, pode não ser o mês mais adequado para viajar. Abraço,
Raul Albino

Anónimo disse...

Ultrapassadas todas as barreira e obstáculos, quer de frio, calor, vento ou chuva, eu não gosto de chuva, estou disponível para marcar presença, onde, onde for destinado realizar-se.
Para que não restem dúvidas, corroboro o que foi escrito pelo meu conterrâneo Joaquim Sabido, e juro que não o conheço, deve fixar-se a data para um sábado certo se é o segundo sábado do mês de Janeiro, seja, é melhor que dia x ou Y.
Vejo pouca adesão ou comentários sobre este tema e isto é mais importante que o número de visitantes do blogue, que me desculpem o seu criador e os editores.
Um abraço
BSardinha

António Matos disse...

Caros amigos, suspeito que pela exígua adesão à ideia, esta tenha sido mais uma prova provada que sem lobbies não vamos a lugar nenhum.
E é pena porque afinal isso demonstra que o conceito de solidariedade é bastante mais balofo do que se poderia pensar.
Não deixa de ser interessante todos nos arvorarmos em paladinos de causas humanas, desinteressadamente, sob os holofotes, claro, do mediatismo, ao som de estridentes palmas mas, uma vez confrontados com a realidade, pormos os burros na água, sentarmo-nos no sofá, puxarmos do whiskyzinho e de umas alcagoitas, ligarmos a televisão e, de perna esticada, assistirmos antes ao desafio de futebol na expectativa da próxima acção terrorista que se abata sobre o estádio e/ou sobre os espectadores para depois andarmos mais 15 dias a dissertar filosoficamente sobre o assunto ....
Não é verdade ? Estarei enganado ?
Quando numa autoestrada os automóveis vêem todos no mesmo sentido e só nós é que seguimos em sentido contrário, será justo dizerem que nós é que estamos mal ? Não serão os outros que estão todos contra a mão ?

Uma palavra para quem se deu à maçada de comentar o meu post.
Joaquim Sabido - é evidente que se fosse para a frente esta ideia, estava no meu espírito que se "oficializasse" a data para que se tratasse duma homenagem anual e essa, seria sempre num sábado ( 1º, 2º, etc. ) do mês e não no 14 ou 15 ou 28. De qualquer forma obrigado pela atenção.
Raúl Albino - com as mudanças meteorológicas que se fazem sentir, ( estamos em Novembro e há coisa de 2 dias havia temperaturas na ordem dos 20º em Lisboa !! )acho que os teus receios não têm razão de ser. Aliás o contrário também seria verdadeiro : no verão não que o calor torna as viagens muito maçadoras ....
José Marcelino Martins / Jorge Fontinha / Jero / Valentim Oliveira / BSardinha - obrigado pela adesão !

Dito isto, fico na expectativa de uma mais bem conseguida iniciativa do género sem, contudo, ter que apelar a uma fausta almoçarada para arranjar quorum .

Abraços