sábado, 26 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9101: Se bem me lembro... O baú de memórias do Zé Ferraz (7): Um acidente... no Pilão

1. Mais um pequena história, retirada das "teias de aranha" do baú de memórias... do Zé Ferraz:

Um dos meus amigos fixes desse tempo era um furriel miliciano,  destacado no Cacheu,  que sempre que conseguia desenfiava-se e aparecia em Bissau, quase sempre de madrugada.

Abreviadamente, era o A. T....Vinha bater a porta do meu quarto sempre com a burra e o mesmo grito:
- Zé,  acorda vamos pró Pilão que as meninas estão à MINHA espera...

Ora bem,  quase sempre durante a minha estadia em Bissau conseguia que o "nosso primeiro",  responsável pela distribuição de alojamentos,  se esquecesse de que no meu quarto havia duas camas. Portanto,  quando os meus amigos vinham a Bissau,  sabiam que tinham onde ficar...

Numa dessas visitas o A.T. comprou um pingalim de pau santo,  igual ao meu,  que usava quando eu ia ao Pilão. Era uma exelente arma de defesa porquanto se ouvesse necessidade partia-se com o joelho e tinhamos dois punhais improvisados...(Lamego).

Como eu ia dizendo,  numa dessa visitas depois de se recompor e depois do jantar,  era da ordem a visita ao Pilão,depois de o A.T.  ter feito,   durante o dia,  o respectivo reconhecimento. Dizia ele então:
-Ó Zé, descobri estas meninas e temos que lá ir hoje à noite,  pá. (O A.T. estava convencido que era o Adónis de toda a Guiné,  não só do Pilão).

Nessa noite parece que o estou a ver vestido a rigor,  todo de calças e camisa branca e de pingalim debaixo do braço. Arrancámos pró Pilão e fomos para uma área que eu desconhecia, o que me preocupava e perguntava-lhe:
- Ó pá,  tu sabes para onde vais ? Parece-me bem que não...

O A.T. respondia-me:
-Sei,  sei, é por aqui...

E lá íamos cada vez mais embrenhados em território inimigo... Noite de lua nova,  escuro como breu, a única coisa que eu via era o branco do A.T.... De repente o A.T. desaparece da minha vista (ia vários passos à minha frente) e, antes que eu pudesse falar, ouvi-o vociferar:
- Ah,  f...-se!| Porra! C... Ó Ze,  ajuda-me!...
- Porra,  onde é que estás ? -  pergunto eu...
- Aqui,  pá!

Acendi o isqueiro e com a  pouca luz que dava vi que o A. T.  tinha caído numa fossa de merda,  atascando-se até ao peito e de pingalim na mão a gesticular... Parecia o maestro dos cagalhões!...
- Ó Zé,  ajuda-me!  F...-se!...

Tirei o meu cinto,  passei-lhe uma ponta e ajudei-o a vir para terra firme... Ah,  meu Deus,  e o cheiro...poça!

E aí fomos os dois andando em busca de lugares conhecidos com o A.T.,  caminhando de pernas abertas, e deixando um rasto de merda... E os dois, às gargalhadas. Lá chegámos ao pé do quartel da PSP onde entrei para chamar um táxi para o levar para o hospital militar onde recebeu um banho de antibióticos e mais não sei quantos medicamentos. 

O resto deste acidente: o taxista que chegou quando viu o estado em que estava o A. T., disse logo:
- Não senhor,  não entra no carro,  nunca mais tiro esse cheiro do assento!

Por sua vez,  os cabrões da PSP não deixaram o A. T. usar os seus chuveiros. Lá consegui uma mangeira da PSP. O  A.T.  despiu-se e eu de mangeira na mão a dar-lhe um duche como se estivesse a lavar um cavalo...

Já mais limpo e tremer de frio,  lá o meti no táxi e toca ir pró hospital... Arrancámos, e agora  imaginem a malta do hospital quando aí chegámos,  de táxi,  com um passageiro nu em pelota e a tremer de frio... Disse o médico que o viu:
- Teve muita sorte e lavar-se foi muito boa ideia...
- OK,  o que não sabe é que, sem essa lavagem,  tínhamos que vir  à pata para o hospital.

Graças a Deus o A.T.  nÃo só sobreviveu a este acidente como recuperou a sua saúde. Em 1974 quando levei a minha então esposa a Portugal para conhecer o resto da minha família e amigos,  tive o prazer de o convidar para vir jantar comnosco e estivemos noite fora à conversa:
- E lembras-te disto... e lembras-te daquilo ?...

Sinto enormes saudades desse AMIGO e camarada.

_________________

Nota do editor

Último poste da série > 25 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9095: Se bem me lembro... O baú de memórias do Zé Ferraz (6): Não matem a bajudinha...


9 comentários:

Luís Graça disse...

Zé Ferraz:

Quer se goste ou não, o Pilão fazia parte do "anedotário" e do "imaginário" do Zé Tuga...

Pergunto-me: como é que tu, 40 anos depois, te foste lembrar desse "acidente", associado à "friday night fever" ?...

Sim, porque no Pilão, no nosso tempo, todos os dias da semana eram de "febre de sexta-feira à noite", de segunda a domingo, sobretudo para os "desenfiados" do mato como o teu amigo A.T....

Confesso, sem qualquer pinga de pudor, que ri sozinho que nem um perdido ao editar o teu poste... Tens um piadão a contar esta cena (caricata) e ao descreveres o infortunado mas pimpão do teu amigo como "o maestro do cagalhão"...

Podemos discutir por é que os seres humanos têm uma especial predileção para se rirem do ridículo, do grotesco, do burlesco, do caricato... A tua "pequena história", que nada tem de heróico, ajuda a compreender a necessidade que nós, os operacionais, a malta que vinha do mato, tínhamos de "humanizar" o nosso absurdo quotidiano e de mantermos algumas das rotinas que nos prendiam ao fio da vida... Como diria um sisudo académico que eu conheço, isto dava uma tese de doutoramento... se a academia portuguesa tivesse um bocadinho do teu "sense of humor"...

Um abraço para ti e para o A.T.

Luis Graça

Luís Graça disse...

Zé:

Explica-me lá o que faz aqui entre parênteses o topónimo Lamego... Foi um truque que aprendeste em Lamego, no Curso de Operações Especiais ?... É o que eu deduzo... LG

(...) "Numa dessas visitas o A.T. comprou um pingalim de pau santo, igual ao meu, que usava quando eu ia ao Pilão. Era uma exelente arma de defesa porquanto se ouvesse necessidade partia-se com o joelho e tinhamos dois punhais improvisados...(Lamego)" (...).

jdeferraz disse...

Duran=te os fins de semana trabalho dois turnos por dia Sabados e Domingos 16 horas respectivament, num centro de rehabilitacao (homens) que clinicamente se chama aqui "mens intensive residential treatment" com uma duracao de 28/30 dias por paciente, portanto tenho tempo para me enterter e gracas ao Blog ajuda-me psicologicamente a destanciar-me emocionalmente destes doentes e evitar Transfer and countertransfer issues,e evidente que a medida que me
embrenho a ler os postes a minha memoria acorda e e um ver se te avias, lembrei-me hoje de outra anedota nos meus tempos do QG-CTIG
Apareceu na messe de sargerntos
um primeiro " piriquito" recem chegado de Lisboa aparentemente ninguem conhecia;nem os outros primeiros porquanto este pobre tipo tinha passado a maior para do seu servico na Guarda NacionalRepubicana que eu detestava por experiencias passadas quando nos como estudantes nos anos 60 faziamos manifestacoes contra a ditadura do Salas...enfim essa e outra historia... ora bem o nosso primeiro nunca tinha estado em Africa e muito menos com a nossa malta...era como um camelo a olhar para um palacio...
um dia a conversa ele pergunta-me- o nosso furriel, em tom confidencia, eu tenho um problema e nao sei o que fazer.... O meu primeiro disse-lhe eu conte-me la o que se paasa a ver se eu o posso ajudar.... diz-me ele-e que nestes ultimos dias me apareceu esta merda nos sovacos e nas verilhas que me da muita comichao e cheira mal ha tres dias que nao tomo banho... o meu primeiro disse-lhe eu o que o senhor apanhou e o que nos cha=
mamos "a flor do congo"- e uma micose... e o nosso furriel isso e perigoso?...muito! disse eu...e
agora pergunta o primeiro o que e que eu faco.....Bom disse-lheu a flor do congo e um fungo e o que o senhor percisa e de lavar o corpo todo com agua pura por exemplo o senhor compra o sabao encarnado e como estamos na epoca da chuva quando estiver chover bem o primeiro ensabua o seu corpo com o sabao e depois deixa que a chuva lave o corpo.... passados uns dias ai estava o primeiro nu em pelota fora do seu quarta na rua que passava a frente da messe de sargentos e ia para a messe de oficiais a lavar;o corpo com o sabao encarnado e a malta na messe todos a rir... o furriel como e que eu lavo a rego do cu... dizia-lhe eu meu primeiro dobre-se pra frente ponha-se de cu pro ar e deixe que chuva e lave o cu ....mais gargalhas e o primeiro nem se quer se deu conta .... nisto, era noite, ai vem um carro da a cuva e os farois batem no cu branquinho do primeiro piriquito ...
mais gargalhas... o problem ouvimos mais tarde foi que a esposa de um oficial era passageira nessa viatura e aparentemente ficou mal impressionada com a brancura do cu do primeiro e possivelmente o resto que viu porque o primeiro nao se perturbou com nada o que ele cria era ver livre da comichao...=
Um forte abraco-ZE

Tu o diseste o ridiculo,grotesco,burlesco,caricato,junto eu cinico sao talvez caracteristicas humanas que nos deixam sem defesa e como tal fazem com que olhemos para nos sem artificios.\

A proposito do pingalim houve uma epoca que depois de eu andar com um e com proposito disfarcado toda a malta queria um penso eu por ronco e nao como defesa.. e ai esta o ridiculo e caricato...boa deducao companheiro e camarada
Um Abraco-ZE

Manuel Joaquim disse...

"Camarigo" Zé Ferraz:

Já vi que tens sentido de humor, e apetência para o fazer, mas não esperava por esta!

Discurso escorreito, sempre mirando a personagem, o macho de branco aperaltado, e tu qual Sancho Pança escoltando o D. Quixote! É de rir com gosto!Não vou esquecer esta tua "estória".

Um Adónis embrulhado em merda!!! Ainda por cima numa merda de mistura, sem qualidade e mal acondicionada!

Bem, teve mais sorte que o Adonis da lenda, não foi morto por um javali nem depois transformado em anémona. Mas olha que daria uma bela anémona atendendo à imagem que dele nos deste.

Que maravilha de texto! Antológico!

Um abraço

jdeferraz disse...

Caro Companheiro e Camarada Luis: quero deixar esta historia aqui e tu tens que decidir se se deve publicar ou nao;
O famoso AT noutra nossa giria pelo
Pilao, o sacana nunca queria ir para os locais do costume, entao durante o dia fazia o reconhecimento e a noite la iamos a aventura porque durante o seu reconhecimeto tinha feito contacto com estas bajudas!!?que estavam a nossa espera a noite.... ora bem certa noite o AT entra para dentro duma tabanca eu com de costume ficava ca fora de sentinela e depois trocavamos de lugar mas noutra tabanca...ai estava o AT a disfrutar quando eu comecewi a ouvir umas gargalhadas oe o AT a gritat O Ze anda ca ver isto e pa vela isto... arombo a porta da tabanca e deparace-me este espectaculo o AT de costas na cama e a moca sentada em cima dele.. e eu disse-lhe qual e a piada... diz-me a rir e pa isto e uma maquina de foder e eu maquina? Ve la com o pingalim na mao ou lado da cama faziiaum movimento de vai e vem ora debaixo da cama estava um porco e cada vez que ele picava o porco com o pingalim o pobre porco encolhia a espinha grunhia e a coma era empurrada para cima qundo puxava o pingalim para fora o marrano deitava-se e a cama baixava pingalim para dentro e a cama subia ficamos os tres as gargalhadas ate a moca achou graca..
Um abraco-ZE

jdeferraz disse...

Caro Camarada Manuel Joaquim muito obrigado pelo teu comentario palavras como as do Luis e tuas enchei-me de conforto. Obrigado.

jdeferraz disse...

Carissimo companheiro e Camarada Luis:
Imagina o que seria se 42 anos a adiccao nao tivessem acontecido como diria um professor meu de neurologia com a morete dos neuronios aumenta a distancia entre as sinapses nervosa portanto hoje em dia o meu problema sao as sinapsesUm abracao-ZE

antonio graça de abreu disse...

Essa de estar a f...., ou a ser f.....ido, com um porco debaixo da cama, a levar golpes de pingalim para grunhir melhor e espinotear, nunca tinha visto, nem ouvido, nem imaginado! As coisas que aconteciam no Pilão!...

Abraço,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Sugiro como tese de doutoramento "As aventuras dos tugas no pilão"

O patrono pode ser o Luís Graça.

Eu fui "praxado" no pilão por um furriel "velhinho" meu conterrâneo..que fez de mim seu segurança.
No meu 2.º dia de Guiné, levou-me ao dito cujo e..espera aqui que eu não demoro nada..passou meia-hora e começou a anoitecer..entretanto comecei a perceber que bairro era aquele e o que é que ele tinha ido fazer.. e eu já quase a desesperar..quando ele aparece todo pimpão.
Oh meu sacana..isso faz-se..
Oh pá.oh pá..estavas de vigilância..então..e não te aconteceu nada..pois não.
Estive quase para lhe dar um murro nas ventas.

C.Martins