terça-feira, 8 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9014: O nosso blogue em números (12): A propósito dos 3 milhões de visitas... Comentários de Domingos Gonçalves /Augusto Vilaça/José Carlos Gabriel





Guiné > Região de Tombali > Gandembel > CCAÇ 2317 (Abril de 1968/Janeiro de 1969) > 1968 > Início da construção do aquartelamento > Os homens que fizeram das tripas coração, a G3 numa mão, a pá e a pica noutra...

Foto: © Idálio Reis (2007). Todos os direitos reservados.



A. Mais três comentário de membros da nossa Tabanca Grande , com data de 4 do corrente, a propósito do nosso blogue e do seu futuro (*):


1. Domingos Gonçalves:

(...) Antes de mais, votos de boa saúde. Depois, referindo-me ao blogue, apenas tenho a referir que se trata de um trabalho meritório, que contém imensa informação interessante, sobre a guerra da Guiné, que, penso, a generalidade dos ex-combatentes, e não só, aprecia, e louva.


Como em tudo na vida, é uma obra humana, neste caso informação escrita, disponível para um enorme  universo de pessoas interessadas, susceptível, portanto, de eventuais reparos. Coisa normal. Mau seria que, sobre toda a informação que vai sendo disponibiliza existisse absoluta uniformidade de opiniões.

Pessoalmente, entendo que é um trabalho de mérito, que merece ser continuado. Defeitos? Quem os não tem?
Parabéns aos autores, e editores. Continuem. (...)

2. Augusto Vilaça

(...) Luís Graça e Carlos Vinhal são o coração da Tabanca Grande. Sem eles passaríamos desconhecidos, quiçá, esquecidos de expôr as nossas vidas ao serviço da Patria que muitos pretendem esquecer!

Só quem passar por lá saberá dar o real valor a esse tempo de incertezas.

Não quero deixar passar este feliz momento para, especialmente, dar um forte abraço aos nossos camaradas deficientes que defenderam a nossa Pátria. E, logicamente, dar um abração ao Luís e Carlos pelo sua espontaneidade, vontade, sacrificio, de sempre atualizar o nosso blogue. Muitos parabéns e felicidades. Abraço do Augusto Vilaça.




3. José Carlos Gabriel

Começaria por agradecer a todos os camaradas os votos de felicitações que me foram endereçados na data do meu 60º aniversário e, como castigo,  que o façam por mais uns anos largos pois será um bom sinal para todos.



Respondendo agora a esta solicitação vou tecer alguns comentários que não têm a pretensão de ser mais que isso.~


Começo precisamente pelos votos de Parabéns a Você  que para mim deveria de ser Parabéns, Camarada.


No meu entender este Blogue não pretende trazer para a ribalta as hierarquias militares pelo que o tratamento entre os camaradas deveria ser tão simplesmente o mesmo com se trata um amigo (eu não trato um amigo por você).


No cumprimento do dever militar aceitei esse tratamento diferenciado pois o mesmo impunha-se para que cada um desempenha-se a sua função e existi-se respeito pelo seu superior para o cumprimento das ações necessárias (alguém teria que comandar e ser respeitado) mas agora para mim não faz qualquer sentido.


Neste Blog (penso eu) pretende-se encontrar ex-camaradas e contar alguns episódios que se passaram naquela época.


Dos textos editados não posso e nem quero acreditar que algum camarada conte alguma história que não tenha sido verídica (provavelmente com algumas falhas pois os anos não perdoam) mas ainda somos muito novos.


Os acontecimentos da época terão para cada um o valor que se lhe pretenda atribuir e um pequeno episódio pode para quem o conta representar muito.


Sobre o Blogue não deixo de dizer que inicialmente tive alguma dificuldade em encontrar o que pretendia até perceber de como deveria fazer as pesquisas mas depois de me familiarizar não tenho qualquer dificuldade pelo que nada tenho a apontar.


Quanto ao muitos se "inscrevem" mas poucos "escrevem" , talvez seja motivado pelo que referi inicialmente além de já ter lido alguns comentários aos trabalhos publicados que tocam um pouco à filosofia e talvez não tenha agradado aos seus autores da mesma forma que não me agradaram porque este Blogue está aberto a todas as classes sociais e eram muito diferenciadas á época.


Também por ter conhecimento de quem não pretenda sequer recordar essa época talvez com medo de sentir o peso da idade ou achar que não teve qualquer importância na sua vida.


Existe uma proliferação de Blogues sobre a guerra colonial/guerra do ultramar mas na sua maioria só são utilizados para marcação de almoços comemorativos e em nada falam sobre os acontecimentos vividos por cada um de nós.


Para mim este Blogue desde o meu primeiro comentário editado já fez com que tenha encontrado alguns ex-camaradas mas só um deles que eu saiba publicou algo no mesmo. ´


Continuem com o mesmo empenho enquanto vos for possível que as melhorias nas intervenções irão aparecer com o tempo.Um abraço a todos os camaradas.


________________


Nota do editor:


(*) Último poste da série > 7 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9007: O nosso blogue em números (11): A propósito dos 3 milhões de visitas... Comentários de F. Palma, H. Sousa, F. Costa e T. Mendonça

2 comentários:

António Matos disse...

... e o tempo vai passando .....
E dou-me conta do texto nrº 12 duma saga de peças de prosa pretensamente mais ou menos inebriantes, mais ou menos sentimentalonas, mais ou menos revivalistas, mais ou menos .....
Olhei um pouco em diagonal prescutando uma ou outra estória que mais me interessasse, fosse por se ter vivido em Bula, fosse por se ter passado no meu tempo, fosse por descobrir mais uma cara dum daqueles meninos que prometi trazer sãos e salvos mas que as vicissitudes do local e do contexto não permitiram e retrocedi alguns écrans para tentar ler os outros 11 textos e daí extrair matéria crítica para me pronunciar de acordo com o pedido feito pelo Luís Graça.
Saí frustrado por ter apenas encontrado o nrº 11 e o nrº 10 !
Rolei compulsivamente o dedo no botãozinho do rato e quando me cansei, vim tentar procurar os textos por pesquisa directa no “pesquisar”.
Infelizmente a resposta foi recorrente : not found !
Fica-me a dúvida em saber se os outros textos não seguiram a mesma terminologia e, se assim foi , sugeria que a mesma se mantivesse facilitando a pesquisa por temas de interesse .
Quanto ao resto :
1 - De aplaudir a iniciativa do mentor do blog e parabenizá-lo pelo êxito de que tem sido merecedor onde o número de visitas são a prova cabal do que acabo de dizer ;
2 - De referir que, pese embora a temática Guiné / Guerra ser, julgo, uma constante, a verdade é que me parece que o blog se assume plenamente como o marketing generoso de escritores profissionais faltando a assumpção claramente referida para que o saibamos ;
3 – Pede-se objectivamente que nos pronunciemos sobre o mais e o menos bem conseguido no blog.
Pois bem, também sou dos que pensam que tanto ou mais importante sabermos o que queremos ( da vida em geral e do blog em particular), é sabermos o que não queremos para depois, desempoeiradamente, possamos fazer as nossas opções.
Fico então a aguardar outras ideias para em conjunto darmos as ajudas que que nos pedem.

Luís Graça disse...

Ora viva, meu caro António!... Obrigado pelas suas sábias considerações... E já agora, e para não ficares frustrado na tua pesquisa, toma boa nota do nº 9 desta série:

2 de Junho de 2011
Guiné 63/74 - P8365: O nosso blogue em números (9): 78.500 visitas mensais desde Julho de 2010; mais de 500 tabanqueiros; 5,5 postes e 45 comentários, em média, por dia; uma em cada quatro visitas vem fora de Portugal...

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/
2011/06/guine-6374-p8365-o-nosso-blogue-em.html

... No final de cada poste há a referência (e o link) ao último... Neste caso, da série "O nosso blogue em números"... De clique em clique chegamos a todos: 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1...

Um abraço afetuoso, Luís (ex-colega do teu pai na DGCI, lembras-te ?