quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8922: Parabéns a você (328): Carlos Filipe Coelho, ex-Soldado Radiomontador da CCS/BCAÇ 3872 (Galomaro, 1971/74)




Na minha varanda e de janelas abertas, chega-me o cheiro intenso de mato queimado nesta madrugada.
Sinto-me olhando o vazio, como orbitando a Guiné Bissau nesta noite sem luar.
Vejo as pequenas fogueiras e o burburinho das vozes sentadas à entrada de cada tabanca.


A minha busca de uma delas no meio do labirinto das mesmas, o cheiro da sua palha rendado com outros cheiros, produz-me ânsia e ligeiro desnorte.
Com as estrelas da noite como testemunha e como guias, com a ténue luz das pequenas fogueiras..., procuro no burburinho das palavras de cada família as silabas que me permitam a comunicação. "Corpo de bó ?" "Manga de sibe" "Jametum" etc.

Beber um trago de álcool de cana, fraternalmente oferecida, com certeza com raivas contidas, e que eu não me sentia o destinatário.
Sentia-me honrado, pela hospitalidade, no meio de pessoas com rostos quase esbatidos pela escuridão.
E por vezes sem conta, procurando dar melodia de esperança a curtíssimos diálogos nunca concluídos, sobre algo que estava para além de mim, outros berros de outras bocas mortíferas, se escutavam de vinte, trinta, quarenta quilómetros de distância.

Minha farda se transformava no pano de fundo de cena, e toda a empatia se desvanecia na plateia à porta da tabanca.
Nossas bocas fechavam-se e só os olhares dialogavam interrogando o culpado.
Contudo, a cada noite nascia o dia com a alegria sofredora das gentes no cultivo, na bolanha, nos afazeres da tabanca ou simplesmente embelezando ainda mais frondosas florestas.
E eu, eu frequentemente voltava a renascer na esperança de encontrar esse trilho, para o qual não tive tempo de o percorrer, para alcançar uma floresta de onde se partia novamente em direcção a um palco onde decorria a peça da luta pela liberdade e independência.

Gosto muito de ti, Guiné Bissau.
Carlos Filipe, Out. 2011



Mensagem de Juvenal Amado

Há umas semanas dei com este escrito do Carlos Filipe onde ele exterioriza pensamentos profundos sobre o tempo que esteve na Guiné.

Foram tempos de juventude em que ele, como todos nós pensávamos que podíamos mudar o Mundo e que este a partir desse momento, jamais retrocederia na emancipação dos povos, na erradicação do analfabetismo e da fome no terceiro Mundo.

Mas não foi assim, os nossos sonhos esbarraram na ignorância, na nossa ingenuidade os velhos fantasmas de retrocesso social, massacres, racismo e fome voltam a eclodir ciclicamente.

Senhores da guerra, corrupção e ambição desmedida deitaram por terra muitos anos de luta. Uns estão cada vez mais ricos e a miséria espalha-se pelos povos.

Mas no fundo que será da humanidade se desacreditarmos que o nosso esforço deixará de valer a pena?

O Carlos toda a vida remou contra a maré, muitas vezes madrasta, mas continua sempre com aquela chama, que anima o peito e lhe incendeia o olhar.

Não será nunca um D. Quixote trágico, nunca se vendeu, acredita da vitória final dos seus ideais e na sua justeza.

Eu que não sou tão vertical, agradeço-lhe a sua amizade e confiança, desejo-lhe um dia de aniversário feliz e boa disposição.

Esta noite beberei um copo em tua honra.

Um abraço
Juvenal Amado
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 12 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8894: Parabéns a você (327): A nossa amiga tertuliana Cátia Félix (Tertúlia e editores)

24 comentários:

Luís Dias disse...

Caro Carlos Filipe

Parabéns pelo teu aniversário. Que este dia se possa prolongar por muitos anos, na companhia de teus familiares e amigos e que te traga a esperança de dias melhores.
Saúde e felicidades.
Um abraço do tamanho das tabancas de Galomaro.
Luís Dias

Anónimo disse...

Amigo Carlos Filipe,

Do chao vermelho da tua Guiné amada, segue um ramo de flores de muitas cores e djaramas de todas as nossas tabancas para enfeitar a tua mesa de mais um aniversario na vida.

Juntamente, vai também o desejo de ver transformadas, "com a tenue luz de nossas pequenas fogueiras as melodias de esperanca nos dialogos" outrora nao concluidos..."sobre algo que pode estar para além" de ti e de todos os combatentes que calcarearam a terra humida e os tarrafes das bolanhas da Guiné, das outras guerras e das outras lutas ainda inacabadas, em mais uma humana aspiracao dos povos.

Que a tua varanda larga e espacosa, as tuas janelas possam estar sempre abertas para receber os teus amigos da Guiné e de todas as partes do mundo.

Um forte abraco,

Anónimo disse...

Um grande abraço e os meus votos de Parabéns.

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Carlos Filipe

Mais um aniversário. Mais um marco da vida alcançado. Estes ninguém te os tira.
Parabéns Carlos!

Um grande abraço
Hélder S.

José Marcelino Martins disse...

Votos de um dia bem passado, "embrulhado" num grande abraço de camarigagem.

Anónimo disse...

Um abraço de parabéns.
Que este dia de festa se repita ainda por muitos anos.
BSardinha

Sotnaspa disse...

Camarada Carlos Filipe

Mais um dia de aniversário, muita saúde e algum para os gastos, que corra como tu desejas junto dos teus mais queridos.
E que venha o proximo.

Um alfa bravo do

ASantos
SPM 2558

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo Carlos Filipe

No dia do teu aniversário aqui te deixo o meu camarigo abraço de parabéns.

Que passes um óptimo dia.

Anónimo disse...

Parabéns ao Filipe por mais um aniversário.
Que os dias te tragam esperança de dias melhores para continuares a gozar a companhia daqueles que te amam e apreciam.
Um abraço.
José Câmara

manuelmaia disse...

CARO CARLOS FILIPE,


PASSA UM BOM DIA DE ANIVERSÁRIO PRENHE DE SAÚDE E ALEGRIA.
ABRAÇO
manuelmaia

JOSEÉ NUNES disse...

Camarada Carlos
Votos de um dia Feliz junto dos que te são queridos,e que ele se repita,nos vindouros.
Um abraço de parabéns.
Fica Bem !

Cesar Dias disse...

Camarigo Carlos Coelho

Parabéns por mais um ano, espero que vás contando muitos com saúde.
Um abraço de amizade
César Dias

Anónimo disse...

Camarigo Carlos Filipe

Feliz Aniversário. Parabéns.
Longa Vida.
Mantenhas.

Luís Borrega

Luís Graça disse...

Carlos, não sei quais são os teus poetas preferidos... Levei para a Guiné, em meados de 1969, alguns na minha bagagem de soldado... Fui revisitar, no dia dos teus anos, essa deusa mediterrânica que se chama Sophia...Do "Livro Sexto" (1962), escolhi este para te mandar como prenda.

Damos mais valor à vida, à saúde, à liberdade, à solidariedade e à amizade, justamente quando algum dos nossos amigos morre ou a doença nos prega uma rasteira...

Em meu nome e dos demais amigos e camaradas da que te estimam, e que te desejam boa continuação da viagem pela "picada" da vida... LG

Tabanca Grande, 19/10/2011
___________________


Carta aos amigos mortos


Eis que morrestes - agora já não bate
O vosso coração cujo bater
Dava ritmo e esperança ao meu viver
Agora estais perdidos para mim
- O olhar não atravessa esta distância -
Nem irei procurar-vos pois não sou
Orpheu tendo escolhido para mim
Estar presente aqui onde estou viva.
Eu vos desejo a paz nesse caminho
Fora do mundo que respiro e vejo.
Porém aqui eu escolhi viver
Nada me resta senão olhar de frente
Neste país de dor e incerteza.
Aqui escolhi permanecer
Onde a visão é dura e mais difícil

Aqui me resta apenas fazer frente
Ao rosto sujo de ódio e de injustiça
A lucidez me serve para ver
A cidade a cair muro por muro
E as faces a morrerem uma a uma
E a morte que me corta ela me ensina
Que o sinal do homem não é uma coluna.

E eu vos peço por este amor cortado
Que vos lembreis de mim lá onde o amor
Já não pode morrer nem ser quebrado.
Que o vosso coração que já não bate
O tempo denso de sangue e de saudade
Mas vive a perfeição da claridade
Se compadeça de mim e de meu pranto
Se compadeça de mim e de meu canto.

Sophia de Mello Breyner Andresen
Obra poética, I.
Circulo de Leitores, 1992, pp.368/369.

Anónimo disse...

Caro Carlos Filipe

Desejo-lhe um feliz aniversário
Desejo-lhe um dia de muita alegria e paz.
Que seja um dia para recordar com prazer.

um abraço da

Felismina Costa

Anónimo disse...

Caro Carlos Coelho

Um aniversátio feliz na companhia de quem mais gostas.
Parabéns e um grande abraço.

António Marques

Manuel Reis disse...

Amigo Luis Dias:

Parabéns!

Que seja por muitos anos.

Abraço.

Manuel Reis

admor disse...

Caro Carlos Filipe,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Um grande abraço.

Adriano Moreira

António Rodrigues disse...

Caro Carlos Filipe!

Votos de boa saúde e muitos parabéns por mais este aniversário.

Que este esteja a ser um dia de alegria e Felicidade junto dos que amas.

Um grande abraço Amigo e tudo de bom.

JD disse...

Viva Carlos Filipe!
Desejo-te um dia muito bem passado, em concórdia e felicidade, que reincida por muitas vezes em anos de alegria.
Um abraço
JD

Unknown disse...

Devo-vos uma pequena justificação. Desde à poucos anos que a vida decidiu tirar-me algum brilho de festividades. Por isso já terem reparado que não manifesto muito júbilo com as pessoas.

Estou muito grato aos amigos e aos menos amigos, pelas palavras de afecto. Fiquei agradavelmente surpreendido pela forma e pelo conteúdo das vossas mensagens, que inclusive se fundiu no sujeito do mote.
Sendo que aos 61 anos, continuo convicto que a amizade não é padronizável por convenções ou obrigações, mas sim um sentimento que não tem lugar, nem distância, nem forma definida. Só se suporta no nosso próprio carácter.
Reconhecidamente obrigado Amigos.
Para todos, também desejo muita saúde, nestes tempos difíceis.
Obrigado.

Anónimo disse...

Caro Carlos Filipe

Votos de um dia feliz junto de familiares e amigos.
Que a data do aniversário se repita por muitos e tranquilos anos.
Parabéns.
Um abraço

José Corceiro

Manuel Reis disse...

Rectifico:

Onde disse Luis Dias queria dizer Carlos Filipe.

As minhas desculpas.

Manuel Reis

Torcato Mendonca disse...

Desculpa o atraso Caro Carlos Filipe

Um Abração de Parabéns, Longa Vida e óptima Saúde.

Ab T.