sábado, 3 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8730: Parabéns a você (311): Agradecimento à tertúlia de José Corceiro, ex-1º Cabo TRMS da CCaç 5 - Gatos Pretos (Canjadude, 1969/71)

1. Mensagem de José Corceiro* (ex-1.º Cabo TRMS, CCaç 5 - Gatos Pretos , Canjadude, 1969/71), com data de 2 de Setembro de 2011:

Caros amigos, Luís Graça, Carlos Vinhal, J. Magalhães.
Desde Março, p.p., que não tem sido nada profícua a minha actividade no Blogue, embora o visite com regularidade, sinto, com mágoa, que há um débito da minha parte, que a seu tempo desejo saldar…

Estou a enviar estas simples palavras, para manifestar o regozijo que senti, por me terem vindo a felicitar no dia dos meus anos. Quero pois agradecer a todos essa manifestação de carinho... Bem-haja e muita saúde!

Deixo ao vosso critério a publicação, ou não, do texto que segue, assim como a inclusão das fotos, que vão em anexo, onde acharem apropriado.

Um Abraço
José Corceiro

Ex-militares de Transmissões, que cumpriram serviço militar em Canjadude. Tive a honra de os juntar no almoço-convívio, nos Três Pinheiros.


Agradecimento Pelas Felicitações no Dia do Meu Aniversário

Estimados Amigos, regressei ontem de férias (31-08) e ao abrir a página da Tabanca Grande fiquei completamente subjugado por uma onda de consolação emocional, que me provocou algum constrangimento. Há emoções que assarapantam o homem, embora este seja por primazia racional, mas, no acto de tomar uma decisão é quase sempre a emoção/sentimento que se sobrepõe ao racional. Vem isto a propósito do gesto de manifestação de carinho e lembrança, que os editores e Tertulianos do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné tiveram para comigo, ao não esquecer o dia do meu aniversário e virem a terreiro parabenizar-me e desejar felicidade. Embora ache que não sou merecedor desta deferência, é sempre muito reanimante e consolante, constatar que a nossa pessoa está presente nos bons sentimentos dos nossos semelhantes… É uma prova de que não somos esquecidos.

Porventura, sentir-me-ei embaraçado porque reconheço que não terei administrado equilibrada/racionalmente a emoção de dar continuidade à série “Casos de Azar e Sorte”, (na guerra) tarefa que assumi levar em frente e me comprometi perante vós a escrever algum artigo! A matéria que tenho em potencial não é escassa, mas não me tem sobrado tempo para articular a ideia e enviar mais trabalho, pois tenho andado embrenhado noutras contendas e projectos, deixando-me dominar pelas emoções… Mas a seu tempo continuarei com a série!

A circunstância do momento não é para eloquências e não devo deixar-me desviar do rumo da razão desta emoção, que quero que seja de gratidão, agradecimento e estima, e que contribua para consolidar a empatia que partilho convosco…

Desejo manifestar a minha gratidão para com o Luís Graça, que como pai fundador, em bela hora teve a ideia luminosa de gerar um filho, (Blogue) que tem sido acarinhado e alimentado por todos nós, onde por vezes se fomentam momentos de redobradas e ambíguas emoções, que nos obrigam a desentorpecer os dedos das mãos, ao exercitarem-se a teclar as letras, frenética e desembaraçadamente, para articular as frases que dão corpo às ideias, que são elaboradas nos neurónios e que circulam através das sinapses, entre os centros cerebrais da emoção e do racional, processando argumentações, lembranças e decisões, que são sinónimo de que não estamos a cair no imobilismo. Gratidão também, para com os incansáveis e sempre amistosos editores, que não se poupam a trabalho abnegado, timbrando-o de empenho e observação, para que cada artigo recebido seja editado na perfeição, reflexo da devoção aplicada com mestria e afeição …

Agradecimento ao Miguel Pessoa, “Cartoonista” de apurada sensibilidade, que elaborou com toque brilhante, um postal com fotos minhas, extraídas de distintos postes. Agradeço ainda, ao José Martins, que conheci há 42 anos, no dia 13 de Junho de 1969, nas “Termas de Canjadude” (Guiné). Reencontrámo-nos passados 41 anos após a separação, e serviu essa ocasião, aliada à permanente disponibilidade do “Zé”, para estabelecer um elo de ligação gerador dum florescimento de continuados encontros, com amigos do passado.

Enfatizo a estima que tenho para cada um dos membros do Bloge, que são a razão e motivação desta gratidão e agradecimento. Para todos vós, o meu humilde obrigado por se terem lembrado de mim no dia do meu Aniversário. A todos desejo muita saúde e mando um abraço emocionado! Brindo à continuidade do Blogue e à união de todos nós.

Um abraço
José Corceiro
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 28 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8711: Parabéns a você (309): António Barbosa, ex-Fur Mil Cav, Pel Rec Panhard 1106 (Bula, 1966/68) e José Corceiro, ex-1º Cabo TRMS da CCaç 5 - Gatos Pretos (Canjadude, 1969/71)

Vd. último poste da série de 1 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8715: Parabéns a você (310): Manuel Joaquim, ex-Fur Mil da CCAÇ 1419 (Guiné, 1965/67)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Corceiro: Temos (eu tenho...) saudades dos teus escritos no blogue... Obrigado pelas tuas palavras de estímulo, que aqui registo: "Brindo à continuidade do blogue e à união de todos"... LG

Hélder Valério disse...

Caro camarigo José Corceiro

Os teus agradecimentos são sinceros mas não precisavam ser feitos pois aqui as felicitações são também 'voluntárias', não obedecem a nenhum ritual pré-programado.
No entanto é grato saber que esta secção das felicitações ao aniversariantes não é tão estéril, tão inútil, tão piegas quanto já se fez constar.
Também tive e confesso que ainda tenho, não desapareceu totalmente, a ideia que isto dos parabéns era um tanto repetitivo mas quase constantemente vão chegando depoimentos de como estas manifestações de vida (porque, na prática, é disso que se trata, de VIDA) calam fundo no coração de estes 'velhos combatentes', numa altura da vida em que o círculo de amigos, conhecidos e familiares vem diminuindo.

Por isso aproveito também este espaço para dizer ao comentador "João", que há alguns dias atrás opinou desfavoravelmente sobre a utilidade e continuidade da rubrica, que ela ainda é útil e a prova da amizade obtida aqui, por esta via.

Por outro lado, para terminar, caro Corceiro, fico aa aguardar os teus novos futuros contributos.

Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Caros Luís Graça e Hélder Sousa

Com muita estima, os meus cumprimentos…

Para o Luís, o meu agradecimento por sentir um sentimento de saudade dos meus escritos… Obrigado.

Para o Hélder

Provavelmente estou a entrar em campos do saber que tu dominas com mestria, mas não deixo sem registo a minha pura opinião, que é para a dar a conhecer ao “João”!

O homem é por natureza gregário e social. A sociabilidade, enriquece o homem culturalmente, ajudando-o a evoluir e aprender a desprezar o egocentrismo que se baseia no instinto de sobrevivência. Cada um de nós não pode convencer-se que é auto-suficiente, pois há toda uma cadeia de necessidades que nos levam a depender uns dos outros, obrigando-nos a viver em convivência, na qual cada um deve contribuir com o seu saber e doação, para harmonizar a sociedade de forma que cada um possa alcançar, em plenitude, a realização como ser humano.
No meu modesto entender, o ser humano quanto menos egocêntrico for mais valoriza as manifestações de estímulo e incentivo à vida, pois é próprio da natureza humana que assim é, quando haja auto-estima…
Porém, há muitos prismas transparentes, de superfícies polidas, que servem para estruturam e consolidam as opiniões! Opiniões que vão nascendo em função do somatório de muitas contingências… Assim, há três opiniões:
O Corceiro, totalmente a favor das parabenizações no Blogue, o Hélder, com ténues reticencias às parabenizações e o hipotético “João”, em confronto total contra as parabenizações no Blogue.
Nenhum de nós fará parte dum bando, temos os três direito à liberdade de afirmar a nossa opinião!!!

Um abraço

José Corceiro