quarta-feira, 13 de julho de 2011

Guiné 63/74 - P8550: Em busca de... (168): Sado Baldé, major da Guarda Fiscal da RGB, e meu amigo, procura ex-Alf Mil Infante, que comandou um pelotão no Saltinho, em 1967 ou 1968 (Paulo Santiago)

Guiné-Bissau > Bissalanca > Aeroporto Osvaldo Vieira > 29 de Fevereiro de 2008 > Sapa VIP > O major da Guarda Fiscal Sado Baldé e o seu grande amigo e membro da nossa Tabacanca Grande, o Paulo Santiago (que acabara de chegar na caravana automóvel que partira de Coimbra em 21 de Fevereiro).

Foto: © Luís Graça (2008). Todos os direitos reservados

 

Guiné- Bissau > Instalações da AD - Acção para o Desenvolvimento > Julho de 2007 > O Sado Baldé, quadro superior da Direcção-Geral de Alfândegas, major da Guarda Fiscal, amigo do Paulo Santiago. Tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente neste dia: foi gentilíssimo para comigo... (LG)


Foto: © Pepito/ AD - Acção para o Desenvolvimento (2007). Todos os direitos reservados




1. Mensagem, com data de ontem, do Paulo Santiago:


Boa Noite:  Esteve hoje em minha casa o Sado Baldé, um puto do meu tempo, agora major da GF [, Guarda Fiscal], lá na Guiné.


Já da última vez, que esteve em Portugal, me falou do assunto para que peço ajuda, mas esqueci-me completamente, e antes que me volte a esquecer aqui vai. (*)


O Sado gostava de encontrar (ou saber notícias de) o Alferes Infante que comandou um pelotão, pertencente à companhia do Xitole, e que esteve destacado no Saltinho no ano de 67 ou 68.


Este pelotão, única unidade na altura aquartelada no Saltinho, foi fortemente atacado, tendo, entre outros, morrido os Fur Mil Batista e Santos.


Agradecia que publicassem este desejo do Sado no blogue, poderá haver alguém que conheça o ex-Alf Mil Infante.

Abraço
P. Santiago


P.S. Existem no blogue algumas fotos onde aparece o Sado Baldé (**)


2. Mail enviado a toda a Tabanca Grande, através da nossa rede interna (cerca de 500 endereços)


Amigos e camaradas:


Alguém tem informação adicional de modo a poder ajudar o nosso camarigo Paulo Santiago e o seu (e meu conhecido) amigo Sado Baldé, um djubi do tempo dele no Saltinho e hoje quadro superior das Alfãndegas da República da Guiné-Bissau ?


O Alf Mil Infante, que o Sado procura, deve ter pertencido a uma destas companhias que estiveram no Xirole:


CCAÇ 1551 / BCAÇ 1888 (20/4/1966 - 17/1/68) ou  CART 1646 / BART 1904 (1967/68)...


A malta da CART 2339 (Mansambo, 1968/69) privou com a malta da CART 1646 (se não me engano)... A CCAÇ 1515 por sua vez esteve em Bambadinca, Fá Mandinga, Xitole e de novo Fá Mandinga. O BCAÇ 1888 esteve sediado  em Fá Mandinga e Bambadinca...


A seguir à CCAÇ 1646, esteve no Xitole a CART 2413 (1968/70), que teve quatro mortos mas nenhum dos furriéis referidos...  Fizemos operações em conjunto, eles e a minha malta da CCAÇ 12 (1969/71). No blogue Xitole, não constam companhias mais antigas que a CART 2413.


Abraço do tamanho do Corubal.
Luís Graça


3. Resposta, às 15h07, de hoje, por parte do Torcato Mendonça (CART 2339, Mansambo, 1968/69):


Luís: A Companhia do Xime era a Cart 1746, comandada pelo Cap Mil Vaz e pertencente ao Bart 1904. Os Alferes eram o Madaíl, um de Évora;  Montes? creio que não, talvez Mata;  um que foi evacuado para a metrópole em meados de 68 (estive com ele em Agosto de 68 na minha vinda de férias, acompanhado com o Cap Vaz);  e um outro que era, salvo erro, de Angola. Não recordo o nome.


O 1888 esteve antes de 68. Aliás dizes que saiu em Jan/68.


Em 68, pertencente ao BCaÇ 2852 estava a 2406 no Saltinho (Os Tigres, a Companhia do Camacho Costa);  a 2413, Cap QP Medina Ramos, era do Xitole. Não sei a que batalhão pertencia esta Companhia.


Não me recordo o nome dos alferes. Devia saber-se a Companhia e o ano. A malta do mato convivia pouco e, quando se fazia uma operação ou nos encontrávamos , o nome, para mim e muitos outros , era apêndice sem importância. Depois as décadas apagaram melhor que borracha...delete ...e tudo o vento levou!


Ab T
_______________

Notas do editor:

7 comentários:

paulo santiago disse...

Torcato
Antes da 2406,comandada pelo Cap.
André,no Saltinho só existia um
pelotão.Foi um desses pelotões
comandado pelo AlfMil Infante que
deixou gratas recordações ao Sado,
que teria 10 ou 11 anos,e que não
sabe precisar se foi em 67 ou 68.
Esse Alf.Infante queria trazê-lo
para Portugal,o pai do Sado é que
não autorizou por ser muito"puto"
Quanto à companhia do Xime,de que
falas,tenho aqui um conterrâneo e
amigo,faz parte do blogue,que foi
1ºCabo no pelotão do Madail,que foi
o último a estar instalado na Ponta
do Inglês.

Abraço
P.Santiago

Torcato Mendonca disse...

Paulo
Era André, quase de certeza o Cap. QP da 2406Conheci-o e ele que me desculpe o esquecimento.São muitos anos depois. Fiz mais do que uma coluna, antes da estrada Mansambo para o Xitole estar aberta.Íamos por Galomaro,Dulombi, Quirafo,Saltinho e Xitole.Aí vêm mantimentos e eteceteras... Uma loucura! Nada mais acrescento. Parece-me que no Saltinho já estava uma Companhia. Havia tropa espalhada neste itinerário,creio eu. Onde? Talvez em todos os locais que referi e falta-me algo. Falta.
O Luís colocou 1646 e eu falei na 1746/ Xime,pois devia ser engano dele. Ponta do Inglês...? Porra! Que bom local de férias.
Ainda me admiro como estamos a escrever,inteiros e a falar daquilo. Esse teu amigo que te conte. Mas recordo com saudade o Picador e Guia Seco, o Tura que me morreu nos braços na zona do Enxalé, da Ponta Coli, Poidom, a zona minada dos cajueiros. É uma merda pá...e eu a dizer que já tinha esquecido tudo.
Oxalá alguém se lembre e consiga elucidar o Sado.
Abraço T.

paulo santiago disse...

Torcato
Esqueceste?Poderia parecer-te que
não lembravas,mas os teus neurónios recordam tudo,é bom que
assim seja.
Como dizes,nessas colunas que fizeste,deverias encontrar tropa
em todos os locais que indicas,e
ainda em Cambessê,última tabanca
que encontravas antes da chegada
ao Xitole,e que ficava perto dos
rápidos de Cusselinta.
A 2406 teve um pelotão no Quirafo,
mais tarde deslocado para Sincha
Madina Bucô,tabanca seguinte
aquele destacamento,para quem vinha
para o Saltinho.Mas todas estas
movimentações aconteceram antes de eu lá ter chegado.No meu tempo,o
único vestígio de tropa,que existia,entre Madina Bucô e Quirafo,era uma carcassa de GMC,
pertencera à 2406,e tinha pisado
uma AC.
Dizes bem,o meu amigo que esteve
na Ponta do Inglês,conta das boas
daquele burako...não eram só os
ataques,era o isolamento,era a
falta de mantimentos,era tudo
péssimo.
O André,que há anos atrás,com a
TSF,voltou à Guiné,e ao Saltinho e
Quirafo(ouvi a reportagem naquela
rádio)foi presidente de uma câmara
aí para os teus lados,Proença, se
não estou errado.

Abraço
P.Santiago

José Marcelino Martins disse...

Saltinho
Forças e unidades a ocupar este aquartelamento:

16JUL67 - Pelotão CCaç 818;
27JAN67 - Pelotão CCaç 1551;
14NOV67 - Pelotão CArt 1646:
18SET68 - Pelotão CArt 2414;
25FEV69 - CCaç 2406, sob o comando de Capitão de Infantaria Diamantino Ribeiro André:
10MAI70 - CCaç 2701, sob o comando de Capitão de Infantaria Carlos Trindade Clemente
11MAR72 - CCaç 3490, sob o comando de Capitão Miliciano de Infantaria Dário Manuel de Jesus Lourenço;
07MAR74 - 3ª Comp./BCaç 4518/73, sob o comando do Capitão Miliciano de Infantaria Luis Malheiro Holtreman Roquete.
Desactivado em 05JUL74.

Anónimo disse...

Em 12 ou 13 de Abril de 1963, esteve destacada no Saltinho, uma secção comandada pelo furriel Mil Armando Teixeira,que pertencia ao 1º pelotão, comandado pelo Alferes Mil Augusto Maia, pertencentes à C.Caç 412 sediada em Bafatá.O 2º Sarg Mil. Armando Teixeira foi depois para os comandos e fez parte, nos anos 70, do grupo que na altura foi a Conacri. O Maia, estava em Bambadinca e outra secção no Xime.O Augusto Maia foi ferido numa mina(fornilho), no Jipe onde ia , em Amedalai. No Xitole nessa altura estava um Pelotão de Caçadores Independente nº ? . A partir de Junho setive lá com minha secção do 3º Pelotão, Alferes Cardoso Pires. Só saimos a partir fim de Agosto quando o dito pelotão independente foi rendido por uma companhia.
Alcidio Marinho C.C.412

paulo santiago disse...

Camarada Alcídio
Esse meu antecessor no Saltinho,o
Armando Teixeira,conheci-o já 2º
Sargento dos Comandos, em 71 ou 72.
Era um bom companheiro para a
conversa e para beber umas cervejas
Quando andava à civil,usava um lenço preto, a envolver a cabeça
rapada,e por cima uma boina basca.
Comia muito alho.Bom camarada.
Nunca mais o vi.
Abraço
P.Santiago

Jorge Falcao ( alias Guara) disse...

o sargento ARMANDO TEIXEIRA que conheci em bissau , encontrei depois duas vezes no porto, era de Vila Real, deviamos partir os dois para a Rodésia mas depois ele desistio e preferio ir a França fazer um curso na Sorbonne e eu fui para a Legiao Estrangeira onde servi 30 anos!!