terça-feira, 21 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8457: Álbum fotográfico de Osvaldo Colaço (1): Catió

1. Mensagem de Osvaldo Colaço Pimenta*, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3566, Empada e Catió, 1973/74, com data de 14 de Junho de 2011:

Caro Vinhal
Sobre as datas dos encontros farei parte da maioria. Também tenho mais dois encontros anuais mas as opções serão tomadas na altura (esperemos que não coincida nenhuma).

As instalações foram muito boas, a ementa satisfatória, e o serviço bom.

Não tenho sugestões, apenas que nos encontremos muitos e bons anos.

Aproveito a oportunidade para te mandar algumas fotos do meu espólio da Guiné.

Na próxima quarta-feira 29 de Junho tenho previsto ir almoçar ao Milho Rei (Tabanca de Matosinhos)

Aquele abraço
Osvaldo Colaço


Álbum fotográfico de Osvaldo Colaço (1) - Catió













____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 25 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 – P5009: Efemérides (24): Em 24 de Setembro, Independência de jure da Guiné-Bissau (Osvaldo Colaço - CCAÇ 3566)

1 comentário:

Cherno Balde disse...

Caro amigo Osvaldo,

Permita-me felicita-lo por estas bela fotos que hoje partilhas connosco. Nelas vislumbro um rapaz jovem e enérgico, Furriel garboso, quase no auge da sua idade, calmo, sereno, bondoso, muito sério para a idade e a patente que ostenta... Quantas saudades nao teras daqueles tempos e daquelas paisagens de Catio!

Um dos meus maiores sonhos de infancia, era um dia poder vir a ser um Furriel, mas nao seria Miliciano, seria Comando ou Para. Na altura, nao gostavamos deste termo, muito parecido com milicia e a nossa geracao, nascida e crescida com a guerra, no cheiro da polvora, ja sonhava mais alto, mais perigoso. O nosso modelo eram o Tenente Jamanca e o Da Mata.

Mudando agora de assunto, gostava de saber se havia um motivo especial para a denominacao da vossa companhia de "Os metralhas".

Se bem me lembro, na banda desenhada da época, os metralhas eram um bando de malfeitores (ladroes profissionais), vestidos a maneira e que passavam a maior parte do tempo na prisao.

Talvez alguém me consiga explicar, um pouco, a origem e a motivacao destas denominacoes que, nao sendo oficiais (parece-me) eram, no entanto, generalizadas entre as companhias e batalhoes que se formavam para o teatro da guerra.

Com um grande abraco,

Cherno Baldé