quarta-feira, 15 de junho de 2011

Guiné 63/74 - P8426: (Ex)citações (140): Vejo que os jovens estão atentos, pelo menos são mais jovens do que eu (António Dâmaso)

1. Mensagem de António Dâmaso, Sargento-Mor da FAP na situação de Reforma Extraordinária, com data de 13 de Junho de 2011:

Para todos os camaradas mais uma vez uma saudação especial.
Espero contribuir para esclarecer as dúvidas pertinentes ao poste em referência. Agradeço aos intervenientes a participação.
Peço ao CV que mais uma vez tenha a gentileza de postar
Um Ab


Operação Nestor

Referência ao P8405*

Vejo que os jovens estão atentos, pelo menos são mais jovens do que eu.

Quando escrevo que participei nesta ou aquela Operação, faço-o com dados dos relatórios resumidos de Operações e com o meu registo de alterações que diz que estive ou marchei em determinada data e me apresentei em Y data.

Quando escrevo, embora seja na primeira pessoa e por norma oculto nomes, não fui só eu que participei mas todos os outros elementos, por vezes muito mais activos do que eu, não me refiro só aos Páras mas aos camaradas de todas as Armas envolvidas.

Começo por responder ao Camarada José Câmara. O que escrevi no Poste em referência, as datas estão correctas, a CCP 121 foi substituída pela CCP 122 no fim de Junho de 1969.

Em 1971 eu não estive lá mas consultei o Livro da História do BCP 12 e posso adiantar que a CCP 121 participou nas:

- Operação «Papagaio A» em 27ABR71 na zona de Salancaur:
- Operação «Vespa A» a 10MAI71 na Zona de Choquemone a 2GCOMB;
- Operação «Relva Cortada» em 13MAI71 na zona de Quinara, juntamente a CCP 122 a 4GCOMB;
- Operação «Tordo Vermelho» 30MAI a 3JUN71, zona do Xime, a 4GCOMB com DFE 12; CCAÇ 12/ BART 2917; CART 2715/BART2917;
- Operação «Pinto Vermelho A» de 09 a 12JUN71, zona de Pelundo, Mansoa, Tite, CCP 121 e 123 a 4GCOMB;
- Operação «Sardão Dourado» de 27 a 29JUN71, zona de Quinara, CCP 121 e CCP 123 a 4GCOMB, CART 2771, 2772, 2773, 1.ª CCMDS Africanos, 27.ª CCMDS, DFE 12, DFE 21, CCAV 2765;
- Operação «Lince Azul» 02JUL a 17AGO71, zona de Teixeira Pinto, Pelundo, Bula, CCP 121 a 4GCOMB.

Quanto ao camarada S/Nogueira, tenho uma ideia dele em Bafatá, Galomaro e Dulombi e lembro-me de termos ido dar uma instrução prática de Morteiro 60 numa encosta depois da ponte de Bafatá, parabéns está sempre interventivo e não lhe ficava mal tirar um pouco da camuflagem.

Para o amigo Carlos Cordeiro e outros historiadores, confesso que cometi um lapso que foi não consultar um amigo Ucraniano e não ter fotografado a outra inscrição que está no lado do garfo que segue junta.


Já agora, preservem e divulguem as vossas memórias porque quando nos formos, os políticos encarregam-se de nos apagar de vez do mapa.

Saudações Aeronáuticas
Um Ab
Dâmaso
____________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 11 de Junho de 2011 > Guiné 63/74 - P8405: Memórias de Mansabá (14): Recordações de António Dâmaso, Sargento-Mor Pára-quedista - Operação Nestor

Vd. último poste da série de 25 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8321: (Ex)citações (139): Comentário ao Post 8318 - Notas de Leitura - Porque Perdemos a Guerra, de Manuel Pereira Crespo (José Manuel M. Dinis)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem toda a razão, caro amigo António Dâmaso, ao alertar: "preservem e divulguem as vossas memórias porque quando nos formos, os políticos encarregam-se de nos apagar de vez do mapa". Quanto ao garfo: foi pura curiosidade minha, mais nada. Mas, pelo menos para mim, foi muito interessante ter ficado a saber, pela informação de S. Nogueira, que aquela inscrição nada mais significava do que o preço do garfo!
Um abraço,
Carlos Cordeiro