sábado, 7 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8236: Notas fotocaligráficas de uma viagem de férias à Guiné-Bissau (João Graça, jovem médico e músico) (10): Bafatá, 15/12/2009: "África é um cego em cima de um diamante" (Ali dixit)

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 15h36 > O João sentado frente ao Rio Geba... Uma das muitas paisagens repousantes deste país lusófono...

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 15h42 > Um pescador, com a sua piroga, no Rio Geba

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 15h43 >  Pescadores  lançando as redes ao rio

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 15h33 >  Cais de Bafatá

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 15h45 > As pirogas do Rio Geba

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 16h07 >  Uma tarde calma. nas calmas águas dfo Rio Geba

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > 15 de Dezembro de 2009 > 11h28 > Da esquerda para a direita: Ali e Antero... A caminho de Bafatá...

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 15h13 > A portuguesa Célia, o seu filho e o João

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 15h22 > Restos do passado colonial (hoje, sede do Tribunal Regional de Bafatá) e estátua de Amílcar Cabral, que é filho de Bafatá

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 16h26 > O antigo Resturante Transmontana...

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 17h21 >   Jovens de Bafatá... Um dos poucos sinais de modernidade na decadente Bafatá (que perdeu importância, económica, social e administrativa, em relação a Gabu)...

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 17h543 >   Um das nossas conhecidas ruas de Bafatá, já ao entardecer...

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 18h06 >    O velho cinema de Bafatá, parado há muitos anos.. Dizem que há  um homem que toma conta do velho cinema, abandonado... Um habitante local, surdo-mudo, fotografado com o João e o Antero...

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 18h23 > A magia do pôr do sol sob o Rio Geba, capaz de por uns momentos nos reconciliar com tudo: o mundo e a vida, o lado feio do mundo e da vida...
Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bafatá > 15 de Dezembro de 2009 > 15h25 >  A Loja das Libanesas... A Dona Vitória...

Fotos: ©João Graça (2009) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados

1. Continuação da publicação das notas do diário de viagem à Guiné, do João Graça, acompanhadas de um selecção de algumas das centenas fotos que ele fez, nas duas semanas que lá passou (*)...

(i) 1º dia, 5, chegada a Bissau e partida para Iemberém (às 13h30 com chegada às 21h50);

(ii) Nos cinco primeiros dias seguintes (de 6 a 10 de Dezembro de 2009) fomos encontrá-lo, como médico, voluntário, no Centro de Saúde Materno-Infantil de Iemberém;

(ii) O fim de semana, de 11 a 13 (6ª, sábado e domingo) de Dezembro de 2009, foi passado em Bubaque e Rubane, no arquipélago de Bolama-Bijagós, como simples turista;

(iii) Dia 13, 9º dia, domingo, à tarde, regressou a Bissau, ao bairro do Quelelé, onde se situa casa do Pepito e da Isabel, que lhe deram guarida;

(iv) É também aqui a sede da AD - Acção para o Desenvolvimento, cujos trabalhadores tiveram, na segunda feira de manhã, exame médico de vigilância... Viu 18,  de manhã (e no dia 17, viu mais 5);

(v)  À tarde, nesse dia 14,  segunda-feira, o João Graça foi, de carro, visitar, nos arredores de Bissau o Hospital de Cumura, gerido por um Missão Católica portuguesa...

(vi) Ao fim da tarde e noite, esteve no centro de Bissau e juntou com novos amigos...

(vii) E no dia seguinte, 11º dia  segue para uma curta viagem de dois dias ao Leste (Bambadinca, Bafatá, Tabatô, Gabu, Contuboel...), por alguns paragens onde o seu pai andou... (LG).

Páginas do diário de viagem do João Graça, correspondente ao 11º dia: Visita a Bafatá (com pernoita em Tabatô).

15/12/2009, 3ª feira, 11º dia, Bafatá, Tabatô

11.1.Partida [, de Bissau, ] às 10h00 com Antero (motorista) e Ali (funcionário da AD).

11.2. Ida ao quartel de Bambadinca, mas os militares recusaram [a entrada] , pela 2ª vez.

11.3. Campos (bolanhas) de arroz. Ali disse: “África é um cego em cima de um diamante”.

11.4. Paragem em Bafatá. Encontro com Demba, músico dos Super-Camarimba [, grupo de música tradicional afro-mandinga, com origem em Tabatô, tabanca a 12km de Bafatá; vd. também a sua página na Net].

11.5. Almoço no restaurante da Célia, portuguesa radicada em Bafatá desde os anos 70. Marido – não me recordo o nome – esteve na guerra, nos anos 68/70 […]. Agora tem uma escola de condução.

11. 6. Decadência de Bafatá velha. Sem pessoas, prédios degradados. Telefono ao meu pai: Libanesas (Vitória), piscina, cinema, [Restaurante] Transmontana.

11.7. Passeio de piroga com pescador no Rio Geba.

11.8. Encontro com surdo-mudo que nos levou à sua tabanca (são familiares de Tabatô). Moram numa colina do Geba à entrada de Bafatá. Ofereceram-me uma cadeira e em 20 segundos juntaram-se 20 pessoas à volta da morança.

11.9. Ida para Tabatô (aguardada), passando antes pela casa do Victor [, cooperante espanhol, que conheci na viagem para Bubaque].

(Continua)

[ Revisão / fixação de texto / selecção, edição e legendagem de fotos: L.G.]

____________

Nota do editor

Último poste da série > 30 de Abril de 2011 >Guiné 63/74 - P8184: Notas fotocaligráficas de uma viagem de férias à Guiné-Bissau (João Graça, jovem médico e músico) (9): 14/12/2009, depois das 18h: ida ao centro de Bissau, Residencial Cloimbra, feira da CPLP...

Torcato Mendonca disse...

Um Abraço aos dois jovens,mais um do que o outro,João e Luís Graça

As fotos são excelentes e mostram-nos algo que há muito perdemos.
(perdemos,não apareça algum anti-colonialista ou colonialista,no sentido afectivo)

Eu estive lá, eu fui feliz ali: as ruas, a Transmontana etc. Está tudo mal tratado e compreende-se porquê. O que continua igual é o calor das gentes...sente-se. Ficamos um pouco tristes, algo entre a tristeza e a saudade. Coisas de velho. Mas sorri com o bloco de apontamentos e o visacor meu companheiro ao jantar...

Seria capaz de lá ir? Não sei. Talvez me sentisse,de novo,o jovem a empanturar-se no restaurante, em compras no mercado ou nos libaneses, na piscina ou cinema...
Somos um Povo tramado...sôdade...bá
AB T

Unknown disse...

Ponto de Encontro era o nome do restaurante da D. Célia, o marido dono de uma Escola de Condução é o Srº Dinis e o filho de ambos chama-se Bruno.
Disse que era Ponto de Encontro porque soube terem mudado as instalações do restaurante para a zona da pista de aviação, local em franco desenvolvimento desde há algum tempo, e não sei se manteve o nome. Na zona da pista até já existe um Hotel novo com piscina.
O Tribunal e o Cinema já sofreram entretanto obras de recuperação.

Fernando Gouveia disse...

Para o João, para todos:

Já lá vai um ano e que saudades. claro, também estive com a D. Célia e o marido, o qual só tinha visto uma vez há quareta anos quando uma vez me deu boleia de Bambadica para Bafata. Emoções. Também estive com o mandinga Canjajá que, sem qualquer pagamento há mais de seis anos, ainda toma conta do que resta do cinema.
Que saudades.

Abraços.
Fernando Gouveia

Anónimo disse...

Amigos

É espectacular sentir a vossa ligação aquele passado!
à terra , às gentes, aos lugares!
A paisagem é-vos muito cara e não me admiro, porque, até mesmo pelas fotos, se pode sentir a beleza e a calma.
Parabéns, porque foram, viram e voltaram e tem saudades.

Ao nosso jovem médico Dr.João Graça, os meus parabéns por ter
oportunidade de conhecer os lugares
que o pai e milhares de jovens da nossa geração, pisaram em circunstâncias especiais, e, por hoje, poder oferecer os seus préstimos a essa gente, a quem a vida ainda não sorri como lhe desejamos.

Um Abraço sincero para todos, pais e filhos, que se ligam voluntariamente a um passado que continua presente.

Felismina Costa

Anónimo disse...

Uma geração de jovens que ao terem a sorte de sobreviver, mesmo sem ferimentos, ficou traumatizada de tal forma que só passados 40 anos consegue falar abertamente do tempo que lá passou.Hoje, já consigo ter saudades do Cinema, da Piscina, do restaurante do Teófilo, do Restaurante a Transmontana, dos comércios da Libanesas, do cheiro a terra, do cacimbo que caía de noite, da pista de Aviação, das noites que passava nas Tabancas, da Javi (miúda atrevida)da Mariana solteira e da Mariana mãe, saudade dos companheiros que já morreram (Sampaio, saudade dos companheiros que ainda não encontrei (Ernesto)etc foram 25 meses em Bafatá, (06/68 a 07/70.Um muito obrigado ao jovem médico, por me trazer Bafatá ao meu consciente.