sábado, 23 de abril de 2011

Guiné 63/74 - P8160: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (17): Parabéns, Camarigos, dia 23 é o “Dia do Amor” sentados na Tabanca Grande (Joaquim Mexia Alves)

1. Mensagem do nosso camarada Joaquim Mexia Alves*, ex-Alf Mil Op Esp/Ranger da CART 3492, (Xitole/Ponte dos Fulas); Pel Caç Nat 52, (Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e CCAÇ 15 (Mansoa), 1971/73, com data de 18 de Abril de 2011:

Bem, pensei eu, o dia 23 aproxima-se e preciso escrever alguma coisa sobre o aniversário da nossa Tabanca Grande.

Lá peguei então nesta “caneta virtual”, e dispus-me a escrever o que me viesse ao coração.

Lembrei-me de escrever:
Parabéns a vocês, e depois colocar os 490 nomes de todos os atabancados, mas calculei que para além da extensão do “texto”, poderiam chamar-me preguiçoso e pouco empenhado!

Ora bem, escrever o que me viesse ao coração!

Pois, porque é do coração que aqui tratamos na nossa Tabanca Grande.

É que podemos ser muito inteligentes, muito cultos, muito razoáveis, muito bons pensadores e escritores, mas se não tivermos coração, ou melhor se não tivermos amor no coração, nem a inteligência, nem a cultura, nem a razoabilidade, o pensamento ou a escrita, servem para nada, porque serão frios, sem calor e apenas expressão de um saber, que não vai acompanhado de um ser.

Lá vem este com a lágrima ao canto do olho, (já estão a dizer uns quantos), “lambuzar” a gente de carinhos e abraços sentidos.

É que, meus queridos camarigos, quando me lembrei de escrever por causa do aniversário da Tabanca Grande, veio isto ao meu pensamento, ou melhor, ao meu coração.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos,
se não tiver amor, sou como um bronze que soa
ou um címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom da profecia
e conheça todos os mistérios e toda a ciência,
ainda que eu tenha tão grande fé que transporte montanhas,
se não tiver amor, nada sou.
Ainda que eu distribua todos os meus bens
e entregue o meu corpo para ser queimado,
se não tiver amor, de nada me aproveita.
O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso,
não é arrogante nem orgulhoso,
nada faz de inconveniente,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
Não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais passará.
Agora permanecem estas três coisas:
a fé, a esperança e o amor;
mas a maior de todas é o amor
.

1 Cor 13, 1-8;13

E então pensei, realmente é disto que tratamos, ou tentamos tratar na nossa Tabanca Grande.
Tentamos conhecermo-nos melhor, para gostarmos mais uns dos outros.
Tentamos gostar das nossas diferenças e aceitá-las, para melhor nos compreendermos.
Porque se melhor nos compreendemos, melhor nos gostamos.

Tentamos então gostar mais uns dos outros, para melhor nos ajudarmos.

Mas tentamos mais!

Tentamos até gostar dos que dantes não gostavam de nós, (com os quais fazíamos a guerra), e que também não moravam nos nossos corações.
Tentando gostar deles, também fazemos as pazes com o nosso passado.
E ao tentarmos gostar deles, acabamos por gostar mais de nós também.

Então, (e para não me alongar mais), a Tabanca Grande é um espaço de encontro de homens que se querem gostar, um encontro de um passado difícil, com um presente na procura da paz, rumo a um futuro de harmonia que constrói e espera.

Por isso mesmo, o dia 23 de Abril é um grande dia de festa, porque é o aniversário do espaço intemporal que nos foi dado, para nos encontrarmos connosco e com os outros.

E devemo-lo ao Luís Graça, e àqueles que com ele labutam no dia-a-dia para colocar os nossos textos, (e não cito para não ouvir nenhuma reprimenda dos mesmos), e a todos nós que deixamos falar o coração, para dele tratarmos com os outros e para os outros.

Parabéns, Camarigos, dia 23 é o “Dia do Amor” sentados na Tabanca Grande.

Em tempo:
Eu sou assim mesmo, ou tento ser, e espero não mudar!

Monte Real, 18 de Abril de 2011
Joaquim Mexia Alves
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 23 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8159: 7º aniversário do nosso blogue: 23 de Abril de 2011 (16): Que a História não esqueça o que o blogue Luís Graça manteve vivo (Juvenal Amado)

4 comentários:

Luís Graça disse...

"(...) Podemos ser muito inteligentes, muito cultos, muito razoáveis, muito bons pensadores e escritores, mas se não tivermos coração, ou melhor se não tivermos amor no coração, nem a inteligência, nem a cultura, nem a razoabilidade, o pensamento ou a escrita, servem para nada, porque serão frios, sem calor e apenas expressão de um saber, que não vai acompanhado de um ser" (...)

Joaquim Mexia Alves "dixit"... e disse muito bem. E essas palavras, de ressonância bíblica,
são tão apropriadas no dia de hoje, dia de aniversário da nossa Tabanca Grande, dia de festa para todos nós, tabanqueiros, "Sábado de Aleluia" para os meus amigos e vizinhos de Candós, tempo de perpelexidade mas também de esperança para todos nós... Mesmo com algumas dificuldades de ligação à Net, ou talvez por isso mesmo, as tuas palavras calam fundo no meu coração, e certamente no coração de muitos dos teus camarigos... Obrigado, Joaquim, és um homem sábio que sabes chamar-nos à razão... do coração. Uma Santa Páscoa. Luis (+ Alice e João)

Anónimo disse...

Caro Amigo Joaquim Mexia Alves

Precisamos de muita gente a pensar com o coração, porque com amor a vida é muito mais bela!

A tolerância, a compreensão,a aceitação da diferença, são capacidades e formas de estar, que fazem toda a diferença.

E, para estarmos de bem com todos, temos que ser donos delas.

Precisamos de exemplos, de referências, para que haja seguidores.

Obrigada por referir, por fazer lembrar, verdades, que muitas vezes ignoramos por comodismo.

Uma Boa Páscoa, imbuída no espírito do sacrifício e do amor pelo próximo.

Um Abraço fraterno.

Felismina Costa

manuelmaia disse...

Caro Joaquim,

Numa sociedade cada vez mais egoista,sabe bem ,sabe mesmo bem,sabermos que ainda h´a alguns joquins com a forma de pensamento espantosa evidenciada neste texto.
Obrigado meu amigo,obrigado c´a de dentro, do coraçao.
Um enorme abraço
manuelmaia

Hélder Valério disse...

Caro camarigo Mexia Alves

Não, não estás enganado, é mesmo verdade que se não houver coração, melhor, se não houver amor no coração, muitos dos nossos gestos serão em vão.

O Blogue não se esgota em actos ou gestos de amor mas é por aí que deve caminhar. E acho, sinceramente, que tem valido...

Abraço
Hélder S.