segunda-feira, 28 de março de 2011

Guiné 63/74 - P8006: Blogpoesia (134): Ai Guiné, Guiné (6) (Albino Silva)


Guiné-Bissau > Arquipélago dos Gijagós > Ilhas de Bubaque e Rubane (a sudoeste da ilha de Bolama) > 12 de Dezembro de 2009 > Encantos e armadilhas da(s) ilha(s)... paradisíaca(s) (Bubaque e Rubane).

Foto: © João Graça (2009) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados


1. Quinto poste da série Ai Guiné, Guiné*, trabalho em verso do nosso camarada Albino Silva (ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845, Teixeira Pinto, 1968/70), enviado em mensagem do dia 21 de Março de 2011:


AI GUINÉ GUINÉ (6)

Eu disse adeus à Guiné 
mas prometi lá voltar
e, para te fazer feliz,
ia aí não para lutar...

Dizer adeus é difícil 
mas eu ainda fui capaz
deitar os olhos a Bissau 
e à Guiné desejar Paz...

Ainda hoje fico contente 
e sempre com a mesma Fé
de ouvir falar em Paz, 
muita Paz para a Guiné...

Paz precisa teu povo,
todos a querem com certeza,
não terem o cheiro à pólvora 
mas antes sim da Natureza...

É tão lindo, ó Guiné,
ver crianças a sorrir
em vez de chorar de fome 
e sempre sempre a fugir...

Com os cestos na cabeça,
crianças ao colo da mãe,
entre picadas e capim 
procuram Paz mais além...

Desde que te deixei Guiné,
com os anos a passar,
por assim gostar de ti, 
gostava de te visitar...

Eu já estive decidido 
a ti,  Guiné,  visitar
fazer o que não tinha feito, 
em ti, Guiné,  passear...

Visitar toda a Guiné 
era a minha intenção
e ver todos os cantinhos,
que eram do meu Batalhão...

Desde Bissau a Tite, 
Nova Lamego ou Farim,
Bafatá ou Bubaque, 
a Mansoa eu ia sim...

Também ia ao Cacheu, 
Teixeira Pinto e a Có,
a Bolama e S. Domingos, 
ao Guileje e Catió...

Se te fosse visitar 
e a Guiné bem conhecer,
Cidades, tabancas e mato, 
pois eu tudo queria ver...

Picadas e carreirinhos, 
até bolanhas e palmeiras,
rapazes fazendo cestos, 
Mulher grande as esteiras...

Eu queria ver de tudo, 
ó Guiné,  ainda és querida,
andar pelas tuas matas 
ou estradas de terra batida...

Gostava de ver na Guiné,  
tudo aquilo que não vi,
para assim puder juntar 
aquilo que conheci...

Gostava de ir nas tabancas, 
todas elas visitar,
tratar bem as guineenses 
e bom mesinho lhes dar...

Nas tabancas em consultas, 
os xaropes que eu dava,
quase sempre do melhor, 
até a badjuda gostava...

A todas eu medicava 
e sempre as tratava bem,
e àquelas que me pediam, 
eu dava picas também...

(Continua)
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 25 de Março de 2011 > Guiné 63/74 - P7999: Blogpoesia (133): Ai Guiné, Guiné (5) (Albino Silva)

Sem comentários: