quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7756: (Ex)citações (129): Os nossos médicos Mário Bravo e Amaral Bernardo saúdam a entrada, na Tabanca Grande, do José Figueiral (... e o regresso à família de Bedanda)



Guiné > Região de Tombali > CCAÇ 6 &gt > Carnaval, 1971 (?) > "Da esquerda para a direita, Alf Mil Figueiral, Médico Amaral Bernardo (que me coseu o nariz e também é de Viseu), Cap Ayala Botto, não me lembro do nome do seguinte, Alf Mil Rocha (Artilharia) e Alf Mil Silva"...


Foto (e legenda): © José Figueiral (2011). Todos os direitos reservados.







Guiné > Região de Tombali > CCAÇ 6 > s/d > Regresso do Cap Ayala Botto, de férias: é o primeiro, sentado à direita; o Alf Mil Médico Amaral Bernardo está de de pé junto ao Seco, em traje tradicional; do lado esquerdo está o Alf Mil José Figueiral;  falta identificar o alferes que está no meio, sentado...


Foto: © Amaral Bernardo (2007). Todos os direitos reservados.








Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > 1971/72> O Alf Mil Médico, Mário Bravo, à direita; e o Tenente Miliciano Capelão Mário Oliveira, CCS/BCAÇ 2930 (Catió, 1970-1972).

Foto: © Mário Bravo (2007). Todos os direitos reservados





1. Mensagem (8 de Fevereiro, 23h15) do Mário Bravo, ex-Alf Mil Médico, que passou por Bedanda, pela CCAÇ 6, entre Dezembro de 1971 e Março de 1972 (,ficando o resto da comissão no HM 241, em Bissau), em resposta a uma anterior mensagem do seu e nosso camarada José Figueiral (Amigo Mário Bravo, já me apresentei na Tabanca Grande,que podes consultar.Tenho mais fotos em que apareces,mas ficam para a próxima vez. Um abraço. Figueiral)


Meu Amigo Figueiral:

É sempre com muita emoção que recebo notícias daqueles que sofreram comigo as agruras da vida difícil dessas paragens de Bedanda.

Mas acho que temos obrigação de transmitir às próximas gerações o que nos inundava a alma.

Temos "boas recordações e laços de amizade " que perduram e faço votos que continuarão a durar.

Manda fotos. Já recebeste notícias do Amaral ? Boa noite e vou dormir.


Cumprimenta


Mário Bravo

2.  Comentário de Amaral Bernardo (ex-Alf Mil Med, CCS do BCAÇ 2930, Catió, 1970/72,  e  CCAÇ 6, Bendanda, 1971) ao poste  P7745


É com alegria e, porque não, com emoção que te contacto, Figueiral!... Afinal vivi integrado numa família a que ambos pertencíamos durante "muito tempo". Foram 11 meses... 


Embora frequentasse algumas "estâncias de turismo" da região (Gadamael, Guilege e,  no 1º mes da comissão, Cacine), foi a CCAÇ6 (AUT VINCERE AUT MORI, lembras-te?) (*),  em Bedanda, que foi a minha Companhia. 


Da fotografia, que também tenho, encontro-me com o PUM!PUM!BAlDÉ  que atirava supositórios de 50kg - o Rocha -, com o Mário Bravo que me substituiu e com o Mário de Oliveira (ex-padre) (**).


Essa foto é de um Carnaval que deu muito que falar nos mentideros  da ALTA SOCIEDADE local. E,de facto, ainda hoje acho que estávamos muito in


Por agora ...basta.


Aguardo contacto, por aqui ou...967070758 / 915676614 / 917745306(93)


Abraço rijo. Fico à espera para "partir mantanha".


Amaral Bernardo

PS - De 1997 até 2004 andei na Guiné a fazer pos-graduação a médicos locais (concurso do Banco Mundial ganho pelo ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, do Porto).


____________


Notas de L.G.:


Último poste da série > 7 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7738: (Ex)citações (128): Coisas mais importantes da vida do que a questão do sexo dos anjos (José Brás)


(*) Vencer ou morrer (em latim)


(**) 29 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1471: O tenente miliciano capelão Mário Oliveira, Catió. BCAÇ 2930 (Amaral Bernardo)


(...) O Mário de Oliveira que está com o Mário Bravo  não tem nada a ver com o Padre Mário de Oliveira da Lixa. É o capelão da CCS do BCAÇ 2930, sediada em Catió, sede do batalhão, a que ambos pertencemos: (i) embarque no Carvalho de Araujo, que ardeu no caminho; (ii) chegada a Bissau em 4 de Dezembro de 1970; (iii) e regresso em 14 de Outubro de 1972.

O Mário de Oliveira é meu afilhado de casamento!... O Mário Bravo foi-me render a Bedanda (onde estive 13 meses com o capitão Ayala Botto, que cumprimento). Fiz também Guileje com o famosíssimo Cap Parracho que cumprimento também, e Gadamael com o Cap Silva, das Operações Especiais, a quem tive que passar a certidão de óbito por morte em combate, e que recordo com muita saudade (Gadamael era o pior buraco do sul; a companhia que então lá estava teve que ser evacuada para Bissau por minha recomendação). Só voltei a ver o Mário Bravo há dias, aqui no hospital onde trabalho e lhe dei um abraço e o endereço do blogue. (...)



Sem comentários: