sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7495: Patronos e Padroeiros (José Martins) (20): Padroeira da Sagres (Navio Escola da Marinha Portuguesa)



1. O nosso Camarada José Marcelino Martins, (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos,
Canjadude, 1968/70), enviou-nos mais uma mensagem, em 22 de Dezembro de 2010, para a série “Patronos e Padroeiros do Exército”, agora sobre a Padroeira da Sagres (Navio Escola da Marinha Portuguesa), que termina amanhã, dia 23, a 3ª viagem circum-navegação, que durou 338 dias á volta do mundo, naquela que foi a maior missão de sempre efectuada pelo Navio Escola Sagres. Assim, esta nossa embaixadora aportou em 27 portos de três continentes, navegou 39 112 milhas (72 435 km), que demoraram 5405 horas a navegar (27% à vela).
Padroeira da Sagres
(Navio Escola da Marinha Portuguesa)


Foto: Página da Sagres, com a devida vénia
Nossa Senhora dos Navegantes
Na devoção popular Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, e nossa Mãe, vai adquirindo o nome, quer de lugares ou, até, relacionada com profissões.
A devoção a Nossa Senhora já era antiga em Portugal mas, com o inicio dos descobrimentos, no século XV, os navegadores passaram a pedir a intercessão da Virgem, para que os acompanhasse nas viagens e os trouxesse de novo a casa, mais ainda quando enfrentavam o mar revolto e as tempestades, quando viajavam pelo mar.
Em Portugal, Nossa Senhora dos Navegantes, também é associada às comunidades de pescadores, já que elas vivem do e para o mar, colocando nas Suas mãos a sua vida e a sua esperança.
A sua festa é celebrada a 15 de Agosto, fazendo, em muitas localidades, um percurso por terra e por mar ou rio, transportada nos barcos da faina marítima.
Oração à Nossa Senhora dos Navegantes
Ó Nossa Senhora dos Navegantes,
Mãe de Deus,Criador do céu, da terra, dos rios, dos lagos e dos mares.

Protegei-me em todas as minhas viagens,
Dos ventos, tempestades, borrascas,
Raios e ressacas para que não perturbem minha viagem,
E que nenhum incidente ou imprevisto cause alteração,
Ou atrase a minha viagem,
Nem me desvie da rota traçada.

Virgem Maria,
Senhora dos Navegantes,
Minha vida é uma travessia de um mar turbulento.
As tentações, os fracassos e as desilusões
São ondas impetuosas,
Que ameaçam afundar minha frágil embarcação
No abismo do desânimo e do desespero.
Nossa Senhora dos Navegantes,
Nas horas de perigo penso em vós.
O medo desaparece,
O ânimo, a disposição de lutar
E de vencer fortalecem-me.

Com a vossa protecção e a bênção de seu filho.
A embarcação da minha vida há de ancorar segura
E tranquila no porto da eternidade.

Nossa Senhora dos Navegantes,
Rogai por mim,
Amém.
José Marcelino Martins
Fur Mil Trms da CCAÇ 5
Pesquisa e fixação do texto
21 de Junho de 2010
__________
Nota de M.R.:

Sem comentários: