quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7491: Tabanca Grande (257): Anselmo Garvoa (ex-Fur Mil, CCAÇ 2315 / BCAÇ 2835, Mansoa, de Janeiro de 1968 até ser ferido em combate em 30/9/1968, e evacuado para o HMP)



"ONDE ANDA ESTE PESSOAL TODO, DO CURSO DE RANGER DO VERÃO DE 1967,  NA CIDADE DE LAMEGO ? GOSTAVA DE REVER ESTE PESSOAL. MEU CONTACTO: Garvoa@gmail.com OU  964240024. VAMOS TENTAR JUNTAR ESTE PESSOAL TODO. PARA JÁ UM GRANDE ABRAÇO...


A pergunta  e o desejo são do Anselmo Reis Garvoa na sua página no Facebook  (Foto aqui reproduzida com a devida vénia...).




1. Mensagem de Anselmo Reis, conhecido na tropa pelo seu apelido, Garvoa:


Data: 20 de Dezembro de 2010 23:41


Assunto: Mais um camarigo


Caro Luís Graça




Depois de me ter tornado amigo no Facebook, e conforme o prometido,  apresento o meu pedido de adesão à grande TABANCA GRANDE.


Passo a apresentar-me:


ANSELMO REIS GARVOA


(i) Natural de Chaves, nascido em 9 de Agosto de 1943, mas,  por razões que desconheço oficialmente a data é 2 de Janeiro de 1944 ( ainda não havia abono de família);

(ii) Residente em Massamá, somos quase vizinhos, não sei se é necessário morada completa, caso seja é só pedir;

(iii) Cumpri serviço militar obrigatório entre Setembro de 1966 e Janeiro de 1970, passei por várias unidades, entre outras Caldas da Rainha recruta, Tavira especialidade e em Lamego no verão de 1967 frequentei o curso de Operações Especiais Rangers ( 2º. ou 3º. curso);

(iv) Depois fui para o R15, Tomar,  onde já estava o Batalhão de Caçadores 2835, formado pelas companhias 2315 (da qual fiz parte como furriel miliciano de operações especiais), 2316, 2317 e respectiva CCS;

(v) Depois foi aguardar a oportunidade de embarcar para a Guiné, onde chegamos em meados de Janeiro de 1968, do quartel da Amura para Binar, Bula e Mansoa;

(vi) Para mim terminou aqui porque a 30 de Setembro de 1968 fui ferido em combate e alguns dias depois fui enviado para o continente;

(vii) O resto do tempo foi passado no Hospital da Estrela entre cirurgias e recuperação...




No período que estive na Guiné, não vale a pena acrescentar nada pois todos nós sabemos como era, eu em particular, por força de várias anestesias que fui submetido, a minha memória foi e está muito afectada, por vezes quero lembrar-me de certas coisas e não consigo, inclusive nomes de camaradas.


Saudações e já agora BOM NATAL.


Anselmo Garvoa


2. Comentário de L.G.:

Obrigado por seres já nosso amigo no Facebook e agora quereres passar à categoria, mais exigente (uma espécie de posto...), de camarigo (camarada da Guiné que passa a integrar a magnífica Tabanca Grande...). Pois, sê bem vindo, camarigo. Tiveste nove meses de Guiné, deixaste lá, além de muito suor e lágrimas, o teu sangue, um bocado do teu sangue. És naturalmente credor do nosso especial carinho e, seguramente, vamos ajudar-te a recuperar as "brancas" da tua memória... O sítio ideal é o nosso blogue e a nossa blogoterapia... Aqui há aqui muita malta que passou por Lamego e por Mansoa...


Conheces as nossas regras, afixadas na coluna da primeira página, do lado esquerdo, e que basicamente dizem: Somos um blogue de memórias e de afectos... Temos, entre nós, alguma malta do teu BCAÇ 2835, mas não da tua companhia... Serás, pois, o primeiro representante da CCAÇ 2315. Na Tabanca Grande terás o nº 463.


Que este Natal te traga boas recordações e melhores perspectivas, mesmo não tendo tu passado nenhum na Guiné. Um Alfa Bravo. Luís Graça


PS - O nosso co-editor MR é que costuma ter o privilégio de apresentar à Tabanca Grande os seus camaradas "rangers"... Assim aconteceu contigo, mas houve uma embrulhada qualquer, à mesma hora eu (em Alfragide) e ele (em Matosinhos) editávamos o mesmo poste... Ficou o meu, por decisão dele, que é "pira" (cá no blogue)... Mas eu achei que a nota que ele te escreveu merecia chegar ao teu conhecimento e ao dos demais tabanqueiros. Aqui vai:


 "Camarada Garvoa, em nome do Luís Graça e demais editores, eu, Magalhães Ribeiro apresento-te os melhores cumprimentos e votos de boas-vindas a este local cibernético onde mais de 400 Camaradas-de-armas vão registando, o melhor que podem e sabem, os seus melhores testemunhos factuais dos nossos, mais ou menos, difíceis tempos passados na Guiné, mais ou menos hilariantes e/ou  dramáticos, trocam informação, discutem ideias, etc. consoante a sorte ou o azar de cada um, nas suas estadias por aquelas bandas.
"Ficamos à espera que nos envies mais alguma matéria sobre a tua comissão e fotografias desses tempos, se as tiveres, como é óbvio".


______________________


Nota de L.G.:


Último poste desta série >  21 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7482: Tabanca Grande (256): António Duarte, ex-Fur Mil, da CCAÇ 12, da 3ª geração (Bambadinca e Xime, 1973/74)

1 comentário:

Chapouto disse...

Companheiro amigo conterraneo, pois eu passei a minha mocidade em Chaves e deves lembrarte de mim pois eu era bem conhecido andei no Colegio fui guarda redes do Chaves, tambem frequentei o curso dos rangers em Lamego de Janeiro a Marco de 65 fui para a Guine Agosto de 65 e regrecei em Maio de 67 estive em Geba Camamudu Banjara e Cantacunda, quero felicitar-te por entrares para a nossa Tabanca Grande agora tambem tua como diz o nosso editor Luis Graca
Um grande abraco
Fernando Chapouto
Fur.Mil O.E.CCac 1426 Guine 65/67