quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7443: Em busca de... (150): Pessoal do BENG 447, Bissau, 1966/68 (Jorge Picado / José Manuel Bastos Cachim)



Costa Nova > 25 de Agosto de 2010 > O nosso camarigo Jorge Picado mais o nosso camarada José Manuel Bastos Cachim que, espero, se torne em breve mais um dos camarigos da Tabanca Grande... Conhecia-o na casa do irmão do meu amigo Zé António Paradela, arquitecto, filhos de gente do mar, como bons ilhavenses que são... (O irmão do meu amigo é capitão da marinha mercante reformado, Tibério Paradela.)

Fotos: © Luís Graça (2010). Todos os direitos reservados
.


1. Comentário do Jorge Picado ao poste P7419, na sequência de um pedido meu ("A propósito, tenho que ir recuperar as fotos que te tirei, a ti e ao teu amigo, engenheiro, do BENG, na Costa Nova, no verão passado... Recorda-me como é que ele se chama... Tomei nota algures, mas também posso pedir ao nosso comum amigo Zé António Paradela")...


Quanto ao engenheiro do BENG, chama-se José Manuel Bastos CACHIM e esteve lá entre 1966/68. 

Se algum camarigo do BENG desta época que "frequente" o Blogue se lembrar, ele era o responsável pela Carpintaria e Mecânica Pesada (Caterpillar´s, etc)


_______________

Nota de L.G.:

Último poste desta série > 25 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7331: Em busca de... (149): Pedido de informação sobre a naturalidade de Vitorino António Marques (José Sampaio/José Martins)

4 comentários:

CORREIA NUNES disse...

Camarada,eu estive no Beng,desde 15 de Janeiro de 1968 a 15 Dezembro de 1970. CCS cujo comandante era o Capitao miliciano
Laete Maia,estava na seccao electrica cujo,responsavel era o alferes Jose Alberto de Barros Ferreira,fiz diversas assistencias ao mato ate ser colocado na central electrica do QG.As minhas idas ao Batalhao eram raras,por isso tinha pouco contacto e conhecimento de pessoal,so os meus camaradas de seccao,e mais alguns atravez de outros camaradas,sendo de rendicao individual.
Ja enviei pro blogue algumas fotos
das deslocacoes e uma de todo o batalhao.Benvindo,meu alferes,que venham mais engenheiros,pois estava a sentirme deslocado,a minha guerra foi outra.
Jose Nunes
BENG.447
68/70

Luís Graça disse...

Uma dúvida, Zé Nunes: O BENG foi sempre o 447 ?... Ainda não apareceu aqui ninguém que descrevesse, como deve ser, o Batalhãod e Engenharia: as diferentes secções ou serviços, as suas competências, as hierarquias, a missão... Vou desafiar (pela segunda vez) o Jorge Picada a trazer o camarigo Cachim para a nossa Tabanca Grande...

Obrigado por dares sinal de vida... LG

CORREIA NUNES disse...

Camarada Luis o Beng447,era composto por seccoes de varias actividades ligadas a construcao e reparacao de instalacoes civis e militares,maquinas pesadas de terraplanagem,fabrico de blocos,
postaletes,seccao de reparacao de pontes,reparacao de geradores electricos,na altura mais de 200 civis trabalhavam nas instalacoes do Beng,contrucao civil,no QG,no HM,saidas ao mato para montagem de instalacoes electricas,montagem de geradores,construcao de abrigos.
A central do quartel General que era das maiores da Guine era por nos operada e reparada.

Anónimo disse...

O Beng447,e herdeiro da Companhia de Engenharia 447,do ano de 1963passando a Batalhao posteriormente