quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Guiné 63/74 - P7220: Tabanca Grande (252): Jochen Steffen Arndt, estudante do programa de doutoramento da Universidade de Illinois em Chicago, EUA

1. Mensagem de Jochen Steffen Arndt*, estudante do programa de doutoramento da Universidade de Illinois em Chicago, EUA, com data de 1 de Novembro de 2010:

Exmos. Senhores,

Li no blogue a seguinte mensagem: "Fica aqui também o convite para ele integrar a nossa Tabanca Grande (e mandar-nos uma foto sua), à semelhança do que fizemos com a Tina Kramer, também alemã, doutoranda em etnologia, e que entende o português, coisa que não acontece com outro doutorando, que apoiámos, o Ten Cor da Força Aérea dos Estados Unidos, Matt Hurle."

Muito obrigado pelo convite. Gostaria de aceitá-lo (no entanto admito que não sei se tenho de subscrever em algum lugar no site?). Também anexo uma foto minha a este email.

Muitos cumprimentos,
Jochen S. Arndt
PhD Student
Department of History (MC 198)
913 University Hall 601 South Morgan Street
University of Illinois at Chicago
Chicago, IL 60607-7109



ForgottenAfricanSoldiers.org é, como se pode ler no site criado por Jochen Arndt, um projecto de pesquisa académica, cujo propósito é chamar a atenção para a vida, acções, experiências e memórias dos africanos e mestiços que serviram nas forças armadas ou nos serviços policiais da República da África do Sul ou das colónias portuguesas em África entre 1961 e 1994.


2. Qual a melhor forma de apresentar o nosso novo tertuliano, se não com as suas próprias palavras ?!


Primeiro comentário no Poste 7200:

Caros Membros do Blogue,

Concordo plenamente. Os interesses e a segurança dos ex-combatentes tem de ser protegidos. Tive consciência disto desde a primeira hora. Eu acho que é possível para os soldados que o desejam de ficar anónímos. Não se trata de uma solução óptima do ponto de vista académico, mas tendo em conta a situação no terreno é preciso manter esta opção em aberto.
Cumprimentos,
Jochen Arndt

Pensando melhor, acho que vale a pena dar mais detalhes sobre o meu projecto embora ainda se encontre numa fase inicial.

I.
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos administradores do blogue por terem publicado o meu pedido. Acho que este blogue e outros deram aos ex-combatentes um meio fantástico de ficar em contacto com camaradas com os quais passaram momentos importantes e formativos das suas vidas. Para os historiadores,  como eu, os blogues também são importantes porque permitem abrir vias de comunicação com pessoas que podem fornecer informações que só eles possuem porque estiveram lá na altura e viram as coisas com seus próprios olhos. Neste contexto, também gostaria de aproveitar esta oportunidade e agradecer àquelas pessoas que responderam ao meu pedido. Eu estou consciente do facto que sem a colaboração delas e de outros ex-combatentes este projecto não vai ter pernas para andar.

II.
No entanto as dificuldades são muitas e talvez impossíveis de superar. Mas não quero desistir já porque acho que,  sem a perspectiva dos soldados de origem africana que combateram lado ao lado com soldados de origem europeia, a historiografia da guerra do ultramar vai ficar incompleta. Embora esteja apenas no início da pesquisa e tendo mais perguntas do que respostas, acho que a perspectiva dos soldados de origem africana é fundamental para compreender melhor o carácter do colonialismo português, a dinâmica da guerra do ultramar, e os problemas pós-coloniais que afectam a Guiné-Bissau. Uma coisa que é certa, a meu ver, é que rótulos  como "colaborador, traidor, ou reacionários" obscuram muito mais do que revelam e fazem pouco para ajudar os ex-combatentes (soldados africanos e guerrilheiros africanos) a  verem-se uns aos outros como simples seres humanos.

III.
Gostaria também aproveitar esta oportunidade para explicar melhor um dos objectivos do estudo. O meu objectivo não é julgar o propósito da guerra, de investigar uma campanha ou uma operação. Para mim o objectivo importante é compreender melhor como o que às vezes é chamada “a africanização” da guerra do ultramar afectou os soldados portugueses (de origem africana) e os soldados portugueses (de origem europeia). Admito que eu gostaria de dar mais atenção ao lado dos soldados de origem africana porque penso, como tenho dito em cima, que a historiografia da guerra do ultramar não lhes deu a atenção que merecem. Também acho que é muito importante perceber melhor por que os soldados de origem africana lutaram por Portugal, enquanto outros tomaram o lado dos movimentos anti-coloniais. Acho que as respostas podem complicar o nosso entendimento do colonialismo e do nacionalismo anti-colonial em África.

Para atingir estes dois objectivos, acho que não seja necessariamente preciso falar com os ex-combatentes africanos sobre coisas delicadas que aconteceram durante a guerra, mas será preciso tentar reconstruir a formação das suas identidades como “africanos” e como “portugueses.” Neste contexto será preciso falar com eles sobre muitos factores que moldaram as suas identidades. Estes factores podem estar relacionados com a guerra mas podem estar relacionados com muitos outros factores (educação, religião, etnia, etc.). No entanto admito que penso que a experiência de guerra molda a identidade de qualquer pessoa. Por isso seria também importante falar com eles sobre esta experiência. Mas isto não tem de significar que detalhes delicados tenham de ser revelados.

Para mim seria mais interessante saber como soldados de origem europeia e de origem africana se relacionaram durante a guerra e como ambas as partes experimentaram este relacionamento. Neste contexto a experiência de combate é importante, mas também os festejos, as cervejas bebidas juntas, os jogos de futebol jogados juntos, as prendas trocadas, as conversas, as brincadeiras, os convívios (etc.). O facto de os ex-combatentes europeus e africanos às vezes ainda manterem laços de amizade, mostra, a meu ver, que estas experiências tiveram algo de especial que contribuem para um entendimento preferencial entre europeus e africanos.

IV.
Penso que entrevistas com ex-combatentes em Portugal e na Guiné-Bissau são fundamentais para se compreender melhor estes aspectos. O problema da língua vai ser significativo, mas gostaria de salientar que é habitual contratar intérpretes para entrevistas deste tipo. Os historiadores que pesquisaram o contributo de soldados africanos para a primeira e a segunda guerra mundial utlizaram intérpretes (Joe Lunn, Memoirs of the Maelstrom: A Senegalese Oral History of the First World War; Gregory Mann, Native Sons: West African Veterans and France in the Twentieth Century; Nancy Ellen Lawler, Soldiers of Misfortune: Ivoirien Tirailleurs in World War Two).

O problema da segurança dos ex-combatentes é um problema que me preocupou desde do início do projecto. Eu acho que é possível para os ex-combatentes que o desejam ficar anónimos. Não se trata de uma solução óptima do ponto de vista académico, mas tendo em conta a situação no terreno é preciso manter esta opção em aberto.


Finalmente gostaria de aproveitar esta oportunidade para explicar melhor quem eu sou.

Sou alemão. Vivi durante sete anos em Vila Nova de Gaia trabalhando para uma empresa alemã na Senhora da Hora, Matosinhos.  É por isso que, como o Paulo disse, tenho saudades das francesinhas.

Depois fui para os EUA para estudar.
Sou casado com a minha esposa Sheri desde 2004.


Agradeço mais uma vez aos administradores e participantes do blogue por esta oportunidade de falar sobre este projecto. Se ele merecer a vossa ajuda, por favor não hesitem de contactar-me com quaisquer perguntas.

Muitos cumprimentos,
Jochen Arndt



3. Comentário de CV:

Caro Jochen Arndt:

Antes que me esqueça, os meus parabéns pelo seu português escrito que merece nota 8 em 10.

É desde agora tertuliano do nosso Blogue, com o nº 459, o que muito nos honra. Como vê as formalidades são mínimas.

Pelo que diz, viveu em Vila Nova de Gaia e trabalhou na Senhora da Hora. Eu vivo em Leça da Palmeira, localidade que deverá conhecer, não pelas praias já que as de Gaia são bem melhores, mas pelos inúmeros restaurantes que por aqui se podem encontrar e onde se come muito bem, especialmente peixe.

Para possível ajuda às suas pesquisas, não terá no nosso blogue, infelizmente, muita informação relativa ao outro lado da luta armada na Guiné, o do PAIGC, relatada na primeira pessoa, derivado aos condicionalismos daquele país e resultante dificuldade de acesso das pessoas à informação de uma maneira geral e à informática principalmente.

Em Portugal, no nosso grupo etário (60/70 anos) isso faz-se sentir, imagine-se como será na África lusófona, Guiné-Bissau em particular.

Como afirma, só através de entrevistas, no local, poderá recolher informação credível. Tanto quanto prova a nossa experiência nos contactos havidos na actualidade, o povo guinéu é colaborante e pacífico para os estrangeiros. Quem lhes falar em português ainda é recebido com mais carinho e consideração.

Os antigos combatentes do PAIGC têm para connosco, ex-combatentes portugueses, a maior cordialidade. Quando camaradas nossos visitam a Guiné-Bissau, não são raros os encontros entre antigos inimigos, e nas trocas de impressões revivem-se operações em que cada um dos lados tomou parte. Um abraço sela sempre o facto de não se terem matado por um acaso de guerra.

Momentos marcantes são aqueles em que antigos camaradas guineenses reconhecem os seus companheiros portugueses, e a emoção e comoção atingem o limite das lágrimas. Até a população consegue lembrar-se de militares portugueses que por lá passaram há mais de quatro décadas.

Caro Jochen Arndt

Receba um abraço de boas-vindas, e sempre que precise não hesite em nos contactar, porque dentro das nossas possibilidades terá a melhor colaboração.

Pelos editores e pela tertúlia
Carlos Vinhal
__________

Notas dos editores:

(*) Jochen Steffen Arndt completou a sua licenciatura em Administração de Empresas e Marketing Internacional, em 1995. Depois de ter vivido e trabalhado na Alemanha, Portugal e Estados Unidos entre 1996 e 2005, entrou para o programa de mestrado em História, na Stephen F. Austin State University, programa que acabou com sucesso em 2007. Está actualmente no terceiro ano do programa de doutoramento em História Africana, na Universidade de Illinois em Chicago, onde a sua investigação se centra na relação entre o colonialismo, a violência e a formação da identidade. Arndt publicou artigos em revistas científicas como A Revista de História do Mississipi e O Jornal de História Militar. Colabora também frequentemente na publicação online Do olho de Clio.

Vd. postes de:

30 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7192: O Mundo é Pequeno e o Nosso Blogue... é Grande (30): Forgoten African Soldier / O Soldado Africano Esquecido (Jochen Steffen Arndt, Universidade de Illinois em Chicago)

31 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7200: O Soldado Africano Esquecido / Forgotten African Soldier (2): Joaquim Mexia Alves, ex-Alf Mil Op Esp do Pel Caç 52 e da CCAÇ 15 (1971/73)

Vd. último poste da série de 26 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7178: Tabanca Grande (251): José Manuel Marques Pacífico dos Reis, Coronel Cav Reformado, CCAÇ 5 e CIM/Bolama (Guiné, 1968/70)

5 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Caro Jochen

Bem vindo ao grupo. Já todos somos um bocado "velhotes", mas todos bons rapazes.

Gostava de poder ajudar. Tambem cumpri o meu serviço na Guiné, numa unidade de africanos. Saí de lá em 1970, Maio.

Boa sorte com o trabalho! Tudo o que se puder fazer por aquele povo é óptimo, sobretudo tentar compreende-los nas suas angustias e desejos.

Fraterno abraço

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

Amigo Jochen Arndt Bem Vindo ao nosso
convivio estive na Guiné em 73/74 e estou ao teu dispor para te puder ajudar naquilo que precisares o meu e-mail amilcarjventura@gmail.com

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº MECÂNICO AUTO DA 1ªCCAV/BCAV 8323
PIRADA-BAJOCUNDA-COPÁ 73/74

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

IBIDEM...
ESTOU TOTALMENTE AO DISPOR
ESTIVE NO SUL DA GUINÉ NO "CALOR"...
josecarvalho241@gmail.com


PS tenho fotos desse tempo

José Carvalho
Ex Fur Mil OP/ESP (vulgo Ranger)

Jochen Arndt disse...

Caro Carlos Vinhal,

Muito obrigado por sua mensagem e gentileza. Não sei se ainda mereço a nota 8. Sete anos fora do Portugal, falando praticamente só îngles, não melhoraram os meus conhecimentos da língua portuguêsa. No entanto passo muito tempo a ler livros escritos em português e ver os programas da RTP na internet, especialemente o Reporter África.

Conheço muito bem a Leça da Palmeira. Antes de mudar-me para Gaia em 1997, eu tinha alugado um pequeno apartamento na Rua de Nogueira Pinto mesmo atràs do restaurante marisqueira “Viveiros da Mauitânia.” Naquela altura a zona da praia (Av. De Liberdade) ainda não estava muito desenvolvida em termos de predios. Sempre gostei dos restaurantes em Leça, o restaurante Mauitânia tal como a Cozinha da Maria. A Leça da Palmeira é sem dúvida uma joía!

Mais uma vez obrigado por sua gentileza. Sinto me honrado de ser o membro no. 459 no vosso blogue.

Muitos cumprimentos,
Jochen

Jochen Arndt disse...

Caro José Marcelino Martins, Amilcar Ventura, e José Casimiro Carvalhos,

Agradeço desde já a vossa disponibilidade para ajudar-me. Tenho consciência do facto que sem a vossa colaboração—sem os testemunhos das pessoas que estiveram lá no terreno—este projecto nunca pode ter pernas para andar. Por isso vou mandar uma mensagem para os vossos emails nos proximos dias (Caro José Marcelino Martins, podia o José mandar-me um email para eu poder entrar em contacto com ele tambem. O meu email é jarndt4@uic.edu).

Muito obrigado, Muitos cumprimentos, e um grande Abraço Jochen Arndt