sábado, 4 de setembro de 2010

Guiné 63/74 – P6933: Estórias avulsas (40): Uma história da minha guerra (António Barbosa)

1. O nosso Camarada António Barbosa (ex-Alf Mil Op Esp/RANGER do 1º Pelotão da 2.ª CART do BART 6523, Cabuca, 1973/74, enviou-nos em 4 de Setembro uma mensagem, marrando-nos um episódio hilariante:
Camaradas,
Os meus dotes de escritor não são os melhores, mas vou tentar passar a palavras um dos muitos episódios passados em Cabuca - Gabu 1973/74.
No longínquo dia 24/01/74 (se não me falha a memória), estava eu a tomar um belo e tranquilizante duche e, de repente, ouviram-se várias explosões e vi toda a gente a correr, e a refugiar-se nas valas circundantes do aquartelamento.
Estupefacto saí do duche e quando dei por mim, também enfiado na vala junto do restante pessoal, só com a toalha enrolada na cintura e o capacete de aço da ordem enfiado na cabeça.
Findos os rebentamentos vi o pessoal a olhar para mim e a desatar aos risos.
Acabamos por verificar que, o que aconteceu, foi termos acabado de ser flagelados com foguetões de 122 mm (os tais Katyuska made in URSS), que felizmente caíram na periferia do quartel.
Como o nosso Capitão Franklin fazia anos, ainda pensei que tivesse encomendado algum fogo-de-artifício.
Mas não, ao que parece foi mesmo um ataque falhado do PAIGC, ou por falta de pontaria, ou propositadamente, como forma de aviso futuro.
Ao fim e ao cabo este simples facto, acabou por ser mais uma hilariante história da minha guerra. Junto algumas fotos de Cabuca.


O jardim do quartel
O meu grupo de combate
O chuveiro do pessoal
Pormenor do choveiro e seu harmonioso depósito
Um abrigo
Pedaços de foguetões 122 mm disparados sobre nós
Para a foto junto dos estilhaços
O fim de uma caçada, garantindo carne boa e fresca


O aquartelamento e a tabanca
Um abraço, António Barbosa
Alf Mil Op Esp/RANGER da 2.ª CART do BART 6523

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2010). Direitos reservados.

Fotos: © António Barbosa (2010). Direitos reservados.
__________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

21 de Agosto de 2010 > Guiné 63/74 – P6877: Estórias avulsas (92): Episódio insólito (António Inverno)

Sem comentários: