sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Guiné 63/74 - P6904: Blogoterapia (156): Luís, guardo o teu número de telefone para um dia! (Renato Monteiro)

1. Mensagem, com data de 6 do corrente,  de Renato Monteiro, o famoso homem da piroga, hoje um homem de olhares e de fotografares:


Assunto: Eu me confesso

Meu Amigo Luís Graça


Sou um tremendo egoísta, o que será pior do que muitas doenças... Estou-te sempre grato e desde há muito que não tenho uma palavra para ti! O que faço é adiar, adiar o telefonema, a mensagem, até a visita surpresa, sobretudo, quando me desloco até Peniche e passo duas vezes pela Lourinhã, imaginando perguntar-te se estarás disponível para um copo! Olha que a Guida pode testemunhar o que digo, lamentando ela que raramente concretize o desejo de rever amigos, relembrar histórias comuns, fazer o balanço dos últimos dias....

Não vou, amigo Luís, chamar as desculpas em que me escudo para não dar sinais de mim. Como diz o Abílio (*), a memória não sendo já o que foi, deveria ser reavivada! Crê, apesar de tudo, que penso em ti, sempre como um camarada, grande amigo! (**)

Em Agosto, conto ficar por Lisboa, salvo umas andanças solitárias que penso fazer, na última semana do mês, pela orla do Tejo, desde Vila Velha de Ródão até ao Cais das Colunas! (***)

Guardo o teu número de telefone para um dia!

Um grande abraço!

Renato


2. Comentário de L.G.:

Meu querido timoneiro de pirogas do Rio Geba em Contuboel: De ti, que hoje já és um fotoandarilho com (re)nome na praça, não posso exigir nada... Nada do teu tempo, das 24 horas do teu dia, contadas em grãos de areia na ampulheta... Quem fez a guerra e a Guiné, além da carreira de professor, tem um enorme sentimento de urgência: tanto tempo que nos roubaram, meu Deus, tanta(s) vida(s) para viver, como diria o meu amigo e camarada Virgínio Briote!... Sei que és homem de paixões, de grandes causas... Esta última, a dos fotografares, é mesmo uma grande paixão!... Espero, no mínimo, encontrar-te na próxima exposição ou no lançamento do teu próximo álbum. Acredita que ficarei zangado se não me convidares... Em contrapartida, sei que não me zangarei, por que nesse dia terás à mão de semear o meu número de telefone... O telefone dos meus amigos, dos grandes amigos, é para se usar, com parcimónia é certo, mas de preferência nas grandes ocasiões! Não imaginas quanto foi bom saber de ti! De Candoz, com um Alfa Bravo  muito especial. A partir de 6 de Setembro, estarei no sítio do costume, perto de ti. O meu fixo é o 21751 2193 (gabinete de trabalho). Luís


____________

Notas de L.G.:
(***) Vd. blogue do fotógrafo Renato Monteiro > Fotografares (Por respeito à propriedade intelectual, não reproduzo aqui nenhuma das recentes, belíssimas, fotos, a preto e branco, que o meu amigo tem andado a tirar à Beira Tejo, esse rio que é, de facto, o maior (mas não o mais belo da nossa aldeia, como diria o Alberto Caeiro... Façam o favor de vir visitar o blogue do nosso camarada que, não por acaso, nasceu no Porto, em 1946).

Sem comentários: