quarta-feira, 28 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6801: O Nosso Livro de Visitas (96): António Inverno, ex-Alf Mil Cav Op Esp, S. Domingos, 1973, amante da "bela" Kalash



1. Foto e mensagem, de hoje,  do nosso leitor António Inverno:


 António Inverno, Alferes miliciano de operações especiais, num afluente do rio Cacheu, em S. Domingos,  1973, eu e a minha inseparável Kalash.

António Inverno
Sumol + Compal
Fábrica de Almeirim
Técnico de service desk local
Estrada Nacional nº 1182080-023 Almeirim

Tel: 243 5944654 Fax: 243 594650

http://www.sumolcompal.pt

2. Comentário de L.G.:

É lacónico este nosso camarada (*). Não nos diz, por exemplo, a que unidade ou subunidade pertenceu e por onde andou... Através do blogue do nosso querido co-editor Eduardo MR, ficamos a saber que o António Inverno pertenceu ao 2º curso de Op Esp de 1972, esteve na Guiné entre 72 e 74, e gostaria de publicar aí uma fotografia,  no blogue Coisas do MR. "Estou aí a vêr fotos de gajos do meu curso, como o Casimiro e o Martins"...

Vejo, pela foto, que o António pertencia à arma de cavalaria, além de ser "ranger"... Fica convidado a ingressar no nosso blogue e a explicar as razões do seu amor pela "bela" Kalash... pondo os c... à "fiel" G3, um tema já aqui polemizado  (**).

_______________

Notas de L.G.:

(*) Último poste desta série > 7 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6794: O Nosso Livro de Visitas (96): Quem se lembra do Dr. Noronha (de Bafatá), Toscano de Almeida, madeireiro, do Dias Saboeiro, figuras que povoam a minha infância ? (Maria Augusta Antunes, que cresceu no Xitole, na década de 1950)

(**) Vd. poste de

17 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2445: Em louvor da G3, no duelo com a AK47 (Mário Dias)

Sobre a Kalash, vd. os seguintes postes publicados no nosso blogue, I Série:

17 de Maio de 2005 > Guiné 69/71 - XX: "Foi você que pediu uma kalash?" (David Guimarães)

Vd. também o descritor AK47

10 comentários:

Anónimo disse...

Amigo e Camarada Ranger Antonio Inverno,

Bem-vindo a este blogue da malata ada Guiné.

Ficamos à espera que nos mandes estórias e fotos do teu tempo da tropa, pois elas serão aqui publicadas.

Nas festas da AOE, em Lamego o teu curso é dos mais representados, pois além do Casimiro e do Martins, também lá costumam ir, pelo menos, o Rodrigues, o Feio e o Folha.

O meu e-mail é: magalhaesribeiro04@gmail.com

Manda notícias ok!

Um abraço Amigo do Magalhães Ribeiro

Anónimo disse...

Muito estranha esta entrada, mas.....seja bem vindo, digo eu que nada entendo.
Filomena

Luís Graça disse...

A Filomena deve "estranhar" ver um militar português com uma arma do IN, a famigerada Kalash, ou AK47, que matou muitos dos nossos... É isso ?

Não sei porquê, a Kalash tornou-se muito popular no princípio da década de 1970, entre as NT... Compravam-se em Bambadinca, a 500 pesos, depois do regresso dos Comandos Africanos, de Conacri (Op Mar Verde, 22 de Novembro de 1970)...

Alguns camaradas nossos deixaram-se, pelo menos, fotografar com a Kalash (que, quer se goste ou não, e eu não gostO, nem da Kalash nem de nenhuma outra...) é a espingarda automática mais (tristemente) famosa em todo o mundo... (Vejam-se as crianças-soldados em África, no Chade, Libéria, Serra Leoa, Nigéria... armadas com a Kalash!)

Atenção: de acordo com os nossos princípios editorias, esta minha opinião não envolve qualquer juízo de valor em relação ao nosso camarada António Inverno que estava desejoso de publicar esta foto... Nem a ele nem a nenhum outro... Que seja bem vindo a este espaço de troca e de partilha de memórias, onde a regra "mais sagrada" é: não sejas juiz (nem muito menos carrasco) do teu camarada de armas...

Outros camaradas nossos poderão explicar melhor do que eu, à Filomena, as aparentemente estranhas razões da kalashnikovmania... no TO da Guiné!

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

A Filomena que não sei quem é, ou sei ?
é camarada de armas do nosso tempo ? (enf para-quedista...talvez), pois de outra maneira não entendo a sua (dela) estranheza de um camarada entrar no Blog de ex-combatentes no CTIG, da maneira que entrou, e dizer (talvez em nome dos ex-combatentes) "seja bem vindo", enfim fico-me por aqui...
Acerca da A k7 ( A de Alexi K de Kalashnikov e 47 de ano em que foi fabricada)foi uma arma por quem me apaixonei e utilizei nas matas de Gadamael e digo que era uma arma fantástica.
Um abraço

Jose Carvalho
ex Fur Mil Op Esp 2º T 1972
Ccav 8350 Guileje-Gadamael-Prábis-Colibuia_Pánca.

Luís Graça disse...

J. Casimiro Carvalho:

A Filomena é a Filomena Sampaio, viúva do nosso camarada Manuel Castro Sampaio. É membro do nosso blogue, mas não tem o "estatuto" de camarada... como é o caso das enfermeiras pára-quedistas, as únicas mulheres que estiveram ao nosso lado, na frente de batalha... Portanto, camaradas, no feminino, só temos duas, a Giselda e a Rosa Serra...


Vd. poste de 7 de Julho de 2010
Guiné 63/74 - P6688: In Memoriam (47): Manuel Castro Sampaio, ex-1.º Cabo de Transmissões da CCS/BCAÇ 3832, Mansoa, 1971/73 (Filomena Sampaio).

Vd. ainda:

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Filomena%20Sampaio

PS - Sobre a Kalash, JCC, diz-me uma coisa: estava distribuída a todos os graduados da CCAV 8350, em Guileje ? Se não, porque razão tinhas tu uma Kalash ?

Luís Graça disse...

JCC, herói de Gadamael...

Como podes ver na coluna do lado esquerdo do nosso blogue, na lista (alfabética) dos membros do nosso blogue, na letra F, só temos uma Filomena (Sampaio):


(F) Felismina Costa, Fernandino Leite, Fernando Almeida, Fernando Araújo, Fernando Barata, Fernando Calado, Fernando Chapouto, Fernando Costa, Fernando Franco, Fernando Gomes de Carvalho, Fernando Gouveia, Fernando Inácio, Fernando Loureiro, Fernando Manuel Belo, Fernando Moita, Fernando Oliveira, Fernando Teixeira, Ferreira da Silva, Ferreira Neto, Filomena Sampaio, França Soares (1949-2009), Francisco Godinho, Francisco Palma, Francisco Santos, Francisco Silva (n=25)

Anónimo disse...

Amigo Luís,
Obrigada por me esclarecer. Agradeço também o facto de ter respondido ao Josá Casimiro.
Abraço para si, filhos e Alice.
Filomena

Joaquim Mexia Alves disse...

Julgo que a resposta para o "gosto" pela AK47 é muito simples:
era muito melhor, (mais "maneirinha"), do que a nossa G3 para aquele tipo de guerra, para além, logicamente do "ronco" de andar com uma arma capturada ao in, digo eu.

Caro camarigo António Inverno aqui fica o meu abraço de um Ranger que fez o curso exctamente um ano antes de ti.

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

Caro Luis
Cara Filomena
Acerca da Filomena estou esclarecido.Nunca foi minha ideia menos respeitar uma senhora , muito menos viúva de um camarada. Só acho que certos comentários ditos " de caserna " devem ser dados por pessoal mais "avalizado".
De qualquer maneira as minhas desculpas Dom Quixotescas à "nossa camarada".
Quanto à AK 47, é obvio que a tinha, derivado à rebaldaria desnorte e falta de Comando,pois era uma arma que lá andava, e que eu levei para Cacine, para Prábis, Colibuia e Paúnca, e só a entreguei a um oficial no último dia de comissão , por medo.
J Carvalho
OP/ESP

Anónimo disse...

Sr. José Casimiro,
Vou apenas responder a duas observações do Sr.
"Nunca foi minha ideia menos respeitar uma senhora..."
Não me considerei desrespeitada na sua primeira intervenção, agora em relação à ùltima tenho algumas dúvidas.
"Só acho que certos comentários ditos "de caserna" devem ser dados por pessoas mais avalizadas"
Sei que não sou pessoal avalizado, nunca me considerei como tal, mas também não reconheço no Sr. qualidades suficientes para me avalizar, partindo do princípio de que não sabia quem eu era.
Saudações
Filomena