quarta-feira, 14 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6733: Parabéns a você (132): Recordando outros aniversários (António Dâmaso)


1. Mensagem de António Dâmaso*, Sargento-Mor da FAP na situação de Reforma Extraordinária, com data de 12 de Julho de 2010:

Camarada Vinhal
Agradeço do coração as tuas palavras, também te desejo as maiores felicidades e sobretudo muita saúde.

Agora comprei uma "Tabanca nova" aqui para as bandas de Azeitão.

Um grande abraço
A Dâmaso


Aniversário

Já tínhamos entrado no mês de Julho, verifiquei que a lista dos aniversariantes tinha o dia 12 vago.

Lembrei-me de mandar para o Blogue a minha data de nascimento [12 de Julho de 1940], só para ver o que os meus amigos e camaradas Gisela e Miguel Pessoa me iam arranjar, fiquei com um palpite mas confesso que superaram as expectativas.

Nunca fui ligado a aniversários, mas 70 anos só se fazem uma vez, apesar de todas as mazelas e maleitas, não sinto o peso dos mesmos.

Agora que estava a pensar nos meus aniversários, vieram-me à memória alguns:

17.º Aniversário [, 1957] - Andava a trabalhar com o meu pai e irmãos, desenvolvia o trabalho de dois e tinha de palmilhar duas léguas de ida e volta para o trabalho todos os dias, tinha tido a gripe Asiática [, pandemia de 1957,], estava fraco lembrei-me de pela primeira vez fazer gazeta.

29.º Aniversario  [, 1969] - Estava na Guiné na primeira operação que fiz no Gabú, ficou-me marcado pela negativa porque no final do dia ao chegar a Bafatá, assisti à queda do Heli-canhão e à morte dos seus tripulantes.

30.º Aniversário [, 1970] - Estava em Moçambique no Cabo Delgado na Operação Nó Górdio.

33.º Aniversário [, 1973] - Estava na Guiné no inferno de Gadamael Porto.

70.º Aniversário [, 2010]- Este também me vai ficar na memória mas por melhores motivos.

Aos Editores do Blogue e todos que se lembraram de me dirigir uma palavra de conforto, o meu muito obrigado e desejo tudo de melhor para eles.

Seguem algumas fotos alusivas às datas, como alguém disse, palavras para quê.

17 anos, em 1957, o ano da pandemia de gripe asiática

29.º Aniversário na Guiné,  Gabú, em 1969

30.º Aniversário Moçambique na Operação Nó Górdio (12-07-70)

33.º Aniversário na Guiné em Gadamael Porto (12-07-73)

E para fornecer mais alguns elementos ao Casal Pessoa, vai uma foto do meu último salto na Guiné, fiz 30 segundos de queda livre e fui largado pelo Cap Pára João Costa Cordeiro, segundos antes do seu acidente fatal em 1974.

Salto para 30 segundos de queda-livre

Um abraço
A Dâmaso
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 12 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6719: Parabéns a você (129): António Dâmaso, Sargento-Mor da FAP (Editores)

Vd. último poste da série de 13 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6724: Parabéns a você (131): 13JUL2010 - Rogério Ferreira, ex-Fur Mil da CCAÇ 2658/BCAÇ 2905 (Editores)

6 comentários:

Luís Graça disse...

Meu caro Dâmaso:

70 anos é uma vida!... Mas, com jeitinho, como rijo combatente que foste (e melhor alentejano, se não me engano), chegarás aos 100...

Deixa-me só esclarecer un ponto da tua já vasta e rica biogragia:

Em 12 de Julho de 1957, era de todo improvável teres contraído a gripe asiática (que surgiu em Fevereiro, na China). Deve ter sido mais tarde...

Isto porquê ? Porque a sua "entrada oficial" em Portugal é um mês depois do teu aniversário...

Recapitulemos:

No dia 9 de Agosto de 1957, o navio "Moçambique", proveniente de África, entra na barra do Tejo e desembarca no porto de Lisboa "passageiros doentes". O país acabava de importar a doença, provocada por um novo vírus que anteriormente não tinha circulado em Portugal... A população de Lisboa e do resto do País estava completamente desprotegida. A epidemia propaga-se nesse verão, como um raio fulminante, atingindo o seu pico na segunda semana de Outubro... Em Lisboa, a taxa de absentismo laboral chega aos 40% (40 em 100 trabalhadores não foram trabalhar no auge da epidemia)...

Nessa época, só tínhamos a velhinha Direcção Geral de saúde, criada em 1901 pela reforma de Ricardo Jorge... Não havia ainda, portanto, o Ministério da Saúde...
E os recursos de que o país dispunha (técnicos, humanos e materiais), eram limitados, muito limitados...

Anónimo disse...

Força, caro Manuel Dâmaso, para atingires os 101 (pelo menos e de boa saúde).

Um fortíssimo abraço. Tenho uma razão muito especial para daqui o enviar. E sabes bem qual é. Infelizmente.

Abraço,
Carlos Cordeiro

Luís Dias disse...

Caro Dâmaso

Quem depois de ter passado duas vezes pela Guiné (e já não sendo propriamente um jovem) e por Moçambique, demonstra um forte espírito combatente. São 70 anos (uma vida), mas com essa corajem e com mais algum "empenho", a meta vai ser os 100 anos!!!! Têm de ficar cá alguém para ontinuar a lembrar aos vindouros a raça daqueles que estiveram por terras do Ultramar.

Muitos parabéns e felicidades

Luís Dias

Pedro Cordeiro disse...

Parabéns àquele que foi um dos últimos senão o último a ver o meu Pai vivo.

P.S.: Por lapso continua-se a chamar neste blogue ao meu Pai João Pedro Cordeiro quando, na realidade, o seu nome é JOÃO MANUEL DA COSTA CORDEIRO. O Pedro sou eu, seu filho... agradecia a correcção do tag por parte dos administradores

Carlos Vinhal disse...

Caro amigo Pedro
Está corrigido o lapso que lamentamos e pelo qual pedimos desculpa.
Receba um abraço dos editores deste Blogue.
Carlos Vinhal
Co-editor

Pedro Cordeiro disse...

Agradecido pela atenção...