domingo, 11 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6718: Memória dos lugares (92): Contuboel e o meu amigo Braima Sissé (Eduardo Costa Dias)



Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Contuboel > 16 de Dezembro de 2009 > O João Graça, médico e músico, posando ao lado do dignitário  Braima Sissé. Por cima deste, a foto emodulrada de Fodé Irama Sissé, um importante letrado e membro da confraria quadriyya [, islamismo sunita, seguido pela maior parte dos mandingas da Guiné; tem o seu centro de influência em Jabicunda, a sul de Contuboel; a oputra confraria, tidjanya, é seguida pela maior parte dos fulas]. O Braima Sissé foi apresentado ao João Graça como sendo um estudioso corânico, filho de uma importante personalidade da região, amigo dos portugueses na época colonial [, presume-se que fosse o próprio Fodé Irama Sissé].

Foto: © João Graça (2009). Direitos reservados


1. Mensagem do nosso amigo Eduardo Costa Dias, professor e investigador do ISCTE:

Luís:

Hoje estive no teu blog... e encontrei esta foto tirado pelo teu filho em Contuboel (*). Foi um choque. Não resisti: mando-vos duas fotografias do meu amigo Braima Sissé. Uma de 1992 tirada por mim, outra tirada por alguém em 1975 ou 1976.

Na mais antiga está ao centro o mesmo senhor cuja fotografia foi captada pelo teu filho: Fodé Irama Sissé, um importante letrado e membro da confraria quadriyya. Nesta mesma fotografia Braima está à direita de chapéu vermelho, atrás de Fodé Irama está o meu amigo Sissau Sissé (já falecido) e "vestido à civil" Malan Sissé que foi quem em Bissau me mostrou a fotografia e me deixou tirar fotografia da fotografia. Entre Malan e Braima está Arafan Conte, aluno de Irama. Conheci toda esta gente.

Já agora o teu filho tem mais destas fotografias - de Contuboel, claro?!!

Um grande abraço

Eduardo

Braima Sissé. 1992. Autor da foto: ECD 

Foto: Eduardo Costa Dias (2010). Direitos reservados



Fotografia de fotografia, de autor desconhecido, datada provavelmente de 1975/76. Cópia: Cortesia de Eduardo Costa Dias (2010).

 Legenda: Ao centro, Fodé Irama Sissé.  O Braima Sissé está à direita,  de chapéu vermelho; atrás de Fodé Irama,  está Sissau Sissé (já falecido) e, "vestido à civil",  Malan Sissé que foi quem em Bissau me mostrou a fotografia e me deixou tirar fotografia da fotografia. Entre Malan e Braima está Arafan Conte, aluno de Irama. (ECD).

____________

Nota de L.G.: 



Sem comentários: