terça-feira, 22 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6628: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (19): Em Cacine, em finais de 1968, eu, Alf Art, com a Ten Enf Pára Maria Ivone Reis (António Costa)

Guiné > Região de Tombali > Cacine > CART 1692 > Dezembro de 1968 > A Ten Enf Pára-quedista Maria Ivone Reis e o Alf QP António José Pereira da Costa, posando para a "posteridade"...

Foto: © António Costa (2010). Direitos reservados

1. Texto do António José Pereira da Costa (Cor Art Res) (*)

Assunto - Cacine 68

Camarada: Aqui vai uma foto da Ten Enf Para, (como ela escrevia, ) Ivone Reis. Foi já em Dezembro de 1968 quando estávamos ser rendidos pela CCaç 2445 (açoreanos).

Nesse dia, vi a guerra do ar! Um Gr Comb da nossa unidade e a CCaç [2445] completa andavam ali para os lados de Cacoca a procurar o IN.

Eu e o cap Veiga da Fonseca (**) andávamos a ver como iam as coisa. Subitamente, detectámos um grupo de 25 turras. Pedimos o héli-canhão para cima deles. E então foi aluciante: o avião às voltas sobre o héli e o héli às voltas sobre os turras e aquele rotor a rodar tão depressa...

Subitamente, os turras começaram a acenar com os bonés... Era o nosso grupo que, com os camuflados desbotados, foram confundidos e ia havendo um azar.

Aterrámos e eu estava completamente almareado. Confesso que "sujei" o avião. A Ivone (***) deu-me uma ordem seca:
- Patinho! Lavar o avião, já!

E lá fui eu,  às ordens da nossa tenente, lavar o material de guerra.

Depois pousámos para "memória futura"... Será que também há memória passada?

Olha, um Ab.

António Costa
______________
Nota de L.G.
 (...) Comecei na CART 1692, na altura já em Cacine, em 16JAN68. Era um operacionalíssimo alferes,  adjunto do capitão. A maioria do pessoal da CArt era mais velha que eu. Já comecei a descrever a estadia no último quartel da Guiné.



Regressei à capital do Império exactamente um ano depois. A 25MAI71 embarquei, de novo para "Uma Guiné Melhor", para me cobrir de glória na desfesa antiaérea da BA 12, como Cmdt da BTR [Bateria]AA 3434.


A 22JUN72 assumi o comando da CART 3494 que, então guarnecia o Xime. A 11NOV72 (Dia de S. Martinho) passei à CART 3567, estacionada em Mansabá, que deixei no TO daquela PU em 09AGO73. (...).

(**) Cap Art José João de Sousa Veiga da Fosneca, comandante da CART 1692 / BART 1914. Esteve na Guiné entre Abril de 1967 e Março de 1969 (Sangonhá, Cameconde, Bissau)

(***) Vd. último poste desta série > 5 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6535: As Nossas Queridas Enfermeiras Pára-quedistas (18): As primeiras mulheres portuguesas equiparadas a militares (5): Maria Ivone Reis (Rosa Serra)

Sem comentários: