terça-feira, 22 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6624: Parabéns a você (122): António Costa, ou Tó Zé, de soldadinho de chumbo a cadete da Academia Militar, de Alferes em Cacine (CART 1692, em 1968/69) a Capitão no Xime (CART 3494, 1972) e Mansabá (CART 3567, 1972/73), cobrindo-se de glória da defesa antiaérea da BA 12, em Bissalanca (BRT AA 3434, 1971/72) (Miguel Pessoa / Tony Levezinho)

Infogravura: Miguel Pessoa (2010). 

1. O António José Pereira da Costa, ou simplesmente António Costa, faz hoje anos. E daqui vai um batalhão de abraços, beijinhos e chicorações. Além disso, a gente pediu a dois amigos para lhe fazerem a devida surpresa. O Miguel, inspiradíssimo como sempre, mandou-nos o boneco que inserimos acima.  O Tony Levezinho, lá do seu exílio dourado de Martinhal, Sagres, também teve o ensejo de lhe dirigir duas palavras amigas, como velho amigo de infância.

O António é um homem discreto e sobre o qual sabemos pouco. Oficial de carreira, estava (e creio que ainda está) à frente da Biblioteca do Exército, em Coimbra. Mas esteve igualmente na Guiné, por duas vezes, e tem aqui no nosso blogue uma série em que ele cultiva o seu humor especial: A Minha Guerra a Petróleo (*). Pedi-lhe há dias para nos mandar mais uns dados curriculares e umas fotos:
"Vais fazer anos e a gente não tem o teu 'cadastro' da Guiné (por onde e quando andaste)... Eu seu que vocês, miliatres de carreira, têm regras muitos rígidas no que diz respeito à identificação de unidades, etc... Vê o que podes mandar, em tempo útil... E fotos ? Um abraço. Luís"

Pois bem, vejam o que se pôde arranjar:

Camarada:  As minhas aventuras guerreiras são modestas. Comecei na CART 1692, na altura já em Cacine, em 16JAN68. Era um operacionalíssimo alferes adjunto do capitão. A maioria do pessoal da CArt era mais velha que eu. Já comecei a descrever a estadia no último quartel da Guiné.

Regressei à capital do Império exactamente um ano depois.  A 25MAI71 embarquei, de novo para "Uma Guiné Melhor",  para me cobrir de glória na desfesa antiaérea da BA 12, como Cmdt da BTR AA 3434.

A 22JUN72 assumi o comando da CART 3494 que, então guarnecia o Xime. A 11NOV72 (Dia de S. Martinho) passei à CART 3567, estacionada em Mansabá, que deixei no TO daquela PU em 09AGO73.

Como vês, ao todo, 38 meses. Não gostei. Não voltaria. Foi mesmo "Uma Guerra a Petróleo".

Creio que isto já alimenta o vosso lego, mas se for preciso mais é só perguntar. Não se esmerem muito na homenagem porque eu não mereço...

Um Ab do 
António Costa


Martinhal, Sagres, Vila do Bispo > 11 de Junho de 2010 > O Tony Levezinho, o neto e a Alice Carneiro... Foi uma visita tipo rapidinha que eu e a Alice fizemos ao Tony e à Isabel, no seu exílio dourado no barlavento algarvio (dourado, ou melhor, amarelo e azul, que são as belíssimas cores da sua vivenda junto à praia, no resort do Martinhal)... Deu apenas para matar saudades, beber um café e um digestivo e celebrar a nossa velha amizade que teve a Guiné como berço. Com promessas (e sobretudo ameaças) de lá voltar, com tempo e vagar. (LG)
Foto: © Luís Graça (2010). Direitos reservados

 3. Mensagem do Tony Levezinho (ex-Fur Mil At Inf, CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71)

Meu Caro António Costa (para mim,  o meu amigo Tó Zé de há mais de meio século)

Quão distante vão os tempos em que partilhámos os momentos sobrantes das obrigações escolares, ora a jogar à bola no pátio do prédio em que habitávamos, ora encenando jogos de guerra com os bonecos e as miniaturas, na altura disponíveis para o efeito.

Destas últimas brincadeiras à realidade dos jogos de guerra em que os bonecos viraram homens ( ou será que não viraram?) bastou apenas pouco mais do que uma década. Tu por opção (estava na cara que era mesmo o que gostarias de ser quando "fosses grande"),  eu e a grande maioria de nós, porque a inevitável lógica das coisas, ao tempo reinante, assim o determinava.

Para alguns, não tão poucos quanto isso, a história das suas vidas terminou por aí. Cumpre-nos a nós que por cá vamos ficando não os esquecer.

É minha convicção que uma boa contribuição para tal atitude será sabermos envelhecer, com a alegria de quem vai podendo somar mais um, na companhia dos familiares e amigos.

Certo de que este vai ser o teu estado de espírito no próximo dia 22, aqui te deixo um Grande Abraço e Muitos Parabéns.

Na primeira oportunidade beberemos um copo "À NOSSA"( leia-se: à de Todos Nós)

Tony Levezinho

_______________

Nota de L.G.:

(*)  Vd. último poste da série > 18 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6614: A minha guerra a petróleo (ex-Cap Art Pereira da Costa) (3): Gente de Cacoca e outros

27 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Não sei o que os editores querem dizer com essa do "soldadinho de chumbo" e o Miguel a dizer que tem "falta de inspiração".

Bem, por mim mando um abraço não com inspiração mas com amizade, e pesado como o chumbo.

Um dia feliz com a família e até sábado.

José Martins

Unknown disse...

Caro António Costa

Parabéns

Que esta data se repita por muitos e longos anos na companhia de todos os que te são queridos ,são os votos de
Armandino Alves

Joaquim Mexia Alves disse...

Tive o prazer de estar na Guiné com o António Costa, quando ele comandou a CART 3494 no Xime.

Eramos, com o Cap. Bordalo e Alferes da C. Caç.12 uma espécie de "irmandade" no meio de Bambadinca, para não dizer mais.

Daqui te envio um grande abraço de parabéns por este dia, na certeza de to darei ao vivo neste Sábado em Monte Real.

Anónimo disse...

Caro António Costa

Um dia feliz,junto de quem mais gostas,e que repitas por muitos anos,com saúde.

Um abraço de parabêns

António Marques

Carlos Vinhal disse...

Caro camarada Pereira da Costa

Tivemos oportunidade de conversar numa das noites de Monte Real. Não chegámos a conclusões sobre se a guerra da Guiné tinha sido perdida ou achada, ou antes pelo contrário, porque cada um pensa pela sua cabeça e há que respeitar opiniões não coincidentes.

Trocamos mensagens salpicadas com alguma ironia à mistura, dentro da cordialidade imposta por uma amizade e camaradagem sãs, baseadas num percurso de vida semelhante por terras da Guiné, e de Mansabá, da nossa juventude.
É bom ter amigos como tu.

Depois disto, o que aqui me traz, é dar-te um abraço especial neste dia de aniversário e desejar-te um a vida longa, junto daqueles que contribuem para a tua felicidade e a quem tu fazes feliz.

Já no próximo sábado este abraço será real.

O camarada e amigo
Carlos

Manuel Reis disse...

Caro António Costa:

Os meus parabéns pelo teu aniversário, na companhia de quem mais gostas.
E que seja por muitos e bons anos!

Um abraço amigo.

Manuel Reis

Anónimo disse...

Caro António Costa

Boa Saúde, um dia óptimo e um forte abraço de Parabéns.

Ah e que muitos dias 22 se repitam em longa Vida.

Abraço do
Torcato

Jorge Narciso disse...

Caro António Costa

Primeiro dizer-te que tenho lido com muito prazer as tuas "Guerras a Petroleo" e, não só por isso naturalmente, desejar-te um dia pleno que se repita por muitos mais anos.

Segundo, uma curiosidade:
Verifiquei, através da tua inscrição para o encontro de sabado, que és (ou estás em) de Mem Martins. É que também eu , desde há perto de 40 anos, estou nesta gigantesca (para não dizer monstruosa) freguesia, a mais populosa da Europa.
Quantas vezes nos teremos já cruzado ?

Sábado, se tal se proporcionar, confirmaremos.

Recebe um forte abraço de Parabens

Jorge Narciso

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada


Parabens e um Feliz aniversário


Um abraço

Mário Pinto

Anónimo disse...

Caro António Costa.

Votos de feliz aniversário, na companhia de familiares e amigos, e que esta data se repita por muitos anos, com saúde.

Parabéns!

Um abraço.

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Caro António Costa
Muitos parabéns e longa vida em companhia do pessoal da tua "morança".
Abraço
Luís Borrega

paulo santiago disse...

Tu que também tiveste um trabalho
notável na resolução do problema do
Batista, mereces uma saudação especial.
Sê Feliz!
Um grande Abraço de Parabéns

Santiago

Anónimo disse...

PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O MENINO ANTÓNIO COSTA
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO ANTÓNIO ESPERO QUE PASSES ESTE DIA COM GRANDE ALEGRIA E MUITA FELICIDADE NA COMPANHIA DOS TEUS FAMILIARES E AMIGO E SE DEUS QUISER PARA O ANO CÁ ESTAREI PARA TE CANTAR MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MILº. MECÂNICO AUTO DA 1º.CCAV DO BCAV8323 BAJOCUNDA 73/74

a disse...

Parabéns. Mais um ano a juntar a tantos passados.
Saúde, paz e alegria são os desejos do amigo

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Caro António Costa

Neste dia em que mais um aniversário está sendo comemorado, aí vão os meus votos de muitas felicidades e o desejo de que este dia seja passado com muita saúde e alegria com todos os familiares.

Como nestas idades o tempo vai sendo cada vez mais curto, que para o próximo ano cá estejamos a pedir mais outro.

Grande abraço de pararbéns

Jorge Picado

MANUELMAIA disse...

CARO ANTÓNIO COSTA

UM ABRAÇO DE PARABÉNS.
SAÚDE,FELICIDADE E MUITA PAZ.

MANUELMAIA

Juvenal Amado disse...

António Costa

Muitos parabéns, muitos anos de vida junto dos teus.

Um abraço

Juvenal Amado

Hélder Valério disse...

Caro António Costa

Neste teu dia, aqui ficam os meus votos de que o possas comemorar durante mais uns tempos para, como escreve o 'Levezinho', erguermos umas taças, brindarmos ao aniversariante e, através dele, brindarmos a todos nós, sobreviventes.

Muitas felicidades!
Parabéns!

Um abraço

Hélder S.

Anónimo disse...

Caro aniversariante

Ainda hoje, ao almoço, com mais 4 coronéis (quatro), sendo dois também da guerra do PUM!!!(mas um pouco mais velhos), falámos de ti.
Não sabia deste dia de anos.

Um abraço e...PARABENS!!!
Alberto Branquinho

admor disse...

Caro António Costa,

Feliz aniversário e um dia com tudo de bom.

Muita saúde!

Com um abraço são os votos do camarada e amigo,

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Caro António Costa,
Um dia procurei-te por email. Precisava da tua ajuda pra localizar um antigo camarada.
A forma pronta com que respondestes chamou a minha atenção.
Poderá ser um pequeno pormenor mas que me diz muito.
Hoje, ao comerorares o teu aniversário, cumprimento-te pra te desejar muita saúde e alegrias na companhia dos teus familiares.
José Câmara

Anónimo disse...

Mensagem do nosso aniversariante António Costa:

Camarada

Como não sei escrever comentários no blog, pedia-te que agradecesses em meu nome a todos os camaradas que tiveram a gentileza de me saudar pelo meu aniversário.

Desejo-lhes que me vejam muitos mais anos a celebrar aniversários e vice-versa, claro.

Bem hajam

António Costa

PS: Ao Tony agradecerei com mais detalhe.

Um Ab. do
António Costa

Anónimo disse...

Doutor Graça eu Jose Zeferino Moura Pereira no dia 27 06 2010 faço 60 Anihos a minha conpanhia era a 3462 que esteve em bajucunda copa e tabassai nos anos de 1971 a 1973 do Batalhao Cav 3864 nasçi a 27 06 1950 da para divulgar a familia tertuliana sem mais um grande abraço e muita saude

https://cart3494guine.blogspot.com/ disse...

Embora um pouco atrasado!... Também quero associar-me a mais um aniversário e dar os meus sinceros parabéns por mais um ano de vida de tantos outros que por aí virão, ao meu CMDT Pereira da Costa na CART 3494 no Xime 1972/73.
Muitos Parabéns e até sábado em Monte Real

Sousa de Castro

manuel quelhas disse...

Meu caro António Costa,
Em primeiro lugar quero-lhe dar, embora tardiamente, os meus parabéns, e desejar-lhe muita saúde, e que esta data se repita por muitos anos.
Agora, se bem me lembro, você foi Substituir o capitão António Tavares ( Ranger, Já falecido) a Mansabá?
Peço desculpa mas julgo que se trata do Capitão, para nós mais conhecido no teatro de guerra pelo, "salta-me a tampa, sem qualquer ofensa.
Pois se é, meu caro capitão, eu também lá estive 27 meses e pertenci à 3567.
Digo-lhe que você era um bom operacional.
Como é que deixou escapar aquela coluna num terreno tão difícil.
Porque é que até hoje não foram homenagiados os mortos da 3567, todos em combate ( e foram 6 ), isto para não contar os que ficaram sem pernas (3), e os feridos, só evaquados para Lisboa foram ( 9).
Não ha ressentimentos de nada, guerra é guerra, mas uma homenagem aos que tombaram ficar-lhes-ia muito Bem aos nossos oficiais que então nos comandaram e até hoje nada, apenas esquecimento.
Um abraço amigo.
Ex 1ºcabo
Mansabá

Carlos Vinhal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Vinhal disse...

Caro Manuel (Mansabá)
Se voltares a estes comentários, deixa por favor o teu endereço para que o Cor Pereira da Costa te possa contactar.

Podes também enviar o teu contacto para mim (carlos.vinhal@gmail.com) que o farei chegar ao teu antigo Capitão.

Um abraço
Carlos Vinhal
Mansabá, 1970/72