quarta-feira, 2 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6522: Ser solidário (74): O nosso Furriel Mecânico de Armamento, Victor Condeço, Vitinho, está a precisar de um ombro amigo (Luís Graça)


1. O nosso Victor Condeço (foto à esquerda), o único ex-Fur Mil de Mecânico de Armamento que temos, desde  na nossa Tabanca Grande (,se não me engano, que a lista dos atabancadas já é enorme), está doente, anda em tratamento no IPO, precisando portanto de um gesto de carinho e de uma palavrinha de apoio por parte de todos nós.
Além daquela especialidade rara que exerceu com toda a competência em Catió (CCS/ BART 1913, 1967/69), também teve uma profissão rara, entre nós, a de lapidador de diamantes… Rara, e perigosa para a saúde. O pó dos diamantes não faz bem aos nossos pulmões...

Senti, ao telefone, que o Vitinho não está na melhor forma. Ia começar a radioterapia, esta semana, em Lisboa. Tem um belíssimo genro que o traz e leva. Uma filha que ele adora. Dois netos. A esposa. Uma família, encantadora,  que é um  importante esteio e vai ser meia cura. O suporte social, nestes casos de doença crónica, é muito importante. Para além da efectividade, cada vez maior, das terapêuticas, e da competência dos nossos profissionais de saúde que trabalham no IPO, os aspectos não-médicos, psicológicos e sociais, são também decisivos no processo terapêutico. Foi essa mensagem que eu reforcei, ao telefone, ontem, junto do Vitinho.

 A Tabanca Grande é também um grupo de amigos e de camaradas que estão aqui para ajudar, apoiar, aconselhar, animar... Vamos torcer pelas melhoras do Vitinho. Vamos fazer-lhe sentir, de preferência de viva voz, por telemóvel (963 139 769) ou telefone fixo (deixei escapar o nº dele....), ou passando pela casa dele, no Entroncamento, que ele não está sozinho, neste momento difícil.

Como grande camarada que é, e apesar de não ter agora cabeça para pensar nos outros, o Victor continua preocupado em dar resposta ao pedido da Marisa, a filha do Júlio Tavares,  o Madragoa (1945-1986)... Insiste para falarmos, sobre este assunto delicado, com o seu amigo  Souleimane Silá, natural de Catió e que vive ou vivia no concelho de Cascais (telemóvel dele é ou era o + 351 962235663) (*).

________________

Nota de L.G.:

(*)  Troquei em tempos vários mails com o Victor, sobre o seu amigo Souleimane... Aqui ficam dois:

 (i) 20 de Outubro de 2007

 Subject: Pedido - Mail do Soleimane Silá.

Camarada Luís,

Votos de boa saúde. Recebeste com certeza um mail do Souleimane Silá em que te pedia uma audiência pessoal. Quero pedir-te que dentro das tuas possibilidades e no âmbito da nossa amizade para com a Guiné-Bissau e os guineenses, lhe prestes o aconselhamento que ele pretende.  Dispensa-lhe alguns minutos do teu precioso tempo.

O Souleimane já uma vez se dirigiu à nossa Tabanca Grande, Post 1707 de 27 de Abril 2007, é a partir daqui que inicio o conhecimento com ele, que por contingências várias ainda não o é pessoalmente, mas temo-nos correspondido.

Nem calculas a satisfação que ele me demonstrou por eu o ter contactado e dar-me ao conhecimento. Ele era um miúdo de 10 ou 11 anos quando estive em Catió 1967/69, é filho de um antigo funcionário da administração local e da Rainha Fula de Catió, mas claro eu não me lembro dele dessa altura, lembro-me apenas da mãe.

Falando hoje com ele no Messenger, fiquei deveras feliz ao saber que está disposto a reiniciar os estudos. É de louvar que uma pessoa,  já com 50 anos, se disponha a isso e tenha em mente como aliás me disse, de um dia voltar para ajudar o seu País que muito precisa de pessoas qualificadas.

Luís,  desculpa por ter indicado o teu nome sem te consultar, a razão é simples, na nossa conversa ele perguntou-me se eu tinha algum conhecimento na área universitária, eu respondi que não, mas de repente lembrei-me de ti e do teus conhecimentos com outros professores universitários pertencentes à nossa Tabanca Grande que o poderiam aconselhar e ajudar.

Prometi-lhe que iria interceder junto de ti e estou certo farás o que o Souleimane te pede, ele merece. Desde já o meu muito obrigado recebe abraço do
Victor Condeço

(ii)  17 de Novembro de 2008

Luís,


Agradeço e aprecio a tua resposta e a tua maneira de ser, outro que fosse teria passado á frente. Eu calculei que a mensagem tinha ficado esquecida no meio das muitas que recebes, ou mesmo extraviada com as alterações entretanto feitas no endereço da Tabanca.

Tenho tido poucos contactos com o Souleimane, ele mudou de emprego no início do ano, está agora a trabalhar no concelho de Cascais e mora na Abóbora, entretanto ficou sem computador.

Falei com ele esta tarde por telemóvel para saber o que te havia de dizer, continua interessado em falar contigo, se o puderes receber ele irá ter contigo onde indicares.

Este ano com as mudanças operadas na vida dele, não lhe foi possível por dificuldades económicas matricular-se e iniciar os estudos, mas continua a querer fazê-lo e necessita do teu aconselhamento.

O e-mail que ele vai consultando quando pode, é: silamane@hotmail.com  e o telemóvel é o 962235663.

O Souleimane disse-me que já uma vez te procurou na UNL, mas não conseguiu chegar à fala contigo. Se puderes faz esse favor de lhe conceder um pouco do teu precioso tempo.

Um abraço,

Victor Condeço

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Victor Condeço.

Quero manifestar-te a minha solidariedade, neste difícil momento que atravessas na tua vida, espero e faço votos para que tudo te corra pelo melhor, estou certo que o conseguirás com o apoio da tua família e dos amigos.

Força camarada!

Um grande abraço

Manuel Marinho

Anónimo disse...

Caro Victor Condeço:

Não te conhecendo pessoalmente, basta-me o conhecimento da tua pessoa pelos teus escritos que revelam um ser humano de grande categoria. Tenho a certeza que vais vencer esta batalha.
Um grande abraço amigo
Carvalho de Mampatá

manuelmaia disse...

CARO VICTOR CONDEÇO,

SEI QUE VAIS VENCER MAIS ESTA GUERRA.
QUEM SE AGUENTOU NO CANTANHEZ TEM FORÇA ANÍMICA DE SOBRA PARA DAR E VENDER. ESTE TEU CABO DAS TORMENTAS,EM BREVE, VAI TRANSFORMAR-SE EM CABO DA BOA ESPERENÇA.
UM GRANDE ABRAÇO.

MANUEL MAIA

JD disse...

Caro Victor,
Se eu soubesse que foste lapidador, teria arranjado uma camanga para fazermos sociedade.
Não faz mal, sempre nos fica outro brilho, o da virtude da seriedade.
Quero dizer-te, agora que nos revelaram a tua maleita, que essas coisas já são passíveis de cura, e desejo sinceramente que andes a tempo, e atento, sem que isso te altere as qualidades de chefe de família e ente sociável. Faz o que te recomendarem, e diverte-te, brinca a vida com a família e amigos, que hás-de encontrar novas bolsas de resistência e, como refere o Maia, sairás vitorioso.
Um grande abraço
JD

JD disse...

Caro Victor,
Se eu soubesse que foste lapidador, teria arranjado uma camanga para fazermos sociedade.
Não faz mal, sempre nos fica outro brilho, o da virtude da seriedade.
Quero dizer-te, agora que nos revelaram a tua maleita, que essas coisas já são passíveis de cura, e desejo sinceramente que andes a tempo, e atento, sem que isso te altere as qualidades de chefe de família e ente sociável. Faz o que te recomendarem, e diverte-te, brinca a vida com a família e amigos, que hás-de encontrar novas bolsas de resistência e, como refere o Maia, sairás vitorioso.
Um grande abraço
JD

Anónimo disse...

Caro Victor Condeço

Como veteranos da mesma guerra e camaradas desta Tabanca, foi com surpresa que tive conhecimento deste período difícil na vida que estás atravessando.
É claro que todos já somos mais ou menos idosos, mas isso não quer dizer nada, visto que hoje em dia os avanços na medicina permitem controlar o que até há poucos anos não era possível.
Lembrate de que nos tempos idos passaste por muito pior e venceste.
Força, muita força mental e encarar a vida com muita esperança é o melhor remédio para venceres mais esta etapa.
Junto os meus votos para que tudo dê certo.

Grande abraço de amizade
Jorge Picado