quarta-feira, 2 de junho de 2010

Guiné 63/74 – P6518: Em busca de: Notícias do Eduardo Luís de Bernarda (José Marcelino Martins)

1. No passado dia 31 de Maio de 2010, recebemos uma mensagem dirigida ao Luís Graça, contendo um apelo de um nosso Camarada-de-armas que combateu em Moçambique, de nome João Fernando Monteiro, que nos solicitava o seguinte:

Caro amigo Luís Graça:
Estou a dirigir-me a ti, porque penso que só tu podes, talvez, fazer com que eu consiga encontrar um grande amigo que tinha, quando trabalhei em Lisboa, e nunca mais soube dele.
Como também eu sou um ex-Combatente - estive em Moçambique -, gosto de ler notícias sobre tudo que diga respeito a África e, por isso, leio o teu blogue.
Gostava de saber se me conseguias saber qual a companhia ou batalhão em que esteve o Alf Mil Eduardo Luís do Bernardo, natural da Aldeia do Bispo-Sabugal (Guarda), esteve na Guiné nos anos de 1972/73, para ver se conseguia, através dessa informação, saber a sua direcção ou telefone.
Penso que ele ou é Assistente Social, ou dá aulas!!
Desculpa o meu atrevimento e parabéns pelo vosso blogue, está um trabalho muito bem feito.
Um abraço,
João Fernando Monteiro
Fur Mil Com Agrup 6006 (Moçambique)


2. O nosso “patrão”, de imediato recambiou o pedido do João para o nosso “detective particular bloguista” – o José Marcelino Martins (quem havia de ser?!) e distribuiu tarefas:

“José tens alguma pista? Eduardo, depois põe na série "Em Busca de...". Obrigado, João Fernando, vamos procurar... Não tens uma foto dele? Ou uma tua? Um abraço. Luís.


3. Com a eficácia investigadora habitual, logo no dia a seguir - 1 de Junho -, o Zé Martins respondeu afirmativamente à busca do João:

“Bom dia Luís, Eduardo, João Monteiro e José Corceiro

A equipa trms dos Gatos Pretos, com o protagonismo do Corceiro, descobriu:

Eduardo Luís de Bernarda
Rua Branquinho da Fonseca, 5 cave Dtº
2700-125 Amadora

Telef. 214 918 962
Telem. 960 083 114

O Eduardo Bernarda já deve saber que andam à procura dele. Já esteve a falar com o José Corceiro.

É tudo
Um abraço
José Martins

[Um pouco de publicidade não faz mal. O BLOGUE tem um serviço completo de "Busca e Salvamento", excepto: procura de noivas! Não queremos que o número de sogras aumentem. De resto, cá estamos à disposição]”
____________

Nota de M.R.:
Vd. último poste da série em:

12 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5983: O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande (22): As voltas que o mundo dá, graças a um blogue que congrega uma diáspora de combatentes (Beja Santos)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ora aqui está um cliente satisfeito pelo serviço recebido (e, coisa rara nos dias que correm, agradecido):

Amigo Luis Graça:

Por que razão não me lembrei de ti mais cedo? Obrigado, surtiu um efeito imediato. Já contactei com o Eduardo Luis do Bernardo.

Agradeço o vosso empenhamento e a vossa rapidez. Se um dia precisarem de mim...

Mais uma vez obrigado e já agora o apelido é do Bernardo e não (da Bernarda).

Um abraço de um camarada e ex- combatente.


JOÃO FERNANDO MONTEIRO

José Marcelino Martins disse...

Entre o número 2 e o número 3, faltam alguns factos, que agora revelo.

Reenviei o mail do Luis para o Corceiro, que é de Sabugal.

O Corceiro entrou em contacto com o irmão do "dito cujo" que era objecto de procura, pelo que depois me enviou os telefones, depois de ter falado com o Eduardo Luis.

Eu limitei-me a perguntar ao "118" a morada e, assim, responder ao pedido do Luis.

A mensagem do João Fernando Monteiro, que o Luis me reenviou, foi reexpedida para o Coreceiro, com o seguinte texto:

"Caro Corceiro

Se o trabalho foi teu, o reconhecimenhto tambem.

Um abraço

José Martins"

e assina esta tambem

José Martins