quarta-feira, 19 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6431: Depois da Guiné, à procura de mim (J. Mexia Alves) (3): Sem título I




1. Mensagem de Joaquim Mexia Alves*, ex-Alf Mil Op Esp/RANGER da CART 3492, (Xitole/Ponte dos Fulas); Pel Caç Nat 52, (Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e CCAÇ 15 (Mansoa), 1971/73, com data de 17 de Maio de 2010:

Meu caros camarigos
Mais um para a série


DEPOIS DA GUINÉ, À PROCURA DE MIM

20 ANOS DEPOIS (3)

SEM TÍTULO 1

Em que luz me banhei
Que tanto brilho deu
Aos meus olhos.
Em que ar puro voei
Que abriu tanto
O meu sorriso.
Em que água me lavei
Que cresceu tanto
O meu abraço.
Em que rio mergulhei
Que soa mais limpo
O meu riso.
Porque é agora tão fácil
Definir a letra
O traço.
Porque é agora tão simples
Caminhar calmo e em paz
Tão prenhe de liberdade
E de um tanto se me faz.
Porque regressou a vontade
De andar sempre em frente
Sem nunca olhar para trás
Sem nunca olhar para a gente
Que vive a gritar saudade
Cheia de amargura e tristeza
Sem nunca ter sentido
Que a saudade é um momento
Que merece ser vivido
Na mais pura das alegrias
Como quem voa c’o vento
Nas asas só da verdade
Por entre jardins de flores
Que renascem todos os dias.
Porque regressou o sorriso
Que faz brilhar o olhar
Que cura todas as dores
E que é um nunca acabar de rir
Sem poder conter o riso.
Onde estão as luzes e vozes
Que vinham não sei de onde
Para me incomodar o sono
E encher os pesadelos.
Que é feito desse fantasma
Que só a mim aparecia
Envolto sempre em novelos
De nuvens cinza douradas
Correndo num céu de chumbo
Uma corrida sem fim.
Onde está essa prisão
De barras grossas e frias
De sonhos nunca acabados
De desejos aprisionados
Em forma de coração.
Eu digo-te se não contares
A ninguém ou coisa nenhuma.
Esqueci-os nos meus cantares
Peguei em todos à uma
E fazendo no céu um furo
Apaguei-lhes os esgares
E rindo de satisfação
Enterrei-os no futuro.


91.11.06

Um abraço do
Joaquim
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 10 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6362: Convívios (151): Tabanca do Centro, dia 26 de Maio de 2010, em Monte Real (Joaquim Mexia Alves)

Vd. último poste da série de 7 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6339: Depois da Guiné, à procura de mim (J. Mexia Alves) (2): Vida

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Joaquim MA

Realmente tens um jeito muito particular, mas bem conseguido, para transmitir os teus sentimentos e os teus pensamentos.

Gostei.

Hélder S.

MANUELMAIA disse...

CARO MEXIA ALVES,

ESTE TEU HINO A UMA LIBERTAÇÃO
QUE TE CONDUZIU PARA UM MUNDO DIFERENTE ESTÁ EXTREMAMENTE BELO.
PARABÉNS.
ABRAÇO
MANUELMAIA

Anónimo disse...

Caro Camarigo Mexia Alves

Essa tua maneira de transmitires o reencontro com uma nova vida, depois daqueles anos "difíceis" (para não carregar mais nas tintas), é de facto duma beleza ímpar.

Gostei muito

Abraço
Jorge Picado