sábado, 8 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6349: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (20): Bem haja senhor Grilo, maquinista do navio Ana Mafalda

1. 20.ª nota solta enviada pelo nosso camarada Rogério Cardoso (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), em mensagem de 4 de Maio de 2010.


NOTAS SOLTAS DA CART 643 (20)

Bem haja senhor Grilo, maquinista do navio Ana Mafalda


Estava eu em Bissorã, decorria o ano de 1964. A DO 27 dando voltas à povoação, esperando que o grupo de assistência à pista fosse rápidamente fazer a segurança.

Era uma visita sempre bem-vinda, o correio sempre esperado por todos.

Como de costume recebia uma quantidade considerável de cartas e "bate estradas", notícias enviadas pela minha mulher, pais, avó, sogros e demais amigos.

Dentro dessas notícias vinha uma de meu pai, em que dava conta do envio de uma encomenda, com os chamados "comes". Ele, meu pai, teve a ousadia de dirigir-se ao navio Ana Mafalda, quando atracado em Lisboa, pedir ao primeiro tripulante que avistasse, no caso foi o maquinista Sr.Grilo, para transportar um embrulho com alguma dimensão, para seu filho que se encontrava na Guiné, isto sem conhecer ninguém.

A resposta foi logo afirmativa, mas havia um problema, o destino do navio era Bissau e eu encontrava-me em Bissorã.

Também, quando soube do feito de meu pai, já o navio se preparava para zarpar de Bissau, no dia seguinte à noticia por mim recebida.

O maquinista Sr. Grilo, porque eu não aparecia, telefonou para os CTT de Bissorã para falar comigo, conseguiu mas dizendo que tinha da ir buscar até à noite sem falta, estávamos no principio da manhã, não me lembro de que dia e mês.

Falando com o Comandante da Companhia, Cap. Silveira, obtive autorização para me deslocar a Bissau, Unimog rápidamente preparado, uma Secção de voluntários e lá vamos integrados numa coluna que se dirigia a Mansôa.

Quando chegámos a Bissau, ao Pijiguiti, já o sol se tinha posto, suados, sujos com aquele pó vermelho que todos nos lembramos, com o Sr. Grilo inquieto e preocupado, como de sua família se tratasse.

Saltei da viatura, entrei no navio, quando ele me perguntou, vocês já jantaram? Como obteve uma resposta negativa, obrigou-nos a todos a entrar e serviram-nos uma jantarada, com alguns elementos da tripulação, inclusivé o Comandante, janta essa que há muito não nos passava pelo estreito canal.

Findo o lauto repasto, ele e os amigos, distribuiram diversos alimentos como, conservas de fruta, leite com cacau, bolachas, chocolates, bebidas, etc. com alguma abundância.



Eu e os meus camaradas, não tivemos palavras de agradecimento, para tão grande gesto de amizade dos intervenientes que atrás descrevi.

São passados muitos anos, cerca de 45, só agora houve oportunidade de contar em público estes gestos de solidariedade, graças ao blogue LUIS GRAÇA E CAMARADAS DA GUINE.

Concerteza, já muitos ou quase todos partiram para o além, mas se lá no alto tais gestos forem compensados, têm de certeza um lugar muito especial.

Rogerio Cardoso
Ex-Fur Mil
Cart 643 - AGUIAS NEGRAS
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 3 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6306: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (19): Alguns momentos agradáveis

Sem comentários: