domingo, 2 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6299: Ser solidário (66): A minha homenagem à jovem Marta Ceitil, cooperante na Guiné-Bissau (Paulo Salgado)

1. Mensagem do nosso camarada Paulo Salgado* (ex-Alf Mil Op Esp da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72), com data de 28 de Abril de 2010:

Para a Jovem Marta

Li com muita curiosidade o texto da jovem Marta Ceitil**.
Leiamos, companheiros e camaradas da nossa Tertúlia, com atenção.
A jovem demonstra, como outros jovens que encontrei nas minhas andanças pela Guiné-Bissau depois da guerra, e durante alguns anos, abnegação, coragem, amor, solidariedade, sacrifício. Admiro-os, àqueles que vão em demanda do outro, daqueles que sofrem, mas que sofrem e têm sempre um sorriso de esperança e de gratidão. Vi jovens professores, enfermeiros, psicólogos e outros, caminharem pelas picadas, para Mansoa, Bula, S. Domingos - que sei eu? E no fim-de-semana vinham à capital cheios de canseira, mas sempre com um sorriso nos lábios…e lá estava a D. Berta para os receber como filhos ou netos.


A D. Berta – ela que me perdoe muito, pois fiquei de lhe escrevinhar… não sei fazer história… algumas das sua belíssimas e antigas aventuras e algumas desgraças na terra onde derramou a sua vida e saúde. Para Si, Mãe Berta, Dona da Pensão Central, um abraço…porque sempre recebeu estes jovens com carinho…

Para Si, Marta, a minha homenagem. Por tudo de belo que fez e que viveu. Para os mansoenses uma palavra de muito carinho…
É que me fez lembrar os jovens que comigo calcorrearam as matas e as bolanhas, perdidos numa guerra fratricida, imposta – jovens que gostaríamos de ter ajudado a construir, não a destruir… Ainda que fôssemos generosos, a guerra era terrível…

Marta, já imaginou o que era estar num aquartelamento com algumas dezenas ou centenas de homens que, mal saíam o arame farpado, estavam a levar no corpo, jovens que tinham sangue na guelra e que sofriam… ali num qualquer buraco construído para protecção…

Obrigado pela sua abnegação. Eu sei o que isso representa.

Paulo Salgado
Ex-Alf Mil Op Esp
CCAV 2721
1970-72
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 23 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6218: O 6º aniversário do nosso blogue (14): Homenagem ao Blogue e aos Mendes que nos acompanharam (Paulo Salgado)

(*) Vd. último poste de Marta Ceitil de 27 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6260: A Guiné aos olhos das actuais gerações (3): Estou feliz e estou grata por esta oportunidade (Hélder Sousa / Marta Ceitil)

(*) Vd. último poste da série de 28 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6263: Ser solidário (65): Solidariedade não é caridadezinha (Juvenal Amado)

1 comentário:

Marta Ceitil disse...

Olá Paulo,

Obrigada pela sua mensagem.
Por muitos relatos que tenha ouvido, imagens que tenha visto, possa apenas imaginar o que tenha sido viver uma guerra, mas jamais irei verdadeiramente perceber o quanto é doloroso fazer parte dela, porque felizmente nunca tive de passar por isso.

Actualmente moro em Bissau e trabalho nos Médicos del Mundo. Adoro o que faço e nunca foi tão feliz, nem a minha vida nunca me fez tanto sentido como aqui. Trabalhar é um prazer… sinto que recebo e aprendo muito mais do que dou e ensino.

Quanto à D. Berta, ela é Avó de todos nós. Almoço todos os dias na Pensão Central e é uma delícia ouvir as suas histórias. Vou dar-lhe a sua mensagem…ela vai ficar feliz.

Mais uma vez muito obrigada