sexta-feira, 9 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6134: Em busca de... (122): Procuro informações sobre meu pai: João José Viana Dias de Azevedo, do BCAÇ 2905 (João Azevedo)


1. O filho de um nosso Camarada, já falecido, de nome João Azevedo, enviou-nos um pedido de publicação do seguinte apelo, tentando obter algumas notícias sobre o seu falecido pai, João José Viana Dias de Azevedo, que foi Fur Mil a CCAÇ 2658:

APELO
Batalhão de Caçadores 2905

Boa tarde,

Chamo-me João Azevedo e sou filho de um antigo combatente na Guiné pertencente ao Bat Caç 2905, tendo estado na Guiné entre os anos de 1970 e 1972, sensivelmente.

Vi o vosso blogue, na internet, e verifiquei que o nome do meu pai não aparece nas listagens de antigos combatentes.

O nome do meu pai é igualmente João Azevedo (João José Viana Dias de Azevedo) e era natural de Viana do Castelo. Infelizmente já faleceu, em 2002, vítima de um cancro e se fosse vivo teria agora 62 anos.

Faleceu longe da família e por esse motivo, fiquei com poucas recordações fotográficas (antigas) dele.

Recordo-me de ver fotos do tempo da Guiné dele e dos seus camaradas, mas tudo isso está perdido, pelo motivo que referi.

Nesse sentido, gostaria de saber se me poderiam ajudar a encontrar camaradas de meu pai, que possuam fotos em que ele também apareça e me ofereçam cópias, em papel, ou em suporte informático, para eu poder ficar com algum registo fotográfico dele desse período marcante da sua vida.

Foto de meu pai: João José Viana Dias de Azevedo, que foi Fur Mil a CCAÇ 2658, com a idade de 20 anos, aproximadamente, correspondente ao período em que esteve na Guiné, para ajudar a identificá-lo.

Sei também que ele, até 2001, foi aos encontros anuais de antigos combatentes do seu batalhão, por isso, creio que algum camarada o poderá identificar e quem sabe ajudar-me neste meu pedido.

Fico a aguardar feedback de vossa parte

Atenciosamente,
João Azevedo

2. Numa busca pelo blogue, foi possível verificar que temos entre nós 4 elementos do BCAÇ 2905, que poderão dar alguma reposta, ou ajuda, ao João, começando pela Companhia a que ele pertenceu, já que o batalhão era composto por 4 companhias.

Os 4 Camaradas citados são:

  • O Rogério Ferreira, que foi Fur Mil Inf MA, da CCAÇ 2658/BCAÇ 2905;
  • O Júlio César, que foi 1º Cabo da CCAÇ 2659/BCAÇ 2905;
  • O Ângelo Alberto de Almeida Campos, que foi 1.º Cabo Escriturário da CCAÇ 2659/BCAÇ 2905;

  • O Paulino Pereira, que foi Fur Mil At Inf da CCAÇ 2660/BCAÇ 2905.

3. O João Azevedo agradece, desde já, que toda e qualquer informação e, ou, fotos sejam enviadas para o seu e-mail pessoal: jjrazevedo@hotmail.com
__________
Nota de M.R.:

Vd. último poste da série em:

25 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6046: Em busca de... (121): Camaradas do ex-1.º Cabo Manuel Silva Ferreira, CCAÇ 1684/BCAÇ 1912, Guiné 1969/71 (Júlio César)

2 comentários:

Anónimo disse...

Apenas uns aditamentos ao que o MR escreveu.
BCAÇ 2905 desde 16FEV70 em Teixeira Pinto.
CCaç 2660 com efectivos em T.Pinto, Caió, Carenque, Bassarel, Batucar e Churobrique.
CCaç 2659 no Cacheu desde 14FEV70.
CCaç 2658, após treino operacional em T.Pinto e Bachile, seguiu em 14MAR70 para Nhamate e depois para Galomaro.

Abraço
Jorge Picado

Hermenegildo disse...

João Azevedo

Para saber passos da vida do seu pai - João José Viana Dias Azevedo, ex furriel atirador da C Caç 2658 / BCaç 2905, pode entrar em contacto comigo,pelo Facebook, ou com o Rogério Félix Ferreira, que está neste bloque.

Hermenegildo Gomes Ribeiro
Endereço electrónico
hgomesribeiro@gmail.com