sábado, 3 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6100: Tabanca Grande (211): Agostinho Gaspar, ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas da 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1972/74 (Agostinho Gaspar)

1. Mensagem de Agostinho Gaspar* (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1972/74), com data de 30 de Março de 2010:

Amigos da tabanca grande
A minha apresentação já foi feita pelo comandante da tabanca o mês passado (P5898), tenho seguido o blogue há alguns anos e chegou a vez de dizer quem sou.

Sou o Agostinho Gaspar, moro na Boa Vista, Leiria e fui 1.º Cabo Auto Rodas da 3.ª CCAÇ/BÇAÇ 4612/72, que esteve em Mansoa.

Não venho falar de guerra, mas sim do tempo de tropa do meu serviço militar.
No meu pensar, classifico os que fizeram a tropa em três classes: felizardos, felizes e infelizes, no meu caso, devo estar no grupo dos felizes.

Em 1970 fui à inspecção militar, nos editais da freguesia contavam (19) dezanove nomes, mas no dia (das sortes) compareceram somente onze (11), os outros já tinham passado a fronteira, uns com família, outros sem família, e a viver nos arredores de Paris.

Fiz a recruta em Janeiro de 1972, na CICA 4, em Coimbra, passei para EPSM, Sacavém, onde tirei a Especialidade de Mecânico, estagiei no RI 7 de Leiria.

No tempo de estágio, assentou praça o jogador do F. C. do Porto, os benfiquistas devem ainda lembrar-se dele… os (4-0), o Lemos.

Estando eu em Julho de 73 em Gadamael Porto e CACINE, chegou uma Companhia nova para aquela zona, onde vinha o Lemos, segundo se falava na altura ele ia para S. TOMÉ, mais uma que foi repescada.

Neste último almoço da tabanca do centro, eu e o Manuel Reis estivemos a comentar este episódio: um jogo de futebol, jogaram oficiais, sargentos e praças, as equipas eram feitas pelo Exército, Pára-quedistas e Marinha, todos equipados a rigor, o resultado não me lembro, tenho uma vaga ideia que a equipa, da qual fazia parte o Lemos, esteve a perder algum tempo.
CACINE era mais calmo do que os arredores, para quem se lembra era local da tropa recuperar forças.

Mudando de assunto, para a próxima falarei da Guiné. Terminado o estágio, novamente na EPSM durante a semana iam chegando os estagiários do meu turno de vários quartéis, no final mês de Agosto, fim-de-semana sai na ordem de serviço as mobilizações… dos cento e poucos do meu curso, metade estava na lista para a Guiné, e eu fui deles! Calhou-me na rifa o BCaç 4612/72 que estava a formar no RI 16 em Évora, outros foram para várias unidades que embarcaram na mesma altura. A 5 de Outubro de 1972 rumei nos aviões da TAM com destino a Bissau.

Para a próxima continuarei novos episódios

Um abraço a todos os amigos e leitores da tabanca
Agostinho Gaspar


2. Comentário de CV

Caro Agostinho Gaspar
Já tens, então, um endereço próprio de e-mail para seres contactado.
Começa agora a elaborar as tuas histórias e se tiveres mais fotos vai mandando também. Não te esqueças das legendas.

Não chegaste a enviar um foto tua actual para guardarmos nos nossos ficheiros. Quando puderes, envia-a.

De novo te damos as boas-vindas, aproveitando também para te desejar boa Páscoa.

Recebe um abraço da tertúlia.

Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 27 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5898: Tabanca Grande (206): Agostinho Gaspar, de Alqueidão, Boavista, Leiria, ex-1-º Cabo Mec Auto, 3ª C/BCAÇ 4612/72 (Mansoa, 1972/74)

Vd. último poste da série de 2 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6098: Tabanca Grande (210): Fernando da Costa Gomes de Araújo, (ex- Fur Mil OpEsp/RANGER da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512, Jumbembem, 1973/74)

9 comentários:

Anónimo disse...

AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ AGOSTINHO GASPAR, ESTAVAS EM LEIRIA QUANDO EU LÁ ESTIVE, FUI PARA LEIRIA EM 18 JULHO DE 72 E AINDA JOGUEI HÁ BOLA COM O LEMOS, SÓ QUE PASSADAS DUAS SEMANAS VIM PARA SANTARÉM ACABAR A RECRUTA DO CSM E DEPOIS FUI PARA SACAVÉM PARA TIRAR A ESPECIALIDADE DE MECÂNICO AUTO, PASSAMOS PELOS MESMOS QUARTÉIS E FOMOS OS DOIS PARAR HÁ GUINÉ, GASPAR BENVINDO AO NOSSOS CONVIVIO DE CAMARADAS QUE ESTIVERAM NA GUINÉ.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI.

AMILCAR VENTURA EX-FURRIEL MIL. MECÂNICO AUTO, 1ª COMPANHIA DO BCAV 8323 BAJOCUNDA 73/74

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro camarigo Agostinho

Sendo quase conterrâneos aqui te deixo o meu abraço camarigo de boas vindas.

Anónimo disse...

Caro Agostinho Gaspar

Dou-te as boas vindas, ao seio da nossa tertúlia e espero mais digitalizações dos teus postais.

Um abraço

José Corceiro

Manuel Reis disse...

Caro Amigo Agostinho:

Sê benvindo à nossa tertúlia para revivermos os tempos da Guiné. Os Bons!
Bem, como tu dizes e bem, já recordámos os jogos de futebol, realizados em Cacine, onde sobressaía o Lemos, que supostamente iria para S. Tomé, mas o avião modou de rota, por falta de combutível, e foi aterrar em Cacine!
Um abraço amigo.
Manuel Reis

Carlos Vinhal disse...

Bem me lembro dessa famosa tarde, em Mansabá, em que estávamos a ouvir o relato do Porto-Benfica. Os portistas ficaram em euforia em contraste com os benfiquistas que não se conformavam com a vitória do Lemos por 4 a zero frente ao clube da Luz.

Ab
Carlos Vinhal

Anónimo disse...

Caro Agostinho Gaspar

Como elemento duma CCaç colocada no subsector de Mansoa quase dois anos depois de eu de lá ter saído, é com enorme prazer que te dou também as boas vindas à tabanca, aguardando agora as tuas descrições para saber como foi a evolução.
Para já sei que do subsector já não fazia parte o Destacamento de Cutia. Será assim? E porquê?

Abraço de Mansoanca para Mansoanca

Jorge Picado

Hélder Valério disse...

Caro Agostinho

Pois que sejas benvindo e que tragas as tuas histórias e as tuas fotos que, por sinal, sabemos serem bastantes...
Fica e sente-te à vontade. Não te preocupes que por aqui estivemos todos na Guiné.
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Olá Agostinho Gaspar,

Tinhas prometido contar alguns episódios que referiste aquando do almoço da Tabanca do Centro, mas nunca mais davas à costa (defeito de ser Sardinha).

Sê bem aparaecido e vai dizendo de tua justiça.

Um abraço
BSardinha

Anónimo disse...

Agostinho, sê bem vindo à nossa Tabanca Grande.
Peço-te que dês a conhecer a toda a malta as tuas belas colecções que eu já tive oportunidade de apreciar.
Um abraço amigo do
Vasco

Vasco Augusto Rodrigues da Gama