domingo, 28 de março de 2010

Guiné 63/74 – P6060: O meu álbum de fotos (3) (Alfredo Dinis)

1. O nosso Camarada Alfredo Dinis, que foi 1.º Cabo Enf da CCS da CART 6523 - Nova Lamego -, 1973/74, dando continuidade à publicação das suas fotos (postes P5369 e P6033), enviou-nos em 27 de Março de 2010, a seguinte mensagem:

Camaradas,

Hoje envio mais algumas fotos das minhas "férias" passadas em Nova Lamego.


Estas considero-as de rara oportunidade, pois foram obtidas no início do ano de 1974, após uma mortífera emboscada que nos preparou o PAIGC, onde a nossa Companhia sofreu 7 mortos e 2 feridos com gravidade.
A coluna saíra de Nova Lamego em direcção a Piche, estávamos no princípio do ano de 1974, se não me engano, à frente seguia uma viatura chaimite carregada de pessoal da minha Companhia.
Aspecto de uma Chaimite idêntica à que seguia no topo da coluna, que, a dada altura, pouco antes de chegarmos a Piche, foi atingida com granadas de RPGs, disparadas por um guerrilheiro do PAIGC, que se encontrava acoutado em cima de uma palmeira, provocando 7 mortos e 2 feridos com muita gravidade.
Após o ataque estou Eu em pleno tratamento dos feridos: o motorista, Alf Mil Silva, Fur Mil Cripto Alves e o Fur Mil Santos
2 soldados que não consigo identificar, o Fur Mil Santos, o Fur Mil Cripto Alves, o Alf Mil Silva e EU
Também com algumas escoriações ficou o Alf Mil Freitas (Madeirense)
O Alferes Silva também tinha ganho alguns arranhões
Nova Lamego > Aqui foi a vez de tratar de graves queimaduras do Filipe, resultantes da explosão de um gerador de energia, no quartel
Nova Lamego > Ainda a tratar das queimaduras do Filipe
Na calmaria que se seguiu, poso para a foto junto do Alf Mil Freitas (Madeirense)
O Alf Mil Silva, Eu e o Alf Mil Freitas
Um abraço para todos,
Alfredo Dinis
1º Cabo Enf CCS do BART 6523

Fotos: Alfredo Dinis (2009). Direitos reservados.
Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
____________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

21 de Março de 2010 > Guiné 63/74 – P6033: Estórias avulsas (78): O meu álbum de fotos 2 (Alfredo Dinis)

3 comentários:

Sotnaspa disse...

Camarada Dinis.

Estou a comentar o teu poste para ajudar na legenda das fotos com o Filipe.
1º o Filipe não foi ferido na chaimite, 2º ele é do Paúl - Torres Vedras.
Eu também tenho brancas nesta coisa de recordações da Guiné, mas destas tenho a certeza.
Espero que não leves a mal mas, é mesmo para ajudar.

ASantos
SPM 2558

Anónimo disse...

Boa tarde ASantos,
Agradeço as indicações sobre o Filipe, que eu estava convencido ser natural de Matosinhos.
Já pedi ao Magalhãaes Ribeiro para proceder às emendas em conformidade.
As queimaduras, se bem me lembro resultaram da explosão de um gerador no quartel.
Muito obrigado.
Um grande abraço Amigo,
Alfredo Diniz

Unknown disse...

Camarada Dinis,
Acaso o Filipe não prestava serviço no bar e messe de sargentos no dito batalhão?!...assisti ao acidente da explosão do pretoleo no momento que abastecia o frigorifico. Ainda hoje guardo a imagem dele envolvido em chamas ...

ex-Fur Ramos
BAA 7040 (Pista Velha)