sábado, 20 de março de 2010

Guiné 63/74 - P6028: A propósito do Dia do Pai... e da história do Esq Rec Fox 3431 (Bafatá, 1971/73)

1. Encontrei, num blogue (*), uma referência a um convívio, em 2005, do pessoal do Esquadrão de Reconhecimento Fox 3431. Interessou-me por duas razões: (i) não temos ninguém do Esq Rec Fox 3431, que foi comandado pelo Cap Cav Botelho, o mesmo que terá alegadamente entrado pelo Senegal dentro com as suas Chaimites, algures em 1972 (**); (ii) ontem foi dia do pai, e achei bonito ler estas palavras do filho de um camarada nosso, condutor de chaimite: "(...)  adorei ter estado presente naquele almoço, este seria apenas o primeiro, pois farei sempre questão de acompanhar o meu pai, que é o meu ídolo, o meu exemplo a seguir!"...


Com a devida vénia (ao Luígi a quem peço também "emprestadas" as duas imagens aqui reproduzidas, e eventualmente que nos leve até ao seu pai, nosso camarada, para saber mais sobre a história desta unidade de cavalaria), passo  a transcrever :

Recuando um pouco no tempo até ao dia 07 de Maio de 2005, tive a oportunidade de estar presente num almoço convívio entre Ex-combatentes que fizeram parte do Esquadrão de Reconhecimento Fox 3431 que partiu de Lisboa a 25 de Agosto de 1971 com destino à Guiné, mais precisamente a Bafatá. Este constituía a reserva móvel do agrupamento Leste. Está organizado em Comando e três Pelotões de reconhecimento, o meu pai fizera parte do 1º Pelotão denominado “Os Barbudos” onde era condutor.

A Missão consistia em acções de reconhecimento e vigilância, patrulhamento frequentes, escoltas a colunas-auto.

No dia 4 de Outubro de 1973, após 25 meses de Comissão na então Província Portuguesa da Guiné, regressa finalmente à Metrópole o Esquadrão de Reconhecimento Fox 3431.


32 anos depois da chegada a Portugal e após já se realizarem vários almoços convívio, finalmente o Sérgio Marques conseguiu entrar em contacto com o meu pai, informando-o da existência do almoço convívio, estes realizam-se sempre no primeiro sábado do mês de Maio.

Eu,  juntamente com a minha mãe e o meu irmão,  fiz questão de estar presente com o meu pai no almoço.

Foi extraordinário ver que,  após 32 anos sem se verem ainda se conheciam…Fez-me lembrar um pouco o que se passa com as pessoas que cresceram comigo no futebol, embora no caso deles a relação ainda seja mais marcante, afinal de contas eles eram uma equipa que lutava pela sobrevivência e não em ganhar jogos…

Posso dizer que adorei ter estado presente naquele almoço, este seria apenas o primeiro, pois farei sempre questão de acompanhar o meu pai, que é o meu ídolo, o meu exemplo a seguir! (*)

___________

Notas de L.G.:

(*) Fonte: Blogue > Love is the higher Law: This is my lifestory revisited by myself >  5 de Agosto de 2008 > Esquadrão de Reconhecimento Fox 3431

Perfil completo do autor, Luigi, 32, Lisboa

(**) Vd. poste de 19 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6022: Fajonquito do meu tempo (José Cortes, CCAÇ 3549, 1972/74) (4): Ainda o caso do Cap Patrício que foi, por castigo, para a CCAÇ 15, Mansoa, e do comandante do Esq Rec Fox de Bafatá que invadiu o Senegal com as chaimites

Comentário do Jorge Picado:


(...) Das Fichas das Unidades na Guiné, consta o Esq Rec 2640 (NOV69/SET71) colocado em Bafatá e cujo Cmdt era o Cap Cav Fernando Monteiro Vouga e este ERec 2640 foi substituido em Bafatá pelo ERec 3431 (SET71/JUN73) que teve como 1.º Cmdt o Cap Cav Manuel Eduardo Alves Botelho e depois o Cap Cav José Rafael Lopes Saraiva.


Por sua vez o ERec 8840/72 foi colocado em Bafatá em ABR73 e rendeu o ERec 3431 em JUN73. Tinha como Cmdt o Cap Cav Francisco X. Silveira Montenegro Carvalhais e não tem HU, enquanto os outros 2 têm. (...)

Sem comentários: