sábado, 20 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5850: Memória dos lugares (71): Mansambo, CART 2339 (1968/69): Eram uns gajos do caraças!... (Torcato Mendonça)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mansambo > CART 2339 (1968/69) > Fotos Falantes III >  Foto nº 59 > A famosa Santinha, uma capa de calendário com uma carinha larocas, que ajudava a exorcizar as tensões das noites de emboscada fora do aquartelamento... Em formato extra-largo, pode ver-se melhor a silhueta da HK 21...

Foto: © Torcato Mendonça (2010). Direitos reservados                                                                                                                                                  


1. Comentário do Torcato Mendonça, ex-Alf Mill Art, CART 2339 (Mansambo, 1968/69), meio alentejano e meio algarvio, português dos quatro costados, exilado na Cova da Beira, com vista para a Gardunha e a Estrela... (Data: 14 de Janeiro último; poste P5643) (*)


Na madrugada das dez abri o blog... e fugi. Então ele postou o mail...e, ainda por cima, sem a Santinha!!!. Tristeza. Um homem deve ter sempre uma. Vim agora e li os comentários. Não devia escrever mais...só que mando um abraço aos Camaradas: para a gélida Suécia, o Mato Cão onde tanta segurança fiz (Breda tinha eu, bela...) e os barcos que por lá passavam, diziam, ter truque. Logo info antes de cambar...Bater palmas ao belo filme do J. Félix... Dizer que devo uma resposta ao Zé Brás. Belarmino,  não é regresso. Estou a tentar acomodar centenas de slides e fotos. Um abração ao JCabral, e ao Luís Graça dizer que...olha já saiu. O que é um "camarada e amigo by- passado?"... E a bomba soluça é do frio."Tou f... ".

Termino dizendo a César Venâncio: não sei se pertence a esta Tertúlia. Por mim exprima-se como entender. Cafre pode ser pejorativo,  fez bem em dizer sem ofensa a eles. São Bantos e não só. Os outros, das fotos, o senhor também não ofende. Há vários significados para cafre. Deixo isso a exploração sua, se assim o entender.

Este Grupo de Homens e Militares passaram com dignidade pela guerra na Guiné. Não vieram todos. Mesmo lá,  e posteriormente, alguns tiveram vidas diversas de Comando (3ª a 16ª -68/69) a outras guerras...vidas! Se assim viviam,  era para sobreviver.

A todos eles,  meus Camaradas, vivos ou mortos presto a minha gratidão e eterna amizade. Somos unidos, fortemente unidos.Só alguns compreendem.

Um abraço para todos do TM.

2. Respondi-lhe, eu, L.G.,  de imediato:

Torcato: Contas-me a história da Santinha e eu publico a foto (editada)... Na nº 59 não vejo HK nenhuma... Falo das Fotos Falantes III.. Um abraço. Luís

PS - O by-passado é um trocadilho, se calhar de mau gosto... I' m sorry[E seguia foto em anexo, que se publica acima, em formato extra-largo.]

3. Resposta do TM, no mesmo dia:

A Santinha está encostada à HK 21,  meio tapada com o meu lenço azul (lenço da 2339).

Fotos 55 e 58. Engano meu,  na 59. A solidão,  Camarada,  e o calendário, a revista,  servia para suavizar...só isso. Era duro esperar horas e horas à chuva,  em emboscada infrutífera, caminhar noite escura para um objectivo e não saber que encontrar ou quem ia voltar, cair na emboscada e deixar de ser ele e ser a besta e praguejar, insultar e ouvir tuga...tuga...e replicar com filhos de puta...teu pai...tua mãe. Isso era o menos. Isso era o menos... o normal, o normal...era a bestialidade...Esquece camarada e amigo, tu sabes.

Por isso,  o melhor: São brincadeiras, boas maneiras de aliviar tensões,  à falta de tesões, no meio de certas confusões e mais agora que a Tabanca Grande foi internacionalizada e bem...  Da Lapónia de onde vem certamente o Papa Nöel e as renas com os ius ius a tilintar. O José Belo deve saber e na penumbra do dia deu certamente indicações às renas e ao Papa Nöel...está a chegar atrasado a prenda de Natal, O frasco da Alegria, Boa Disposição, Alivia Tensões...Os sexagenários brincarão depois como meninos à volta de uma fogueira...

Adeus,  amigo,  e um abraço do Torcato

[ Revisão / fixação de texto / bold a cor / título: L.G.]

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 14 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5643: Memória dos lugares (68): Os militares eram uns tipos do caraças (Torcato Mendonça, CART 2339, Mansambo, 1968/69)

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas que intervenção tão engraçada (e interessante) do camarada Torcato!
Calou, pura e simplesmente, a minha primeira reacção - 'Bonecada na emboscada!?', a lembrar uma história que conheço de uma emboscada que era sempre a mesma, sempre no mesmo sítio...

Tem razão, amigo Torcato, há coisas que devem ser levadas para 'o gozo', agora, de longe.

SNogueira

Anónimo disse...

Não sei se era para rir, mas eu li um bom bocado de humor, bem feito.
Gostei e fez-me bem.
Abraço
Jorge Félix

Anónimo disse...

Essa de taparem o RESTO(!) da "santinha" com um monte de folhas.....deve ter feito sofrer os "Hui!-Hui!" da zona!

Jorge Narciso disse...

Atenção Luis

Onde estão os 2701 Posts que mediaram entre o anterior (5849) e este (8550)?
Senti-me quase septuagenário (Hahah)

Abraço

Jorge Narciso

Luís Graça disse...

José: Desta vez não tens as balas apontadas para ti...

Quem foi o engraçadinho que, em Fá Mandinga, trocou as fitas da MG 42 ?... Alguma partida aos "periquitos" da CART 2339, acabadinhos de chegar à Zona Leste...

Anónimo disse...

Julguei estar errado quando comecei a ver uma data de ESTRELAS à volta da cara da "menina".(Eu sei que já lá vao bons meses sem luz solar na Lapónia,e que aqui o significado festivo de "noitadas" é muito mais...abrangedor...que o Lusitano).MAS FACTO É QUE ELAS LÁ ESTAO...as estrelinhas! Sei que havia a tal campanha:Por uma Guiné melhor! Mas,pelos vistos era melhor...para alguns! Para os de Mansambo! Com mini-TV e Eurovisão privativos!

Luis Dias disse...

Caro Torcato

Então não é que a "santinha" parece tão feliz ao lado da HK-21!!! É pá, é mesmo coisas da guerra. Faço ideia das loucuras que os mirones pensavam a olhar para a "querida".

Humor bem português faz-nos sempre bem.

Um abraço

Luís Dias

Torcato Mendonca disse...

Esqueci-me e fui ver os comentários.
Deve parecer patetice comentar comentários...redundância ? Pois e daí??? Este poste é a continuação de outro e tenho que dizer algo.
# Nunca "brinquei em serviço" e tive situações que, se tivesse sido menos profissional, não estaria aqui.Não me refiro á estadia da Guiné.Também. Mesmo nesta foto (Guiné), que pertence a uma série de slides, referem-se á segurança a uma desmatação feita por muitas centenas de nativos (7 mil diz o Histórial da Companhia. Devem ser demais digo eu).Tristezas ou a maneira de abrir o campo de tiro ao IN. Certo é que podia descansar e relaxar de quando em vez.
Caí em emboscadas, estive demasiadas horas debaixo de fogo para saber como agir. E assim aconteceu. Aliás ao longo da vida, talvez o ter sido militar para isso tenha contribuído -
fui disciplinado e bom ,repito bom no que fazia. Vaidoso? Claro! E daí?(escrever não entra nisto obviamente). Estou velho hoje dizem os mentirosos. Tenho as cicatrizes que devo ter e o resto...e brinco, como agora e aqui, porque estou entre Camaradas e borrifo-me em mim.Não é melhor ter momentos para rir??? Só uma breve resposta.
Não sei quem é SNogueira ( com o respeito que tenho por todos) mas é ou foi, continua a ser, militar. Concorda comigo certamente. Cumprimos sempre a missão e, no intervalo de duas, rimos e etecetera.O Jorge Félix peço-lhe mais vídeos. Não és vaidoso mas és bom.José Belo: era devido aos hui! hui!e ás meninges e até víamos estrelas...mas Mansambo chegou a ter a Rádio Mansambo...silenciada!
Jorge Narciso os Posts foram furtados por mim e vou devolver...
Luís Dias os mirones olhavam e pensavam longe, muito longe...isso iam até ao País deles e com o decoro que tinha a foto nunca seria " motor de arranque" para masturbação. Hui! Hui!
Finalmente o Comandante Luís Graça
-era o posto de sentinela, no depósito de água de Fá.Ficavam dois militares com G3 e a MG. Ou foi para a foto ou estávamos a ver o campo de tiro...mas é chato!Nada não, como dizem os Beirões.Em Fá eram férias...e...
Bom Domingo; Abraços e não levem certos assuntos tão a sério...leiam os jornais, vejam telejornais e outros que tais e...com tais figurões...AB TM