sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5843: O Nosso Livro de Visitas (83): António Carlos Ferreira, ex-Fur Mil Mortágua, Esq Rec Fox 8840 (Bafatá, 1973/74)

1. Mensagem que nos chegou em 13 do corrente, assinada por António Carlos Ferreira:

1:00h da manhã,  um copo de whisky na mão, a mente preversa,  veio-me à memoria as noites em que tal acontecia quer em Bafatá, Piche ou Aldeia Formosa,  à espera dos very-lights para nos por à prova à nossa coragem.

Recordando o encontro que tive com o Marcelino da Mata no meio da floresta que liga Nova Lamego a Piche,  surgiu-me a ideia de pesquisar na Internet algo que me avivasse a memória. Fui surprendido com o texto do Luis Graça [, o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]. Fiquei maravilhado porque o nosso contributo por uma cousa nunca será esquecido. Aguardo notícias.


António Carlos Ferreira (ex-furriel Mortágua)

Proprietário da Adega Típica A Pharmácia,
Rua Brasil 81/85
Coimbra

E-mail: adegapharmacia@gmail.com

telm: 917213076 / telef  239 404 609
 
2. Comentário de L.G.:
 
Acabei de falar, ao telefone, com o nosso camarada António Carlos Ferreira, que pertenceu ao Esq Rec  Fox 8840 (Bafatá, 1973/74). Ficou visivelmente feliz. Contou-me que bateu, com as suas Chaimites, a zona leste (Bafatá, Nova Lamego, Canquelifá, Piche, Buruntuma), mas também andou pelo sul (estava em Aldeia Formosa, no 25 de Abril de 1974; quando foi da entrega do aquartelamento ao PAIGC, em Agosto de 1974, estava em Bissau, de regresso de férias, não tendo por isso voltado a Aldeia Formosa).
 
Na estrada de Piche-Lamego, recorda uma das emboscadas, antes do 25 de Abril,  que sofreu uma coluna auto, com cerca de 30 viaturas... À frente da coluna, ia uma Chaimite (**). A viatura parou a um movimento suspeito. Uma roquetada apanhou um ângulo morto do blindado que se incendiou. Morreram dois furriéis, na altura...

O Mortágua (nome de guerra do António, sendo Mortágua a sua terra natal) aceitou o meu convite para se juntar a nós, na Tabanca Grande. Tem inúmeros slides que vai procurar digitalizar. Fiquei de passar pela sua Pharmácia, numa próxima visita a Coimbra.  O restaurante fica na freguesia da Sé Velha, perto da Universidade
 
Em relação ao  Esq Rec Fox 8840, verifico que há aqui, no nosso blogue, pelo menos uma referência (*). O Mortágua falou-me também dos nomes de dois camaradas do Esquadrão, o Bernardino Silva (que costuma organizar os encontros anuais da unidade) e o Serrano, que era o Fir Mil Enf (hoje, inspector do ensino superior, reformado).  E ainda do comandante, o Cap Cav Carvalhais, que era filho do Comandante da GNR.
__________
 
Nota de L.G.:
 
(*) Vd. poste de 15 de Janeiro de 2008  > Guiné 63/74 - P2442: O Nosso Livro de Visitas (3): Carmindo Pereira Bento, Esq Rec Fox 8840 (Bafatá, 1973/74)
 
(...) Sou ex-militar do Esquadrão de Reconhecimento Fox 8840. Estive lá no início de 1973 até perto do fim do ano de 1974.
 
Tenho histórias a contar como vocês contam as vossas. Tivemos lá dos maiores atentados registados até essa data. Lamento principalmente o meu ex-capitão e comandante Carvalhais do Esquadrão de Cavalaria 8840 (hoje coronel) nada registar na Internet.


Não vos conheço mas gostaria de ter contacto convosco para vocês conhecerem o meu Esquadrão e recordarmos por onde e como passamos.


Um abraço...


Para meu contacto: Carmindo Pereira Bento.
Restaurante Ângulo-Real
2425-022 Monte-Real- Leiria.

(**)  Foto de Chaimite (acima): Cortesia do sítio Guerra Colonial. Sobre as  Chaimites, há pelo menos dois postes no nosso blogue.

Sem comentários: