quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5762: Parabéns a você (74): Mário Silva Bravo, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 6, Bedanda 1971/72 (Editores)

Hoje, dia 4 de Fevereiro de 2010, está de parabéns o nosso camarada Mário Silva Bravo, ex-Alf Mil Médico na CCAÇ 6, que esteve em Bedanda nos anos de 1971 e 1972.

Ao Dr. Mário Bravo vem a Tertúlia desejar um divertido dia de aniversário, na companhia de seus familiares e amigos, na certeza de que esta data vai ser festejada durante muitos anos, não sejamos, o Mário e quase todos nós, jovens sexagenários.


O ex-Alf Mil Médico Mário Bravo, apresentou-se à Tabanca no mês de Janeiro de 2007, assim:

Meu Caro Luís Graça:
Por motivo ocasional, tive conhecimento da existência deste fabuloso movimento de memórias das gentes que estiveram na Guiné.

Fui médico (alferes miliciano) na CCAÇ 6, em Bedanda, desde finais de 1971 até aos primeiros meses de 1972.

Actualmente, com 60 anos de idade, sou ortopedista na cidade do Porto. Ainda não estou reformado, mas tenho vontade de ocupar algum do meu tempo livre a relembrar velhos tempos.

Envio duas imagens (fotos), como se pretende e aguardo as vossas instruções para o envio de outras fotos que tenho e que se referem a Bedanda, isto é, a companheiros dessa época. Por exemplo, tenho fotos do Cap Ayala Botto que, segundo li, é Coronel na reserva.

Cumprimenta
Mário Bravo


O editor do poste não sabe se o Dr. Mário Bravo ainda está em actividade, oxalá que sim, porque são precisos técnicos com experiência, principalmente ortopedistas, porque a armação é o que mais se deteriora com a idade. Eu que o diga.
Vem isto a propósito, de que, se eventualmente já tiver mais tempo disponível, está na altura de nos contar as suas vivências na Guiné. Sou fã das histórias dos militares que estiveram ligados ao serviço de saúde, porque viveram experiências ímpares, quer pela diversidade dos problemas encontrados, quer pela dificuldade e capacidade de improvisação, face às necessidade mais básicas para desempenharem as suas funções.

Do espólio fotográfico do Camarada Mário Bravo, escolhemos as fotos que se seguem:

Alf Mil Médico Mário Silva Bravo

Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAÇ 3477 (Novembro de 1971/ Dezembro de 1972) > O Alf Mil Médico Mário Bravo - ao meio, na foto - esteve na CCAÇ 6 em Bedanda, mas também ia regularmente a Guileje, no tempo do Samúdio (1.º Cabo Enfermeiro, o primeiro à esquerda).
Foto: © Amaro Samúdio (2006). Direitos reservados


Guiné > Região de Tombali > Guileje > 1972 > O Mário Bravo na porta de armas

Guiné > Região de Tombali > Guileje > 1972 > O Alf Mil Médico Mário Bravo, que pertenceu à CCAÇ 6 (Bedanda, 1971/72) ia também regularmente a Guileje, prestara assistência médica aos respectivos militares e população. Ironicamente, esta a mensagem de boas vindas - Boa viagem - com que as visitas eram recebidas.

Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > 1971/72> O Alf Mil Médico, Mário Bravo, à direita; e o Tenente Miliciano Capelão Mário Oliveira.

Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > 1972 > O Alf Mil Médico Mário Bravo - o quarto a contar da esquerda, de óculos - no meio de um grupo de oficiais. O António Graça de Abreu - Alf Mil (CAOP1, Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74) - é o primeiro da esquerda.

Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > 1971/72 > Na foto, o Mário de pé, à esquerda... O grupo era o que trabalhava com ele na enfernaria... Do lado direito, de pé, está o Fur Mil Enf Dias, natural de Viana do Castelo.

Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > 1971/72 > O Alf Mil Médico Mário Bravo e o terceiro, de pé, a contar, da esquerda. Da primeira fila, à direita, segurando a bola, então Comandante da CCAÇ 6, Ayala Botto que, na Guiné, também foi ajudante de campo do Gen Spínola.

Fotos: © Mário Bravo (2007). Direitos reservados


Finalmente a listagem de postes do Doutor Mário Bravo ou a ele relativos


23 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1457: Tertúlia: Apresenta-se o Alf Mil Médico Mário Bravo, CCAÇ 6, Bedanda (1971/72)

27 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1466: Mário Bravo, médico de Guileje (Amaro Munhoz Samúdio)

28 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1467: Bem vindo a Guileje, Doutor (Mário Bravo)
e
Guiné 63/74 - P1469: Bedanda, manga de saudade ou uma dupla sinistra, o padre e o médico (Mário Bravo, CCAÇ 6)

12 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1517: Tertúlia: Com o António Graça de Abreu em Teixeira Pinto (Mário Bravo)

3 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1726: Álbum das Glórias (12): Bissau: Clube Militar, mais conhecido por Biafra (Mário Bravo)

21 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2566: Em busca de ... (21): Malta de Bedanda, do futebol e dos serviços de saúde (Mário Bravo, Alf Mil Médico, CCAÇ 6, 1971/72)

23 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2573: Futebol em Bedanda, CCAÇ 6, 1971/72 (Ayala Botto / Mário Bravo)

3 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5396: Os Nossos Médicos (10): Mário Bravo (CCAÇ 6, Bedanda, 1971/72), hoje ortopedista no Porto
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 2 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5751: Parabéns a você (73): Germano Santos, ex-Op Cripto da CCAÇ 3305/BCAÇ 3832 (Mansoa, 1971/73) (Editores)

16 comentários:

António Graça de Abreu disse...

Um forte abraço de parabéns, meu caro Mário.
E que satisfação estar numa fotografia contigo, em Teixeira Pinto, em finais de 1972, ainda moços e meninos!
António Graça de Abreu

Anónimo disse...

O Mário não estava originamente na lista dos aniversariantes de Fevereiro, pela simples razão de que não tinha informado, a tempo e horas, o nosso editor de serviço... A data de nascimento não é pedida a ninguém quando se entra para a Tabanca Grande; mas gente lá vai sabendo quando é que os/as meninos/as nasceram...

O Bom do Carlos, que tem tido trolhas lá em casa, a lixar-lhe a guita, lá tirou um bocadinho (um bocadão!) para lhe fazer este lindo poste, esta tarde...

Entretanto, e para memória futura, aqui fica a reclamação (matinal) do nosso médico à gerência do blogue:

"Caro Luis Graça
Bom Dia

Como sou um bocado invejoso, também gosto de fazer anos. Hoje mesmo atingi os 64. Sou mais velho do que tu, só um bocadinho !

Gostava de ver o meu nome na tão simpática rubrica dos aniversariantes, se me fizeres esse favor, quando houver ocasião.

O nosso blogue já é um fenómeno sem equiparação e sem dúvida graças ao Vosso excelente trabalho de dedicação e paixão pela causa.
Irei brindar, hoje, pela saude de todos os Tertulianos !!!

Mário Bravo

_______________

Luís Graça disse...

Mensagem que mandei ao Mário Bravo, às três e tal da tarde, ainda antes de sair este poste:

Mário:

Antes de mais, deixa-me chamar o piquete de serviço e a fanfarra do regimento para te prestar as devidas honras, hipocráticas, militares e bloguísticas....

Não és um Mário qualquer, és o Sr. Dr. Mário Silva Bravo, ilustre membro desta Tabanca Grande, se bem que a gente aqui deixe à entrada os títulos, os galões e as armas...

Lá fora, o mundo é uma selva: resta-nos a doce ilusão de que, nesta caserna virtual, todos somos iguais e não há nenhuns mais iguais do que os outros...

Mário: o teu pedido é uma ordem: vais já aparecer, em título de caixa alta, no nosso blogue, ainda esta tarde...

O Carlos Vinhal, editor de serviço, a partir do seu posto, em Mansabá, quero eu dizer, em Leça da Palmeira, já está a escrever o poste da série "Parabéns a você"...

E eu espero que os amigos e camaradas da Guiné saibam mais uma vez honrar a sua/nossa nobre tradição de camaradagem, amizade e hospitalidade...

Agora que, teoricamente, tens mais uns tempinhos livres, curte a tua merecida reforma, goza a vida, escreve umas histórias de Bedanda e de Guileje, aparece uma quarta-feira destas aos camaradas da Tabanca de Matosinhos e prepara-te, talvez em Maio, para participar no nosso V Encontro Anual, muito provavelmente em Monte Real, Ortigosa, Quinta do Paul (a confirmar)...

Afinal, falta-nos selar a tua entrada nesta bela comunidade com o Alfa Bravo da ordem... Um bom resto de dia para ti.

Brincadeira à parte, fico feliz por saber de ti e para mais em dia de São Mário...Parabéns pelas tuas 64 primaveras!

Luís Graça

Anónimo disse...

Caro Mário Silva.

Um grande abraço de parabéns neste dia, que se repita por muitos mais com saúde na companhia dos que te são queridos.

Manuel Marinho

Joaquim Mexia Alves disse...

Aqui fica o meu abraço de parabéns para o camarigo médico Mário Bravo.

Jose Marcelino Martins disse...

É sempre agradavel trocar mensagens com camaradas que festejam aniversários.

É sinal de que estamos vivos e prontos a romper o restos das solas.

Um grande abraço e que para o ano nos voltemos a saudar.

José Martins

Anónimo disse...

Pois que este dia se repita por muitos anos, sempre com saúde e boa disposição, são os votos de um "conterrâneo de Teixeira Pinto", ainda que anterior, pois saí de lá nos principíos de Fevereiro de 1972.

Abraço de parabéns
Jorge Picado

admor disse...

Um grande abraço de parabéns, votos de muita saúde e um bom dia de aniversário são os desejos do camarada
Adriano Moreira - Ex-Fur.Mil.Enf.
CART.2412 BIGENE,BINTA,GUIDAGE E BARRO 1968/70.

Colaço disse...

Parabéns muitos anos de vida e até próximo 2011.

Um abraço
Colaço.

Amilcar Ventura Ex. Furriel Mil da 1ª comp BCAV8323 disse...

AMIGO E CAMARADA DE GUINÉ MÁRIO SILVA
MAIS UM ANO.
PARABÉNS PARA TI
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO MÁRIO SILVA BRAVO
UMA SALVA DE PALMAS.
MÁRIO SILVA BRAVO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DA GUINÉ PARA TI E TUA FAMÍLIA.

Anónimo disse...

Mensagem enviada há 2 horas pelo nosso camarada Mário Bravo:

Boa Noite
Comandante LUIS GRAÇA

Só um indivíduo como tu, era capaz de executar as minhas "ordens", de modo tão eficaz!

Fartei-me de rir e chamei a família para apreciarem o teu discurso, digno de Prémio Nobel da Generosidade e Amizade. Como é eloquente a tua mensagem !

Fiquei muito agradado com tudo o que me dizes e tentarei colaborar e rechear o nosso blogue com aquilo que a minha passagem por aquelas paragens me permitirem.

Desejo que daqui a um ano possámos estar a cavaquear deste modo.

Anónimo disse...

Mensagem do Mário Bravo, enviada há 2 horas:


Caro
António Graça de Abreu

Muito obrigado pela tua mensagem de parabéns, pelos meus 64 anos.Sei da tua vida pelas notícias vindas a lume no nosso blogue. Fiquei em "pulgas" quando percebi que tinhas editado um livro e cá está no meu escritório em local visível, como ainda ontem a minha mulher comprovou, pois mostrei-lho quando recebi o teu mail.

Tenho algumas notícias, poucas, do Alberto Teixeira, engenheiro e que era da mecanica. Lembras-te ?
E lá vamos continuando a " curtir " memórias de grande energia emocional, mas que tão agradáveis são !

Anónimo disse...

Mensagem dp Mário, enviada há 3 horas:

Caríssimo
Carlos Vinhal

Que bem me soube ler o teu mail. Foi um dia memorável, pois passei-o com a família próxima - mulher, filhos e noras, o que é sempre motivo de grande felicidade.

Mas fiquei muito emocionado com o teor das mensagens recebidas por parte do pessoal da Tabanca Grande, não faltando mesmo a pontinha de lágrima ao canto do olho!

São memórias de grande peso emocional, quando recordamos tempos difíceis que nos uniram para toda a vida. Prometo que estou cheio de vontade de me juntar ao vosso grupo de Matosinhos, para um salutar convívio, em data que me irão indicar.

Por coincidência, fui almoçar com minha mulher ao restaurante Mariazinha 2, mesmo em Matosinhos.
Obrigado e até breve.

Comentário de L.G.:

Mário, dá uma vista de olhos ao sítio da Tabanca de Matosinhos (eles almoçam juntos todas as 4ªs feiras, no Restaurante Milho Rei)... Esses morcões são um caso muito sério, tão sério que os mouros do Centro e da Linha não quiseram ficar atrás, e também já esão a "construir" a sua Tabanca... Vai adorar conhecê-los!

Anónimo disse...

Mensagem do Mário Bravo, enviada ha 3 horas ao Amaro Samúdio (que foi foi 1º Cabo Enfermeiro, em Guileje, no tempo da CCAÇ 3477 - Os famosos "Gringos de Guileje", comandandos pelo Cap Mil Abílio Delgado, o mais jovem capitão miliciano que até então timha passado pelo TO da Guiné):

Meu Caro
Amaro Samudio

Fiquei muito emocionado com as palavras que me enviaste no dia dos meus 64 anos. Como é bom ler coisas tão sinceras e verdadeiras, como as que escreveste.

Todas as referências que apresentas, correspondem às minhas passagens por Guilege. Tempos difíceis, que foram ultrapassados com a ajuda de um grande sentimento de entreajuda e amizade, que nos tempos que correm e fora desse ambiente é muito difícil encontrar.

Lembro-me muito bem dessas minhas viagens e de coisas engraçadas que me aconteceram.

Um dia, o cozinheiro da companhia, decidiu fazer um prato especial, porque estava lá o médico ( eu !). E vai daí e com a cumplicidade do Capitão, que julgo chamar-se [Abílio] Delgado, preparou uma refeição com carne, que vim a saber, no fim do repasto, tratar-se de carne de sagui (macaco).
Estava mesmo bom !!!

Unknown disse...

Bravo,bravíssimo abraço para ti,ao findar do dia.
Espero em breve dá-lo pessoalmente
Pinto de Carvalho

Anónimo disse...

Amigo Bravo,só hoje soube,mas nunca é tarde para desejar o melhor aos homens bons.
José Figueiral.