sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P5613: Lembrando camaradas da Guiné, amigos para a vida (Rui Santos)

1. Mensagem de Rui Santos* (ex-Alf Mil da 4.ª CCAÇ, Bedanda, 1963/65), com data de 4 de Janeiro de 2010:

Amigos :
Gostaria de deixar aqui uma lembrança de pelo menos dois amigos e camaradas de armas.

1.º - Ao Capitão Câmara Tavares (meu Comandante em Bolama) que foi meu amigo e compadre duplamente (eu padrinho da filha dele e ele padrinho da minha filha, no Cartório de Bolama), falecido em Évora com um AVC . A esposa Lourdes, também já o acompanhou restando desta família a minha afilhada Nuxa e os dois filhos Zé e Pedro!

2.º - O Alferes Maldonado, amigo, camarada, com uma sensibilidade e um afecto extraordinário, esteve comigo em Bolama e foi perder a vida em combate (um estilhaço de granada no fígado) no norte da Guiné.

3.º - Aquele soldado que perdeu a vida a cerca de 800 m do meu aquartelamento em Bedanda, aquando do ataque ao Gouveia 16 no rio Unguariol, bem perto de Incala, e foi sepultado junto à saída do lado nascente da povoação (já informei, via mail, as entidades que procuram sepulturas de soldados nas ex-províncias ultramarinas).

E a todos que ficaram feridos e conseguiram sobreviver, mesmo aqueles que foram evacuados para Lisboa!!!

Bem haja a todos quantos comigo combateram, quer no campo, quer na mesa das granadas de 6 decilitros das fábricas Sagres, Super Bock, Coral, algumas com efeito retardado, e até as maiores para a época (1 litro) as Saint Paule & Girl.

Lembro a todos que tenham um Ano Novo cheio de tudo de bom e que lembrem sempre os vossos camaradas, pretos ou brancos, soldados, cabos, sargentos, oficiais, sem farda somos todos de carne e osso (alguns, mais carne que osso, o meu caso)!!

Lisboa 4 de Dezembro 01h16
Rui Santos
__________

Nota de CV:

(*( Vd. poste de 3 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5584: A minha filha nasceu na Guiné há 43 anos (Rui Santos)

Sem comentários: