terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5521: Álbum fotográfico de Rogério Cardoso (2): Quotidiano da CART 643 em Bissorã

1. Mensagem de Rogério Cardoso* (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), com data de 14 de Dezembro de 2009:

Caro Carlos Vinhal
Sou Rogério Cardoso ex-Fur Mil da CArt 643/Bart 645.
Estive quase todo tempo de comissão em Bissorã, com breve passagem por Brá, quando as casernas ainda não tinham portas nem janelas.

O meu ex-camarada Carlos Brito enviou-te umas fotos para serem publicadas no blogue.

Uma rectificação, o local que em que o Unimog foi minado não é junto à pista de aviação do Olossato mas sim de Bissorã.

A granada com que fui atingido era uma PANCEROVKA-Heat-120mm de fabrico Checo, que foi disparada para o GCOMB junto a uma casa de mato, salvo erro de nome Jean Couteou a caminho de Barro. A granada bateu em mim e não rebentou, talvez o único caso da guerra do ultramar em que o atingido se salvou.

Tenho mais fotos que se quiseres envio.

Eu estou nisto da Net há um mês, ainda sou maçarico e vou metendo muita água.

Continuação do Álbum fotográfico de Rogério Cardoso

Foto 1 > 5 de Março de 1964 > Na sala de jantar do Uíge > À esquerda: Furs Mil Dias, Magalhães e Amaral. À direita: Fur Mil Massano (falecido), 2.º Srgt Justiniano e Fur Mil Pereira Almeida.

Foto 2 > Uíge > Na sala de jantar, Furs Mil: Rogério, Cabeças, Águas, Inácio e Peixoto (já falecido)

Foto 3 > Painel da 643 na entrada do aquartelamento de Bissorã.

Foto 4 > Parque automóvel.

Foto 5 > Bolola > MAR64 > Fur Mil Sousa, Alf Mil Paulo (já falecido) e Fur Mil Rogério.

Foto 6 > Bissorã > Dia de S. Martinho de 1964, junto ao paiol.

Foto 7 > Alojamento de Sargentos > Fur Mil Rogério.

Foto 8 > Missão Protestante que dava apoio ao PAIGC, na estrada para Encheia. Alf Mil Lourenço, Sarg Hipólito (já falecido) e pessoal do GCOMB.

Foto 9 > Largo de Bissorã > Sarg Pára Roque, Fur Mil Rogério, Sarg Pára Cardoso e... (?)

Foto 10 > Jantar com civis > À direita o Pedrinho.

Foto 11 > Jantar com civis > Maxe à direita, ao fundo o Administrador Spencer
Salomão, Fur Mil Rogério e outros.


Foto 12 > Fur Mil Rogério com Furriéis da CART 730.

Foto 13 > Bissorã > Rua do Quartel, vendo-se à direira a cobertura do Refeitório e ao fundo a Administração.

Foto 14 > Bissorã > Rua dos alojamentos dos sargentos. Ao fundo, um Buick que não andava, a única viatura civil de Bissorã .
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 21 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5515: Estórias avulsas (66): O grande amigo Sargento Bajouco da CART 642 (Rogério Cardoso)

Vd. primeiro poste da série de 20 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5509: Álbum fotográfico de Rogério Cardoso (1): A Paulucha e material apreendido ao IN (Rogério Cardoso / Carlos Brito)

3 comentários:

Rui Silva disse...

Olá grandes amigos da 643!
Os valorosos e camaradões "Águias Negras".
Sou o Rui Silva, ex-furriel da 816.
Convivemos em Bissorã alguns meses (Junho a Setembro de 1965) e operamos junto no mato diversas vezes.
Um abraço Rogério Cardoso embora não me lembre de ti, de certeza que estivemos juntos.
Gratas recordações da vossa malta.
Lembro-me dos comandos Hipólito e Graça.
Lamento muito a morte do Hipólito pois ainda estive com ele várias vezes em Lisboa após o nosso regresso.
Recebam um grande abração da 816 e o desejo de uma alegre Quadra Festiva e um ano (muitos) de saúde e felicidade,

Rui Silva

Rogerio Cardoso disse...

Amigo Rui Silva. Também não me lembro de ti,manda uma foto da época
e uma de agora.As minhas estão no
blogue.Eu moro em Cascais e tu?A malta dáva-se bem e foram momentos
muito vividos e com grande intensidade, diz-me mais alguma coisa para rmcardoso1941@gmail.com.
Um abraço amigo do Rogério

Fernando Sousa disse...

Impressionante o volume das contribuições para as memórias de Guerra na Guiné. Eu próprio, oficial do quadro (Infantaria) na reforma e ex-alferes em serviço em Encheia e Bissorã, em 1973-74, comecei a recordar coisas em que nunca mais tinha pensado, nem sabia que ainda podia recordar. Os meus sinceros parabéns aos promotores por avivarem a memória de todos nós