terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5470: Parabéns a você (53): Francisco dos Santos, 1º Cabo Radiotelegrafista, CCAÇ 557, Cachil, Como, 1964 (Editores)


1. O nosso Camarada Francisco dos Santos, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista, da CCAÇ 557, Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65, completa hoje 67 anos de idade.


2. O Francisco dos Santos foi apresentado como novo tabanqueiro no poste P4329:

“Francisco dos Santos, nado a 15/12/42 e criado em Sarilhos Grandes, Montijo, onde sempre fui fiel como residente, excepto aqueles vinte e três meses de residência forçada na Guiné. Sou casado com a minha sempre querida Emília [Mila para os amigos], tenho sessenta e seis anos de idade, duas filhas e três netos. Sou reformado, fui motorista, hoje dedico-me à família e à Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes, da qual faço parte dos órgãos directivos e tenho como hobby a escrita, ou por outra, o bichinho da poesia popular.

Embarquei para a Guiné no navio mercante Ana Mafalda integrando a Companhia de Caçadores 557 em 27/11/1963, desembarquei em Bissau a 3/12/1963, onde a Companhia 557 substituiu transitoriamente a CCaç 556 no dispositivo do BCaç 600, com vista à segurança e protecção das instalações e das populações da área da Ilha de Bissau até à chegada da CArt 349.


3. Entretanto, contactamos o José Colaço e pedimos-lhe que nos soubesse algo mais sobre a personalidade do Francisco Santos, que em 14DEZ2009, nos respondeu assim:

Camaradas, muito agradeço o vosso serviço de sentinela alerta.

Falei via telefone com o Francisco dos Santos que me disse, que neste momento está em paz com a guerra.

E como poeta que é, leu-me ao telefone a sua biografia que, poeta que se preze, tem que ser em rima.

Biografia do Francisco dos Santos:

Em Sarilhos eu nasci
e fui como outros tantos,
no Montijo, perto daqui,
registaram Francisco dos Santos

Comecei a ouvir depois,
ainda menino eu lembro,
que nasci em quarenta e dois
no dia quinze de Dezembro.

Sarilhos Grandes me criou,
só para a Guiné eu sai,
sou feliz aonde estou
tudo o que tendo é aqui.

Casei, construí família,
gozo de cinco maravilhas,
para além da esposa Emília,
três netos e duas filhas.

PS: Para o Luís Graça, o Xico está a organizar os seus poemas da passagem pela Guiné.

Uma boa noite com algum trabalho,

Um abraço,
José Colaço.


4. Fomos consultar num dos programas, à disposição de consulta na internete, mais conhecido e popular do género, o KAZULO (http://horoscopo.kazulo.pt/4866/signos-do-zodiaco.htm), o que diz o signo astrológico do Francisco dos Santos, que é o Sagitário, para os nativos entre 22 de Novembro e 21 de Dezembro:



“Os Sagitários possuem uma personalidade entusiasta, optimista e sempre de olhos postos no futuro. Têm fé e não há nada que os faça perder a exuberância pela vida. Mesmo que as coisas não correm bem, são capazes de encontrar sempre um lado positivo e identificar um significado e a razão pela qual as coisas aconteceram daquela forma.


"Um Sagitário tem muitas filosofias, e porque entende que as nossas motivações e formas de pensar estão relacionadas com a altura e local onde estamos, as suas ideias e argumentos podem soar quase proféticos. Nalgumas ocasiões, podem estar tanto com a cabeça no ar que não vêem algo correcto que esteja à sua frente.


Os Sagitários têm tendência para tirar conclusões precipitadas e de se estenderem em compromissos, tempo e objectivos. Honestos e frontais podem por vezes magoar ou ofender alguém com um dos seus comentários espontâneos, ficando de certa forma melindrados, quando se apercebem dos efeitos das suas palavras. Haverá infelizmente, alturas em que eles não se aperceberão do mal que causaram.”

5. Independentemente dos comentários que os nossos Camaradas colocarão no local reservado aos mesmos, queremos em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, Magalhães Ribeiro e demais Camaradas da Grande Tabanca, desejar-te o seguinte:



PARABÉNS A VOCÊ,
NESTA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES,
MUITOS ANOS DE VIDA.
HOJE É DIA DE FESTA,
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO FRANCISCO...
UMA SALVA DE PALMAS!

Além da cantiga, mais acrescentamos que:

O nosso maior desejo, neste teu aniversário, é que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos, bons e férteis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.

Que por muitos mais e boas décadas, este "aquartelamento" de Camaradas & Amigos te possa enviar mensagens idênticas, às que hoje lerás no cantinho reservado aos comentários.

Estes são os nossos sinceros e melhores desejos destes teus Amigos e Camaradas.

Com um grande abraço fraterno.

6. Já agora, Eduardo, deixa-me pôr a cereja no bolo de aniversário do Xico:

Ribat’jana terra é,
Sarilhos onde nasceste,
Mas pior foi a Guiné,
Que em sarilhos te meteste.

Para trás fica o Cachil,
Esquece o que lá passaste.
Muito tarrafo… e trotil,
Não me digas que não gostaste ?!

Em dia de aniversário,
Há um camarada a saudar,
O Xico, que é Sagitário
E poeta... popular!


Luís Graça
__________
Nota de M.R.:

Vd. primeiro poste sobre o Francisco em:


Vd. último poste desta série em:

13 comentários:

Unknown disse...

Caro Francisco Santos

Desejo-te um feliz Aniversário na companhia de todos os que te são
queridos
Armandino Alves

Colaço disse...

Parabéns ao Xico como era conhecido por os amigos na 557.
Para os camaradas que não conhecem o Francisco dos Santos, especialidade condutor rádio telegrafista, ele e o seu segundo pelotão participou na operação tridente integrado no batalhão Cav.490 em Cauane e Caiar.
Conheceu ai o tão falado oficial comando alferes Maurício Saraiva com o qual chegou a participar em patrulhas, por ter sido escalado como rádio telegrafista, mas isso será serviço para ele se assim o entnder.
Um abraço amigo, vou erguer aqui a taça.
Colaço

Anónimo disse...

Caro Francisco Santos

Que este dia de aniversário se repita por muitos e bons anos na companhia dos que te acarinham.

PARABÉNS

Um abraço
António Paiva

Luís Graça disse...

Ribat’jana terra é,
Sarilhos onde nasceste,
Mas pior foi a Guiné,
Que em sarilhos te meteste.

Para trás fica o Cachil,
Esquece o que lá passaste.
Muito tarrafo… e trotil,
Não me digas que não gostaste ?!

Em dia de aniversário,
Há um camarada a saudar,
O Francisco que é Sagitário
E grande poeta popular!

Luís Graça

Joaquim Mexia Alves disse...

Ora então aqui fica também o meu camarigo abraço de parabéns.

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada

Parabens, e um feliz Aniversário em companhia de todos os teus.

Aproveito para te desejar um Bom NATAL.

Um abraço

Mário Pinto

MANUEL MAIA disse...

CARO FRANCISCO SANTOS,

UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS POR MAIS ESTE ANIVERSÁRIO.

PASSA TAMB+EM UN NATAL COM SAÚDE E FELICIDADE JUNTOS DOS TEUS.


MANUEL MAIA

José Marcelino Martins disse...

Caro Francisco Santos

Quase no fim do dia, envio-te um forte abraço.

Autentico a mensagem com dois WW:
um para ti e outro para mim.

Anónimo disse...

Caro Francisco,
Porque esteve na Guiné e foi da mesma especialidade que o Meu Marido, embora em zonas diferentes, aceite oa meus mais sinceros parabéns pelo seu aniversário.
Votos de um Bom Natal para si e todos os seus.
Filomena

Cesar Dias disse...

Francisco Santos

Apesar da hora, parabens pelo aniversário , e venham mais com muita saúde.
Abraço amigo

César Dias

Anónimo disse...

Caro Francisco,
Em sarilhos estou eu. Como queres que eu atravesse esse imenso para te dar um abraço? Quero que saibas que a intenção fica, e que para o ano cá possamos estar para mais um "loirinho". Sem vícios!
Um abraço,
José Câmara

Anónimo disse...

Agradecimento do Francisco dos Santos.

Aos antigos combatentes,
agradeço a simpatia
hoje senti estarem presentes,
neste que foi o meu dia.
É emotivo para mim,
e não pensem o contrário
por me honrarem assim,
neste meu aniversário.

Um abraço
Francisco dos Santos.

Hélder Valério disse...

Caro Francisco Santos
De um homem das Transmissões para outro, peço-te que aceites as minhas atrasadas felicitações pelo teu aniversário.
Um abraço
Hélder S.