quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5431: O Nosso Livro de Visitas (73): Doce lembrança do meu tio José Raimundo, da 38ª CComandos, Os Leopardos, natural da Azambuja



1. Isabel Conde, sobrinha do soldado “COMANDO” José Luís Inácio Raimundo, da 38ª Companhia de Comandos “Os Leopardos” (Brá 1972/74), falecido em combate, no dia 12 de Maio de 1973, nas valas de Guidage, enviou-nos uma mensagem em 30 de Novembro de 2009, que passamos a publicar:


Boa tarde,


O meu nome é Isabel Raimundo, e sou sobrinha do soldado José Raimundo, a que se refere o vosso poste P1223, de Outubro de 2006.

O meu tio não era natural da Chamusca, mas sim de Vila Nova de S Pedro, concelho de Azambuja, caso queira rectificar.

Desde já o meu muito obrigado por mencionarem o meu "querido" Tio, sempre com muito respeito e uma lembrança que vai ficar sempre nas vossas memórias, pela pessoa que ele era. Era um homem simples, sincero, amigo do seu amigo e muito genuíno.

O meu muito obrigada a quem dele retrata, um ser humano lindo, que não merecia tal sorte, bem como tantos outros que lá perderam as suas vidas e as suas juventudes. As famílias dos restantes mortos que me perdoem pelo que vou dizer, mas este... era meu, era do meu sangue, e era muitas vezes a minha companhia, o meu amigo, o meu irmão mais velho e, até mesmo, o meu confidente...

Confidente de uma criança, na altura com 10 anos, mas que cresceu, e sempre se recorda dele, tal como o viu partir de sua casa numa madrugada, para embarcar.

As suas últimas palavras ainda hoje soam nos meus ouvidos e dizer-me "Até amanhã, Isa, o tio depois traz-te
um presente. Adoro-te."

Nunca chegou esse presente, mas chegou ele, sem vida, inerte numa caixa enorme, possivelmente, com o seu corpinho muito mal tratado. Mas está connosco, sepultado na sua terra Natal.

Um muito obrigada, aos camaradas e amigos dele, que nunca o largaram e o fizeram chegar junto dos seus, sem vida, é certo... mas está connosco.

Isabel Conde

2. Recordamos a narração do nosso Camarada Amílcar Mendes (1º Cabo COMANDO da 38ª CComandos), descrevendo como faleceu o Raimundo no poste P1205, de 23 de Outubro de 2006:


(...) "12 de Maio de 1973


"Cerca das três horas da manhã rebenta um violento ataque ao destacamento que é de meter medo. O IN deve ter as coordenadas das valas pois o fogo acerta todo dentro das valas. O barulho rebenta com os ouvidos. Dura cerca de 30 m. São centenas de projécteis. É de dar em doido!

"A nossa artilharia responde ao fogo e lá se consegue parar o ataque. Terminado o ataque vamos fazer a contagem e duas vozes não respondem. Um, o Soldado Comando Raimundo, meu camarada de grupo, um moço da [Azambuja] a quem nunca mais ouvirei a sua voz; outro, um soldado condutor que tinha vindo connosco. Ficaram os dois desfeitos na vala com morteirada 120 mm" (...).

3. Também no poste P1223, de 30 de Outubro de 2006, o mesmo Camarada Amílcar Mendes, que se encontrava debaixo do mesmo fogo IN, na zona das fatídicas valas de Guidage, em que faleceu o Raimundo, lhe prestava assim mais uma sentida e justa homenagem:

Guiné > Região do Cacheu > Gr Comb da 38ª Companhia de Comandos > Dia de Natal: 25 de Dezembro de 1972. Subindo o Rio Caboiana, afluente do Cacheu, em LDM... O soldado comando Raimundo está assinalado com um círculo, a verde.


Mensagem do nosso camarada A. Mendes, ex-1º Cabo Cmd da 38ª CCmds (Os Leopardos) (Guiné, Brá, 1972/74).

Luís: A foto que postaste da LDM no Rio Caboiana, faz-me reviver com amargura esse tempo, pelo facto de que, ao olhá-la, gostaria de parar o tempo. Gostaria de parar o tempo porque nela está imagem de alguém que já não está entre nós, alguém que foi uma perca muito dolorosa para todos os camaradas da 38ª Companhia de Comandos.

Na foto o rapaz que está de camisola branca do lado direito, sentado na lateral da LDM, é o meu querido Amigo que perdeu a vida em Maio de 1973 nas valas de Guidaje e a quem eu presto aqui a minha homenagem e a quem com as lágrimas nos olhos grito: JOSÉ LUIS INÁCIO RAIMUNDO, estarás sempre presente no meu coração e nas minhas memórias, que Deus te mantenha do seu lado direito e que, quando eu te voltar a encontrar, tenhas ainda esse sorriso tão simples e sincero que ainda hoje é lembrado na tua terra natal, [a Azambuja]. Descansa em Paz, querido amigo.

Amílcar Mendes

Texto e foto: © Amilcar Mendes (2006). Direitos reservados.

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
__________
Nota de M.R.:

Vd. postes sobre o José L. I. Raimundo em:

30 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1223: Soldado Comando Raimundo, natural da Azambuja, morto em Guidaje: Presente! (A. Mendes, 38ª CCmds)



Vd. último poste desta série em:

4 comentários:

Antonio Graça de Abreu disse...

O soldado condutor que perdeu a vida ao lado do Raimundo era o David Ferreira Viegas.
No meu Diário da Guiné, em Mansoa, logo após aqueles dias tenebrosos, escrevi assim a seu respeito:

"Lá (em Guidage) morreu mais um soldado da 38ª. de Comandos e o soldado condutor auto David Ferreira Viegas, do nosso CAOP 1. Era um dos meus homens, um rapaz baixo, magrinho, tímido, natural de Olhão. Tinha vinte e um anos, fora pescador no Algarve, estava connosco no CAOP desde 3 de Março e na tropa há apenas oito meses.
Não trouxeram o corpo do Viegas para Mansoa, meteram-no na urna e seguiu de barco para Bissau. Tenho sido eu a tratar das coisas dele, fui-lhe mexer na mala e fazer o espólio de todos os seus pertences para enviar à família. Possuía tão pouco, algumas quinquilharias e uma roupita tão pobre! O povo português vai morrendo, o nosso David foi apenas mais um.
Comoveu-me o último aerograma com data de 27 de Abril que lhe foi enviado pela mãe, escrito pela Rosarinho, uma das sobrinhas, porque a mãe é analfabeta. A Elsa Maria, outra sobrinha pequena, como ainda não sabe escrever, mandou contas ao tio David:

0 2 3 4 4 5 5
______________
4 7 8 0

A Ana Cristina Viegas Fava, também sobrinha, diz:

“Tio, eu já sei escrever e quando o tio estiver aborrecido escreva para mim que eu lhe respondo, está bem?"

O David Ferreira Viegas, contava apenas vinte e um anos. Não vai escrever a mais ninguém."

Celular Espiao disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Hélder Valério disse...

Caros amigos

Aqui está uma justa e sentida homenagem.
Esta é, sem dúvida, uma das grandes virtudes do nosso Blogue, o de proporcionar estas lembranças.
Hélder S.

luis filipe disse...

faltas-me imenso meu querido pai, meu pai que tambem fazia parte da 38 companhia de comandos, filipe duarte francisco, de marinhais....
tenho muito orgulho em ti,

TE AMO PAI