segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5466: Álbum fotográfico de Rui Baptista, ex-Fur Mil da CCAÇ 3489/BCAÇ 3872





1. Álbum fotográfico de Rui Baptista* (ex-Fur Mil da CCAÇ 3489/BCAÇ 3872, Cancolim, 1971/74), elaborado com fotografias mandadas em mensagem de 30 de Novembro de 2009:




Álbum fotográfico de Rui Baptista (I)

Foto 1 > Aquartelamento de Cancolim

Foto 2 > Aquartelamento de Cancolim

Foto 3 > Parada de Cancolim


Foto 4 > O pombal na parada de Cancolim (alguns pombos serviram de petisco)

Foto 5 > Apresentação do Batalhão ao ComChefe (Gen Spínola) – Em primeiro plano o Alf Mil Rosa Santos (26-12-71) falecido há pouco tempo.

Foto 6 > No Cumeré na passagem de ano (1-1-1972) – à frente o alferes que nos abandonou e primeiro da última fila o capitão que também se foi.

Foto 7 > Trajando à civil para esquecer a guerra (oficiais e sargentos em 23-09-73) – sentado: Fur Mil Oliveira – 1.ª fila da esquerda para direita: 1.º sarg Romana, Fur Mil Correia (Rodinhas), Fur Mil Silva (Russo), eu, Capelão da CCS, Fur Mil Silva, Fur Mil Peixoto, Alf Mil Andrade, em cima também da esquerda para a direita: Fur Mil Santos, Alf Mil Videira, Alf Mil Oliveira, Fur Mil Conde, Fur Mil Gaspar, Fur Mil Ferreira e Fur Mil Jacinto.

Foto 8 > Um posto de sentinela em Cancolim

Foto 9 > O Fur Mil Jacinto e eu junto do famoso pombal de Cancolim

Foto 10 > "Os Vingadores" (2.º Pelotão da CCaç 3489) prontos para uma patrulha. Ficámos com este nome porque quase sempre nos tocava ir em busca do IN após os ataques ao aquartelamento

Foto 11 > Mais uma partida para o mato dos Vingadores em 15-04-72 após uma flagelação a Cancolim à hora do almoço

Foto 12 > Saída para o mato dos Vingadores para mais uma patrulha

Foto 13 > Segurança à picada entre Cancolim e Sangue Cabomba

Foto 14 > Preparação para uma coluna a Bafatá (parte do 2.º Pelotão)

Foto 15 > O estado em que ficou a viatura que caiu numa mina em 14-08-72 na picada no regresso de Bafatá a Cancolim (deixou-me 40 dias, todo partidinho, no HM 241 de Bissau – além de mim tivemos mais 16 feridos entre eles dois camaradas que tiveram de ser evacuados para o HMP de Lisboa)

Foto 16 > Abrigo da população na orla da mata para espantar os macacos por altura da colheita da mancarra

Foto 17 > O último dia em Cancolim (na parte de cima da foto pode ver-se alguns dos RPG que caíram na parada de Cancolim durante a flagelação ao aquartelamento em 20-01-74 (a única vez que fomos atacados logo de manhã)

Foto 18 > Eu junto ao rio Geba à espera da LDG para Bissau

Foto 19 > O último dia em Bissau antes do regresso à Metrópole

Foto 20 > O Fur Mil Gaspar, o Alf Mil Andrade e eu na escala que o Niassa fez no Funchal no regresso a Lisboa
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 3 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5400: Tabanca Grande (192): Rui Baptista, ex-Fur Mil da CCAÇ 3489/BCAÇ 3872, Cancolim, 1971/74

3 comentários:

luis dias disse...

Caro Rui Baptista

Boas fotos de Cancolim, aquartelamento com bastantes parecenças com o Dulombi.
Se quiseres podes consultar o blogue da CCAÇ3491 e aí verás também fotos do nosso quartel.
wwwccac3491guine7174.blogspot.com.
Um abraço
Luís Dias

cancolim disse...

cancolim teve ataque em 20 janeiro de 1974 ?
acho que eu cheguei a cancolim por essa altura pq eu era da 2ª compª do Bcaç 4518 que acho fomos render a v/ ccaç 3489.
manuel moura
ex furr AP

António Rodrigues disse...

Caro Rui Baptista:
Ao deambular no blogue deparei com a foto nº7 desta tua reportagem, onde só não estou, por acaso. Tinha saído para as companhias africanas há muito pouco tempo. Cheguei a Cancolim no inicio de 73, como alferes miliciano, e, salvo erro, comandava o 4º pelotão, tendo saído voluntariamente para as companhias africanas após um pequeno desaguisado que tive com o comandante, pois o meu pelotão fez um mini levantamento de rancho, após o qual ele deu 10 dias a um soldado meu.
Ao ver a foto, reconheci a maioria do pessoal, inclusivé a ti. Quando houver algum convívio agradecia que me contactassem.
O meu email é trax00@gmail.com e o tlm 966879359.
António Manuel Rodrigues