terça-feira, 24 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5332: Álbum fotográfico de Vitor Raposeiro (Bambadinca, 1970/71) (1): Em dia de anos do Tony Levezinho, lembrando o nosso Novembro negro (CCAÇ 12, 1969/71)


 Bambadinca >  Zona Leste > Sector L1   Meados de 1970 >  Furriéis Milicianos das CCAÇ 12, unidade africana de intervenção adida à CCS do BART 2917 (1970/72) >  "Sr. Jaquim, Sr. Humberto, Sr. Tê Roda, Sr. Tony,  reconhecem estes putos com vinte e poucos anos?", pergunta o Humberto Reis... O Joaquim Fernandes é o primeiro a contar da direita, seguido do Humberto Reis, do T. Roda (que já nos deu sinais de vida mas que ainda não pertence ao nosso blogue, com muita pena minha...) e, por fim, o Tony Levezinho (que por sinal faz hoje 62 aninhos)...

Foto: © Vitor Raposeiro (2009). Direitos reservados.




Lisboa > Centro Comercial  Colombo > FNAC > 28 de Junho de 20009 > O Tony e a Alice  à conversa, no dia do lançamento do disco dos Melech Mechaya... Ele está a perguntar à Alice quando é que a gente (eu e ela) os vão visitar a eles (Tony e Isabel) a Sagres, onde são os faroleiros da lua... A Alice deve-lhe ter respondido: - Isso, eu bem queria... mas só quando ele se reformar do blogue...





Lisboa > Centro Comercial  Colombo > FNAC > 28 de Junho de 20009  > O Tony, e em segundo plano a Isabel  à conversa com uma amiga nossa, a Ana, de Alfragide. Retirados do buliço de Lisboa, o Tony e a Isabel vêm cá só por causa dos filhos, do neto e dos amigos... De tempos a tempos.



Lisboa > Centro Comercial  Colombo > FNAC > 28 de Junho de 20009  > O Tony e a Isabel estavam entre os nossos amigos que quiseram assistir à exibição promocional do disco dos Melech Mechaya onde toca João Graça (violino)
Fotos (e legendas): © Luís Graça (2009). Direitos reservados.


Nunca esqueço esta data, o 24 de Novembro [de 1970], antes de mais por razões de amizade que ficaram para o resto da vida, e depois por razões circunstanciais:

(i) a 22 de Novembro de 1970, é o início da Op Mar Verde, os nossos vizinhos de Fá Mandinga, a 1ª CCmds Africanos, comandada por João Bacar Jaló, integra a força sob o comando de Alpoím Calvão que invade a Guiné-Conacri; todo o T0 da Guiné está em alerta;

(ii) a 24 o Tony fazia anos (23), e além disso era just married, um homem acabadinho de casar - nas férias - com a Isabel, menina prendada que fazia ballet e ginástica, 17 aninhos, um encanto, ams que ele teve o bom senso de não trazer para a Guiné, e muito menos para a buliçosa Bambadinca; o acontecimento é celebrado pelos amigos com libações de caixão à cova;

(iii) a 25 de Novembro, mandam-nos a toque de caixa, apanhar o ar fresco do Geba e da Foz do Corubal, lá para os lados da Ponta do Inglês, sempore de má memória;

(iv) no dia seguinte, 26, de manhã cedo, apanhámos a mais violenta das emboscadas de que havia memória no Sector L1: 6 mortos, à roquetada, 9 feridos graves...

(v) foi o nosso Novembro negro, com 18 meses de Guiné (*)... Mas isso foi há muito, faz parte hoje dos "nossos pesadelos climatizados"... Ao Tony, que é um discretíssimo membro do nosso blogue, mas o mais afável dos amigos, e à Isabel, sempre querida, aí vão os votos de que passem um belo dia, em Lisboa, na companhia da família mais próxima... Tony, mais logo telefono-te... de Bambadinca! (LG)



 Guiné > Zona  Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Xime >  Cais do Xime, na margem esquerda  Rio Gebam  >  Meados de 1970 > Reconhecem-no ? O nosso Alfero, quando ele quis passar-se para a Marinha... (Em segundo plano, uma LDM). Já agora, rcorde-se que ele também faz aninhos em Novembro, este ano longe, bem longe das bajudas de Fá Mandinga e de Bissaque (**)

Foto: © Vitor Raposeiro (2009). Direitos reservados.

1. Mensagem de Vitor Raposeiro, com data de 15 de Novembro:

Caro companheiro:


Por mero acaso encontrei o vosso blogue acerca da história do pessoal da tropa que passou por Bambadinca em 1970/71.Ora acontece que eu estive em Bambadinca como fur mil. radiotelegrafista do STM [ - Serviço de Telecomunicações Militares] durante esse período e sou possuidor de um vasto arquivo fotográfico desse período e de quem aí viveu (Fur Mil  Levezinho e companhia)!

O meu problema é a memória que me falta para me lembrar dos nomes, de quem conheci, pois eu num processo de autodefesa varri completamente da memória esse período que eu considero que foi muito triste para muita gente.

Posto isto, lembrei-me que talvez lhe enviando as fotografias que eu encontrar, alguém se reconheça nelas o que seria interessante para a história daquele período da nossa vida comum. Aqui fica a minha ideia esperando que seja do vosso agrado.

saudações

Ex-Fur Mil STM Vitor Raposeiro



Bambadinca >  Zona Leste > Sector L1 >  Bambadinca > CCS do BART 29171 (1970/72)  > Em primeiro plano, de máquina na mão, o Vitor Raposeiro, cara que recordo mas que seria incapaz de associar ao seu nome...



Rio Geba, abaixo a caminho de Bissau > c. 1970/71 >  O Vitor Raposeiro, em primeiro plano, e por detrás dele parece-me ser o 1º Cabo At Inf José Marques Alves, de alcunha o Afredo (pertencia ao 2º Gr Comb, da CCAÇ 12, o mesmo do Tony Levezinho e do Humberto Reis; o Alves mora em Gondomar)...


2. Comentário de Luís Graça (ex-Fur Mil Ap Armas Pesadas Inf, CCAÇ 12, Bambadinca, Julho de 1969/Março de 1971):

Meu caro Vitor:

Como eu costumo dizer, sem qualquer ponta de exagero nem de vaidade, o mundo é pequeno e o nosso blogue é... grande. É para isso que, de resto,  cá estamos: para reconhecer e sermos reconhecidos, para procurar e ajudar a encontrar velhos camaradas ... Ainda bem que nos topaste, por que vai ser o início de um belo reencontro... Mas, para isso, tens que me dizer onde vives, mandar-me o teu nº de telefone (para a gente tirar dúvidas e matar saudades),  contar o que estavas a fazer exactamente em Bambadinca (ao serviço da CCS do BART 2917 ? por conta e risco ? O que é que faziam, afinal, os homens do STM, que paravam uns meses por aqui e por acolá ?)... E, já agora, quando chegaste e quando partiste...

Convivemos ainda uns bons meses, lembro-me da tua cara, espero não me enganar...Há muita malta que passou por lá, no teu/nosso tempo, e que vais gostar de recordar, uns mais velhos (como a malta da companhia africana, a CCAÇ 12, a que pertenci eu - o Henriques -, o Humberto Reis, o Levezinho, o Roda, o Joaquim Fernandes, o Piça, o 1º Cabo Cripto Gabriel Gonçalves ...

Para já, convido-te a ingressar na nossa Tabanca Grande: o regulamento do hotel está afixado aí na coluna do lado esquerdo do nosso blogue.  As regras são simples. Podes fazer tudo o que te der na real gana. De preferência, partilha connosco as memórias (mesmo fragmetadas) desse tempo. Se tiveres segredos de Estado a revelar, melhor ainda...

Além de uma foto tua, tipo passe, antiga,  e outra actual, tens de contar a história do bandido, isto, é uma história do teu tempo de Bambadinca, quinze, vinte linhas...É a jóia de entrada no nosso clube... Quanto às fotos que enviaste através do Humberto Reis, vou continuar a publicá-las, tendo criado um álbum só para ti... (O que não é para todos, como podes verificar!).... Vê se me mandas também as datas (pelo menos o mês e o ano), em que foram obtidas as imagens...

Hoje faz anos o Levezinho, o Tony Levezinho, dele pelo que vejo estás bem recordado: era um dos nossos queridos amigos de Bambadinca... Vivia comigo e o  Humberto Reis no mesmo quarto...

Até à próxima, um Alfa Bravo. Luís

_________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 24 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1315: Fazer anos no mato: os azares do meu amigo Tony Levezinho (Luís Graça)

(**) Vd. poste de 6 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5221: Parabéns a você (38): O nosso Alfero, Jorge Cabral (Cabral só há um, o de Fá e mais nenhum)(Editores)

13 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros amigos
Boa surpresa, esta a das fotos do Vitor Raposeiro....
Comecemos pelos parabéns ao aniversariante, o Tony Levezinho, que não conheço mas que já faz parte do meu rol de nomes do Blogue, por causa da famosa carta que o 'Henriques' lhe escreveu, 'longe do Vietnam' e que acho ser uma das peças incontornáveis do muito que já foi editado.
Depois um breve comentário à foto onde está o 'alfero' para constactar que, ao contrário do que aconteceu a muitos, lá, na Guiné, o nosso 'alfero' sempre estava aparentemente menos seco de carnes do que apresenta agora... certamente cuidados que as bajudas lhe presenteavam!
Agora o Vitor Raposeiro. Bem, assim não ia lá, sempre foi para mim o Vitor 'Caniços', nem sei porquê, era assim que os seus conterrâneos de Setúbal o chamavam e foi assim que para mim ficou, ainda eu não sonhava ir viver para Setúbal, onde também vive o Vítor, mas que lhe perdi o rasto.
Já faz algum tempo que em conversa com o Benjamim Durães segui as pistas dadas poer ele mas foi infrutífero. Agora já há mais esperança, é só ele ver este comentário e procurar contactar-me.
Aproveito para me antecipar nos esclarecimentos às dúvidas do Luís. Não senhor, o Vítor não pertencia a nenhum BCaç, estava lá sim com Fur. Mil. Transm. STM, ou seja, pertencia aos 'Ilustres TSF' do STM, se bem que 'menos Ilustres' porque esses foram os do meu Curso e ele foi do curso anterior.
Parabéns ao aniversariante e bem-vindo ao Vitor.
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Parabéns ao Levezinho.Constato que se mantém Jovem e em forma.
Agradeço ao Vitor a fotografia do
Alfero fardado de Alferes.Das poucas e decente..como comentaram
as minhas Alunas.Ia para Bissau ou
vinha de Bissau?Janeiro,Fevereiro ou Agosto de 1971?Existem algumas
pistas..Não ostenta o seu célebre
bigode e a camisa foi obviamente
emprestada..Voltarei ao tema em
forma de estória.
Abraço o Aniversariante e o oportuno Fotógrafo.

Jorge Cabral

Joaquim Mexia Alves disse...

Os meus camarigos que me desculpem mas cá para mim o nosso Alfero estava a pensar numa carreira militar!

Ora reparem bem no tamanho dos galões de Alferes e vejam lá se não tinham já espaço para lá se colocarem mais umas "tirinhas" douradas, quem sabe até, chegar a uma mais larga e as outras estreitas, se é que me faço entender!!!

Lá vem o Jorge dizer já, que não me admite este tipo de brincadeiras que são altamente lesivas da sua liberdade....

Grande abraço para todos e venha a história Jorge Cabral

alma disse...

Acertaste...Uma genuína vocação

militar muito mal aproveitada...

Abração Grande Amigo.

Jorge Cabral

Luís Graça disse...

Hélder:

O nosso quero amigo e camarada Belmiro Sardinha teve hoje a gentileza de aceitar o meu convite para almoçar comigo no meu estaminé...

Foi uma conversa franca e salutar, que me ajudou a identificar e compreender melhor algumas coisas que têm corrido menos bem no nosso blogue, a começar pela sempre delicada e difícil gestão das comunicações...

Ah!, como as palavras são tramadas e travessas, meu querido Vasco!, podendo funcionar como um verdadeiro "boomerang", isto é, virar-se contra o aborígena (o autor)... Acho que devíamos acrescentar, se não mais uma regra, pelo menos um aviso à entrada da nossa Tabanca, alertando os bloguistas não para a a presença (ameaçadora) do cão, mas sim das palavras: "Cuidado com as palavras!"...

Mas o que eu vos queria dizer, de substancial (o resto são tetras!) é que o Belarmino teve a pachorra de me explicar o que era isso do STM, e o que fazia um radiotelegrafista no mato!...

Confesso (ou confessava) a minha total ignorância, acerca destes camaradas que eram uma especie de monges, e que sabiam operar tanto o telégrafo como o telex...

Anónimo disse...

Caro Levezinho

Que o dia tetenha corrido com alegria e felicidade, com quem te é querido.

Um fraterno abraço.

Cesar Dias disse...

Para ti Levezinho, um abraço de parabens e que o dia se vá repetindo com saúde, é o que te deseja um velho companheiro do 7º pelotão da 3ª companhia do terceiro turno de 68 no CISMI.

César Dias

José Marcelino Martins disse...

O anónimo assina

Humberto Reis disse...

Na foto do barco NÃO É o Alves da minha CCAÇ12.
Abraços
Humberto Reis

Colaço disse...

Levezinho: agora de certeza bastante mais pesado, os meus parabéns pelos teus 62.
Um abraço Colaço.

manuel maia disse...

Caro Levezinho,


Parabéns pelo aniversário.

Joaquim Mexia Alves disse...

Ou sou burro ou tenho o cérebro embatucado!

Então nem reparei que o camarigo Tony fazia anos de tão absorto fiquei com a fotografia do Alfero!!!

Aqui fica o meu abraço camarigo de parabéns.

arcanjo disse...

Meu querido e velho amigo Levezinho, os meus parabéns por mais este aniversário.

Um grande abraço
Gabriel Gonçalves