quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Guiné 63/74 - P5169: Parabéns a você (37): Jorge Fontinha, ex-Fur Mil da CCAÇ 2791 (Editores)

Sempre que o calendário marca o dia 28 de Outubro, Jorge Fontinha(*), ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2791, Bula e Teixeira Pinto, 1970/72, comemora o seu aniversário.

Neste ano de 2009, Fontinha tem mais trezentos e setenta e muitos camaradas e amigos que se associam à sua alegria, por somar mais um ano de muitos que a sua vida terrena há-de comportar.

A Tertúlia envia os parabéns ao Jorge Fontinha e felicita a sua família, desejando saúde e alegria para todos.


Jorge Fontinha está connosco desde o dia 8 de Agosto do ano passado, quando se dirigiu a Luís Graça deste modo:

Por mero acaso, dei de caras com o teu Blog.
Trato-te por tu, por tua sugestão como camarada de guerra, embora te não conheça pessoalmente.
Todavia, somos mais ou menos do mesmo tempo e pelo que me parece partilhamos dos mesmos princípios e opiniões sobre a nossa e não só... Guerra do Ultramar.

Estive na Guiné, de finais de Setembro de 1970 a finais do mesmo mês, de 1972, como Furriel Miliciano de Infantaria.
Bula e Teixeira Pinto, foram base de apoio da minha Companhia, a CCAÇ 2791.

Tenho muitas histórias e relatos, mas abstenho-me agora de contar seja o que for, até porque a minha guerra começa em Angola, no dia 15 de Março de 1961, então com 12 anos de idade, numa fazenda no interior de Nambuangongo.

A minha intenção ao enviar este mail é tão só, pretender poder contribuir com alguma das memórias nunca esquecidas, das vivências dessas duas etapas da minha vida.

Moro em Peso da Régua e nasci em 28 de Outubro de 1948.
Reformado do BPSM/MILLENNIUMbcp, dedico-me a navegar na Internet e a fazer uns pequenos trabalhos para uma empresa de rotulagens.

Agradecia que me contactasses no sentido de me poder tornar em mais um colaborador do Blog e me poder tornar num dos Amigos dos Camaradas da Guiné.

Um grande abraço,
Jorge Fontinha



Jorge Fontinha tem uma série própria dedicada às sua estórias (***).

Deixo-vos algumas fotos por ele enviadas, que documentam instantâneos da sua passagem por terras de Teixeira Pinto.

Família de Jorge Fontinha, que está sentado no capô da viatura, em Nambuangongo por volta de 1952. Os seus pais nos extremos e o seu irmão(**) de pé vestido de branco.

Jorge Fontinha em Teixeira Pinto, numa das suas folgas

Jorge Fontinha no decurso da Operação

Jorge Fontinha comemorando os seus 23 anos

Alferes Gaspar e Jorge Fontinha

Furriéis Jorge Fontinha e Antonino Chaves

Com o Enf. Silva, no Balanguerez

Ensinando as crianças a fazer uma horta, nas traseiras da escola

Dando aulas em Mato Dingal na escola local, por nós improvisada

Fur Mil Jorge Fontinha e o Soldado Álvaro Lobo

Fotos e legendas: © Jorge Fontinha (2008). Direitos reservados.

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 11 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3129: Tabanca Grande (82): Jorge Fontinha, Fur Mil Inf da CCAÇ 2791 (Bula e Teixeira Pinto, 1970/72)

(**) Vd. poste 20 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3142: História de Vida (15): Para que se faça história (Jorge Fontinha)

(***) Vd. postes de:

18 de Agosto de 2008 > Guiné 63/74 - P3139: Estórias do Jorge Fontinha (1): O meu batismo de fogo e da CCAÇ 2791 (Jorge Fontinha)

8 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3186: Estórias do Jorge Fontinha (2): Estrada de Teixeira Pinto-Cacheu (Jorge Fontinha)

15 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3743: Estórias do Jorge Fontinha (3): O meu Grupo de Combate (Jorge Fontinha)

13 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3888: Estórias do Jorge Fontinha (4): O primeiro morto do 4.º GCOMB/CCAÇ 2791

18 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4048: Estórias do Jorge Fontinha (5): Lavadeiras de Bula

23 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4237: Estórias do Jorge Fontinha (6): O 4.º GCOMB / CCAÇ 2791, destacado no CAOP 1 - Teixeira Pinto

31 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4888: Estórias do Jorge Fontinha (7): A nossa Casinha

Vd. último poste da série de 19 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5130: Parabéns a você (36): Carlos Filipe Coelho da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74 (Editores)

12 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Fontinha

Nesta data ,que atesta teres ganho mais um ano, cá me tens a dar-te um grande abraço com Amizade e votos sinceros de que se repita por muitos mais,com saúde e FORÇA na...
Passa um bom dia como queres: com os teus!
Outro Abraço e um beijinho à tua Lurdes

Faria

Anónimo disse...

Claro que por lapso não acrescentei VIDA em FORÇA na... !!!!

Faria

Anónimo disse...

Caramba Jorge,
Já se passaram uns anitos desde que nos cruzamos naquela bendita Mata dos Madeiros.
Ali partlhamos e sofremos das mesmas vicissitudes.
Hoje, permite-me levantar bem alto a garrafinha das recordações e da amizade, que se encheu com o pó da mata.
Que o bom Deus te dê muita saúde para carregares com ela por muitos e bons anos.
Um abraço,
Joé Câmara

Colaço disse...

Parabéns e como sempre até ao próximo.
Um abraço Colaço

José Marcelino Martins disse...

Caro Jorge Fontinha

Hoje mando um abraço e votos de um dia
"em cheio" com os que te são queridos e...
para o ano há mais abraços!

José Martins

António Matos disse...

Caro Fontinha, poderia começar por dizer que eles são todos iguais mas há uns mais iguais do que outros e isto para justificar de alguma maneira esta minha intervenção em discurso directo.
A simples particularidade de ambos termos calcorreado os mesmos ( enquanto Bula ) terrenos naquelas inóspitas matas e bolanhas guineenses, leva-me a uma saudação individual neste dia do teu aniversário.
Passa, pois, um grande dia, com ou sem retorno à data e ao local onde completaste os teus 23 anos e segue em frente !
Que venham mais meia centenas deles e nós por cá a contá-los !!!
Um abração,
António Matos

Anónimo disse...

Camarada & Amigo Fontinha,

O meu maior desejo neste teu aniversário, é que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos, bons e fertéis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.

Que por muitos mais e bons anos, este "clube" de Camaradas & Amigos te possa enviar mensagens idênticas às que terás oportunidade de ler neste cantinho dos comentários.

Não te esqueças que para a ano conatmos contigo, na organização da belíssima e incomparável Maratona do Douro Vinhateiro.

Estes são os meus sinceros e melhores desejos deste teu Amigo, com um grande abraço,
Eduardo M. Ribeiro

Joaquim Mexia Alves disse...

O meu abraço de parabéns camarigo e o meu abraço camarigo de parabéns!

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Jorge Fontinhas

Os meus parabéns, e um dia cheio de felecidade entre os teus.

Um abraço

Mário Pinto

Anónimo disse...

Caro Jorge,

Que por mais alguns, possamos vir aqui a enviar o fraterno abraço.

Um dia feliz junto de quem te é querido.

Mário Fitas

MANUEL MAIA disse...

CARO JORGE FONTINHA,

QUE O DIA SEJA DE IMENSA ALEGRIA,JUNTO DOS QUE AMAS E DOS AMIGOS.
BEBE UM COPO PELO PESSOAL DA TABANCA.
UM ABRAÇO
MANUEL MAIA

Jorge Fontinha disse...

A todos os que gentilmente se dignaram desejar-me felicidades pelos meus 61 anos, o meu obrigado.Pelos vistos já somos sexagenários.O mal de nós todos, é de algum modo conforto e sinal, acima de tudo, que sobrevivemos.Isso jamais poderemos esquecer.Resta-nos lembrar aqueles que conosco por lá andaram e já cá, não andam.Se Deus quiser, estamos todos nós, daqui a um ano a desejar-mo-nos, felicidaqdes, uns aos outros.
Bem-hajam.
Jorge Fontinha