terça-feira, 29 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P5028: (Ex)citações (48): Leiam os lábios dos poetas: O Portugal Futuro, de Ruy Belo (Luís Graça)

1. Comentando o poste de 28 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5024: Da Suécia com saudade (José Belo, ex-Alf Mil, CCAÇ 2381, 1968/70) (13): Portugal é um país de tolerância e humanismo

(...) Caro António Graça de Abreu!

O poeta Ruy Belo [foto à esquerda] (não meu familiar) escreveu:
-O meu país? O meu país é o que o mar não quer! (...)

As palavras são de outro Belo, o José, um camarada da Guiné, um português da diáspora em terra de Vikings, ...

Deixem-me que cite um dos meus poemas preferidos do Ruy, que a Pátria, ingrata, deixou morrrer ou matou precocemente... em 1978. Como tem deixado morrer ou matado, precocemente, alguns dos melhores de nós... Permitam-me também a pequena vaidade de citar a minha dedicatória, à Alice, à Joana e ao João, constante da minha tese de doutoramente em saúde pública, Política(s) de saúde no trabalho: um inquérito sociológico às empresas portugueses (Universidade Nova de Lisboa, 2004). (*)

Dedicatória

À minha mulher Alice e aos meus filhos Joana e João. Eles têm sido os meus grandes companheiros da aventura da vida. E são as únicas pessoas do mundo a quem eu tenho o dever de não decepcionar. Eles foram uma fonte estimulante de inspiração e um ponto fulcral de apoio no decurso da realização deste trabalho. A investigação e a escrita são um longo e às vezes doloroso exercício de solidão. Com eles e por eles consegui vencer a minha atávica síndroma do ponto final. Espero que eles tenham sempre orgulho em mim. Eu tenho orgulho neles. E sobretudo confiança. Porque eles fazem parte da ideia do Portugal futuro, aqui tecida por um homem de palavra(s) como eu, e um dos meus poetas favoritos, Ruy Belo. LG.
___________

É também uma homenagem, a minha homenagem pessoal, aos nossos dois camaradas que hoje fazem anos, o António Bastos e o Manuel Vieira Moreira... Que eles continuem a poder dizer, tal como o poeta: Portugal será e lá serei feliz... (**) L.G.

Ruy Belo:

O Portugal futuro


O portugal futuro é um país
aonde o puro pássaro é possível
e sobre o leito negro do asfalto da estrada
as profundas crianças desenharão a giz
esse peixe da infância que vem na enxurrada
e me parece que se chama sável
Mas desenhem elas o que desenharem
é essa a forma do meu país
e chamem elas o que lhe chamarem
portugal será e lá serei feliz
Poderá ser pequeno como este
ter a oeste o mar e a espanha a leste
tudo nele será novo desde os ramos à raiz
À sombra dos plátanos as crianças dançarão
e na avenida que houver à beira-mar
pode o tempo mudar será verão
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o portugal futuro


In Belo, R. (2000) - Todos os Poemas.
Lisboa: Assírio & Alvim. 366-367.

______________

Notas de L.G.:

(*) Último poste desta série (Ex)citações:

20 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4983: (Ex)citações (47): Sexo e amor em tempo de guerra (Juvenal Amado / S.N.)

(**) Vd. postes de:

29 de Setembro de 2009 >Guiné 63/74 - P5026: Parabéns a você (30): Manuel Moreira, ex-1.º Cabo Mec Auto da CART 1746, Ponta do Inglês e Xime, 1967/69 (Editores)

29 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5025: Parabéns a você (29): António Bastos, ex-1.º Cabo do Pel Caç Ind 953, Teixeira Pinto e Farim, 1964/66 (Editores)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Amigo e Camarada! Nao resisto a mandar-te mais um "pensamento do Ruy Belo:-Esta é na verdade a maneira mais triste de estar contente! Com um grande abraco do J.Belo.