segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4829: Parabéns a você (18): José Manuel Moreira Cancela da CCAÇ 2382 (Os Editores)

Hoje, dia 17 de Agosto de 2009, está de parabéns o nosso camarada José Cancela que se apresentou à Tabanca Grande Janeiro deste ano.

José Cancela, ex-Soldado AM da CCAÇ 2382, Bula, Buba, Aldeia Formosa, Contabane, Mampatá e Chamarra, 1968/70.


Escrevia assim o nosso camarada na sua mensagem de 28 de Janeiro de 2009 (*):

Caros camaradas editores Luís, Vinhal e Briote

Antes de mais passo a apresentar-me:
Sou o José Manuel Moreira Cancela, fui Soldado A.M. da CCaç 2382 e sou ex-camarada do tertuliano Manuel Traquina

Estive emigrado entre 1970 e 2003 e, em todo esse tempo, e por muito que procurasse, nunca consegui encontrar qualquer camarada de armas, até que um dia recebo um telefonema de Coimbra, do meu amigo Fausto, Enfermeiro, que conseguiu encontrar-me em 2006, através da lista telefonica, tão simples quanto isso.

Claro que fiquei feliz e muito emocionado e logo no ano a seguir fui à minha primeira concentração da nossa Companhia, que se realizou em Coimbra.

Não sei descrever a alegria que senti ao ver aquela malta com quem convivi durante dois anos. Claro que tive de me apresentar, pois à parte o Fausto com quem me tinha encontrado depois do telefonema, não reconheci ninguém, trinta e oito anos mudam-nos, e de que maneira.

Fica-me em especial recordação, aquele abraço do meu amigo Vieira, que me ia partindo todo. Ele ao ver que me apertou demais, volveu-me o seguinte, com aquele sotaque à moda do Porto que eu adoro:

- Desculpa lá, carago, é da imoçom.

Depois de um lauto almoço, fomos revivendo tudo que de bom e de mau passámos na Guiné e recordando as terras por onde palmilhámos. Foram elas: BISSAU, BULA, BUBA, ALDEIA FORMOSA, CONTABANE, MAMPATÁ e CHAMARRA e, em cada uma destas, há uma história para contar, mas fica para a próxima.

Caros editores, desculpem se isto não vai conforme, mas eu sou ainda muito periquito nisto.

Um abraço grande como o mundo, para todos os ex-combatentes e em especial os da Guiné
J.M.M. Cancela


A Tertúlia deseja ao camarada José Cancela um dia de aniversário pleno de saúde e felicidade junto dos seus familiares e amigos. Este dia há-de comemorar-se durante muitos anos e deste lado estaremos aqui nós para lembrá-lo.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 9 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3857: Tabanca Grande (113): José Manuel Moreira Cancela, ex-Soldado AM da CCAÇ 2382 (Guiné, 1968/70)

Vd. último poste da série de 10 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4805: Parabéns a você (17): Alberto Nascimento da CCAÇ 84 e Tomás Carneiro da CCAÇ 4745 (Os Editores)

8 comentários:

mario gualter rodrigues pinto disse...

caro camarada

Para ti camarada do olho vivo um feliz dia de aniversario, e que se repita por muitos anos.


Um abraço

Mário Pinto

Zé Teixeira disse...

Caro Zé Manel Cancela, foi um prazer partihar contigo os tempos de Guiné. Continua a ser um prazer estar contigo na Tabanca de Matosinhos à quarta feira.
Aquele abraço e que se repita por muitos anos.
Zé Teixeira

Anónimo disse...

Zé Manela Cancela,
Um dia feliz e que se repita por muitos anos com saude.

Um abraço de Parabéns,

Mário Fitas

Anónimo disse...

Zé Manel

Que a cancela se mantenha aberta muitos mais anos,com saude e rodeado de quem gostas

Parabens e um abraço
Luis Faria

MANUEL MAIA disse...

CARO ZÉ CANCELA,


PARABÉNS.

BEBE UMA TAÇA DE CHAMPAGNE POR TODO O PESSOAL DA TABANCA PARA ALÉM DAS QUE POR BEM ENTENDERES.

UM ABRAÇO

MANUEL MAIA

Unknown disse...


Vais encher a Tabanca de Ronco. Esses morcões todos que apareçam e vão ver do que és capaz na Quarta-feira.
Mas hoje vai daqui o meu abraço. E não te esqueças do Verde Tinto. O Champanhe que se lixe.

Joaquim Mexia Alves disse...

Aqui fica o meu abraço camarigo de parabéns

Carvalho disse...

Isso não interessa nada.E não me venham com a história do bolo. Um aniversariante que se preze há de trazer para a sua festa pelo menos três salpicões caseiros para dar um ar de alguma nobreza ao evento. Quanto ao bolo nada a opôr, embora eu não aprecie. Ah... não esquecer o verde tinto para o borrachão do Portojo e outros que não lhe ficam atrás.
Um abraço de Buba a Aldeia passando por Nhala e Mampatá.