sexta-feira, 17 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4703: Meu pai, meu velho, meu camarada (8): Sobre o Capitão-Pára João Costa Cordeiro (Manuel Peredo)


1. O nosso Camarada Manuel Peredo, que foi Fur Mil Pára-quedista (CCP 122 / BCP 12, Brá, Bissalanca, 1972/74), enviou-nos a seguinte mensagem em 17 de Julho:


Camaradas,

Li com especial atenção o poste de Pedro Cordeiro, filho do Capitão-Pára Cordeiro.

Foi meu Comandante de Companhia durante uns três meses, mais ou menos.

Depois de regressarmos de Gadamael ele passou a comandar a CCP 122 em substituição do Capitão Terras Marques.

Soube do seu falecimento, quando já tinha regressado à Metrópole. Não posso fazer grandes comentários sobre a sua personalidade, devido ao pouco tempo que estive sob o seu comando e, na altura, a nossa actividade operacional, também não era muito elevada, porque todo o batalhão estava muito desgastado depois da campanha de Gadamael.

A ideia que tenho dele é que devia ser um homem sério e pouco dado a brincadeiras.

Aqui mando uma fotografia onde ele está no meio de um grupo que acabara a comissão.

Nos páras fazia-se uma festa para homenagear os "velhinhos" e entregar os galhardetes da companhia e do batalhão. Eu sou o primeiro da direita, ao lado do Primeiro Sargento Cardoso, secretário da companhia. Na foto estão também o Primeiro Sargento Tavares e o Furriel Fernandes, meu colega de pelotão.

Um abraço,
Manuel Peredo
Fur Mil Pára do CCP 122

Foto: © Manuel Peredo (2008). Direitos reservados
____________
Notas de M.R.:

(*) Vd. último poste da série em:

Sem comentários: