sábado, 11 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4668: Convívios (153): Encontro / Almoço / Convívio da CART 6250/72 (Mampatá 1972/74) (António Carvalho)



1. Mensagem de António Carvalho, ex-Fur Mil Enf da CART 6250/72, Mampatá, 1972/74:

Camaradas,

Tal como estava previsto, concretizou-se no dia 4 de Julho, em minha casa, o Convívio Anual da minha CART 6250 – MAMPATÁ (1972/1974), que foi superior e competentemente comandada pelo Capitão Luís Marcelino, que acompanhou animada e embevecidamente todos os “trabalhos” neste convívio dos "seus" homens, para que nada falhasse.

Foi uma festa em cheio com muitos Amigos, Familiares e vários Convidados, que nos deram a alegria da sua participação, entre eles um bom punhado de Tertulianos, dos quais me lembro: o Vasco da Gama, Casimiro Carvalho, Pimentel, Rocha, Chico Allen, Ribeiro Agostinho, Magalhães Ribeiro e um convidado especial - o Dr. Fernando Giesteira Gonçalves (*) e esposa Dª Joaquina Silva, que foi nosso Camarada-de-armas na Guiné e que, através do Instituto Piaget, tem desenvolvido excelente trabalho naquele território africano e que, segundo nos contou, tem já na forja um projecto na área da saúde, que passa pela sua fixação, por alguns anos, na zona de Bissau.



















Duas das "vedetas" do convívio eram guineenses, a Dayane e a Janice, sendo que, a primeira, está temporariamente em Portugal onde foi sujeita a uma intervenção cirúrgica (responsabilidade do Dr. Giesteira). Brincalhonas, lindas, divertidas, irrequietas, como todas as crianças da sua idade, imprimiram maior vivacidade e alegria, à já de si alegríssima confraternização.

Todos eram unânimes em que este convívio da companhia, foi diferente para melhor até porque, logo à partida nas palavras de muitos deles, não tiveram um restaurante a cobrar-lhes uns indecentes 30/35 Euros (onde, salvo raras excepções, pois felizmente também as há, se servem refeições fracas e mal preparadas).















Aspecto geral do pessoal espalhado nas sombras pelo jardim, e à direita, Francisco Camilo com o seu filho a quem baptizou com o memso nome e sua esposa Filomena.

Em bom rigor, os convívios da C.A.R.T.6250 sempre foram organizados desta forma. Julgo poder dizer que somos os únicos, em Portugal, com este tipo de convívio. No próprio dia da festa há (tem havido) sempre um voluntário, que se anuncia como organizador do encontro, para o ano seguinte, e se encarrega, logo ali, de marcar o dia.

E temo-nos dado bem com este sistema, pois assim ninguém protesta, nem pelo preço, nem pela qualidade ou variedade da comida.

Assim, a cave e o jardim da minha casa nesta linda freguesia de Medas - Concelho de Gondomar -, permitiram que o abastado almoço volante, onde além de diversos grelhados sardinha, fêveras e entrecosto, os convivas intercambiaram os conteúdos dos seus faustos farnéis, com todo o tipo de alimentação tradicional portuguesa, onde não faltou o delicioso pão de Paços de Ferreira, o bom vinho alentejano, presunto regional, queijos de diversas origens, o leitão da velha Bairrada, o coelho do mato, o galo estufado e muitos outros acepipes e petiscos de diversas localidades nacionais.















A Tabanca esteve presente em peso, à esquerda vemos: o Xico Allen, o ex-Capitão Luís Marcelino, o ex-Capitão Vasco da Gama, o RANGER Pimentel e o Dr. Giesteira, e à direita, o Maia Simões mostra as suas fotos ao Andias.

Mais que as palavras, as fotos dizem da alegria que vivemos em fraterna harmonia, no decorrer da tarde de sábado, onde não faltaram ainda a boa música popular animada pela nossa parelha - Camaradas Andias e Tony, e as brincadeiras e paródias do buliçoso e divertido Camarada Alfredo.
















À esquerda: o ex-Capitão Vasco da Gama, Casimiro Cravalho, Eduardo Alves, Ribeiro Agostinho - À direita o António Carvalho, ex-Capitão Vasco da Gama, o Xico Allen e o Ribeiro Agostinho.

Para o próximo ano a confraternização será em Paços de Ferreira, em casa do Alfredo Silva.

Pela parte que me toca resta-me agradecer as presenças dos militares mampataenses (51) e de todos os Camaradas, Familiares e Amigos que se nos associaram.

Foi um dia maravilhoso e inesquecível que espero se repita durante muitos anos.

Um grande abraço,
António Carvalho

Fotos: © Magalhães Ribeiro (2009). Direitos reservados.
____________
Notas de M.R.:

(*) O Dr. Giesteira, que ainda não é nosso Camarada Tertuliano, contou-me uma história que já está narrada pelo Álvaro Basto, no Poste 184, do Blogue da Tabanca Pequena de Matosinhos e devidamente reproduzida neste blogue no Poste - P4653.

Reiterando o convite que já lhe foi comunicado pelo Basto, aguardo uma oportunidade, se ele a isso nos dignar em dia próximo, para lhe solicitar ceder-nos uma entrevista para o blogue, sobre a excelente e profícua mas quase desconhecida obra, desenvolvida pelo Instituto Piaget em terras da Guiné.

(**) Vd. último poste da série em:

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Carvalho
Foi-me impossível corresponder ao teu convite, aliás conforme te tinha informado.
Mas para além da tua já conhecida simpatia e saber receber, há que juntar a alegria do problema resolvido com a tua menina.
Mas claro, lá estiveram os "mamas" do costume. E segundo me constou, aproveitas-te muito bem para iniciar a campanha. Mas aí estou contigo. Força camarada que a vitória é certa. Por falar nisso: Quando é que matas o porco ?
Um abraço do teu amigo
Jorge

Anónimo disse...

CARO CARVALHO :
O QUE ME ADMIRA É AINDA HAVER TIPOS COMO TÚ, QUE FRANQUEIAM AS PORTAS DO SEU CASTELO E PROPORCIONAM COISAS COMO ESSA FESTA DE ARROMBA, CAMARADAGEM, CONVIVIO SALUTAR, ONDE CADA UM DEU UM POUCO DE SI (EU DEI O MEU APETITE)E ONDE TODOS SE SENTIRAM ENQUADRADOS (ATÉ A MINHA VELHINHA DE 80 ANOS SE SENTIIU)VI SORRISOS RASGADOS E ALEGRIA A RODOS (MESMO ANTES DOS "COPOS").ÉS UM CAMARADA QUE EU GOSTARIA DE TER TIDO.
OBRIGADO

JOSE CARVALHO
PIRATA DE GUILEJE (AH...NÃO SE PODE FALAR GUILEJE, DESCULPA).

Anónimo disse...

Grande António Carvalho

Distinto Dôtô da nossa Guiné,

No meio da linda confraternização que os meus vizinhos e Amigos de Mampatá proporcionaram, de uma forma sui generis,a quem quis aparecer, queria distinguir a tua simpatia,a simpatia da tua mulher e a da tua filha. Foi agradabilíssimo ter estado no vosso convívio e ter também abraçado antigos companheiros de armas e rever o meu amigo Luís Marcelino, o vosso comandante.
As meninas da Guiné e o dr.Giesteira mais a sua simpática mulher mereciam um poste. Obrigado a este maravilhoso casal e às iniciativas que tem tomado em prol do bem-estar das crianças doentes.
Para o Zé Pedro que tantas vezes me apoiou com os seus obuses nos terríveis meses que a minha Companhia viveu no Cumbijã/Nhacobá, um particular abraço por me ter levado ao objectivo e por me ter trazido ao meu "quartel" são e salvo. Grande guia!
Obrigado a todos, queridos amigos e Bloguistas presentes.
Um abraço apertado a todos os Unidos na pessoa do meu querido amigo António Carvalho.
Vasco A.R. da Gama