terça-feira, 7 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4652: O mundo é pequeno e a nossa Tabanca... é grande (14): O mundo é do tamanho duma ervilha (António Matos)

1. Mensagem de António G. Matos (*), ex-Alf Mil MA da CCAÇ 2790, Bula, 1970/72, com data de 3 de Julho de 2009:

Caros editores,
Aqui fica uma contribuição modesta para o blog quando nos preparamos para mais um fim de semana.
Se o agendamento das publicações o permitir, que agradável seria vê-lo publicado gozando do contexto meteorológico estival...

Um abraço,
António Matos


O Mundo do tamanho de uma ervilha

Sexta-feira à tarde...
Lisboa...
Esplanada de A Brasileira....
15 horas....
Sento-me a escassos 4 metros do Pessoa...

O cosmopolistismo lisboeta nesta zona confunde o observador circunstancial sobre as nacionalidades dos passantes nas suas têzes morenas e cabeleiras dum loiro oxigenado deixando a dúvida se se trata duma sueca quem acaba de passar ou simplesmente uma destas moçoilas das bandas da Trafaria habituada à travessia diária do Tejo abordo dum cacilheiro....

Sejam elas (ou eles) de onde forem, o bom do "Camões do séc. XX" não tem descanso perante as poses que lhe são solicitadas para os milhares de fotos de quem passa!

Há os que, de roteiro turístico na mão, percebem estar frente a um vulto superior e há também aqueles que disparam flashes em catadupa perante a curiosa e coloquial postura do homem do chapéu e papillon...

Há coxas nuas e sugestivamente traçadas, num ímpeto de arejo estival às partes pudibúndicas e um zunzum poliglota a dar a entender que o €uro ainda permite a alguns virem lavar a vista arremelgada dum ano inteiro em cima dos livros de contabilidade das suas empresas ou dos écrans dos computadores a vasculharem as redes sociais...

Numa mesa próxima da minha, um azeiteiro disfarçado de jet set coça, displiscentemente, os tomates enquanto o António Vasconcelos, no canto oposto, capta imagens para mais um filme...

Entretanto o meu computador que mantenho aceso e ao qual tinha já plugado na USB a minha net de banda larga através desta maravilha tecnológica chamada PEN, dá um PIUUUU!!

Fui ver...

O Facebook registava a entrada da resposta que aguardava e que, no fundo, justifica este meu post no blog.

O José Saraiva acabava de entrar em contacto comigo e transportava-me para a Guiné.
Foi um ex-combatente no Leste e também foi daqueles para quem o arame farpado não o acoitava...
Falou-me do seu As Lágrimas de Aquiles.

Já me dirigi à livraria do Diário de Notícias no Rossio e deixei a encomenda...
A sinopse entusiasmou-me...
Voltarei ao tema depois da leitura...

Até lá fica a referência e a constatação de que, de facto, o Luis Graça & Amigos é grande e o mundo... é uma ervilha...

António Matos
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 26 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4582: Os Nossos Camaradas Guineenses (11): Ernesto… procuro saber algo sobre este meu Amigo guineense (António Matos):

Vd. último poste da série de25 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4577: O mundo é pequeno e o nosso Blogue... é grande (13): Encontro de dois atabancados em terras da América (José da Câmara)

3 comentários:

MANUEL MAIA disse...

CARO MATOS,



COMO DE COSTUME,CONSTATA-SE QUE LER-TE FAZ BEM.
TRATAS AS PALAVRAS COM O EXTRAORDINÁRIO À VONTADE DO EXPERT,DO CONHECEDOR,DO "HABITUÉE" NESTA COISA DE JUNTAR IDEIAS E PASSÁ-LAS PARA O PAPEL,PARA O MUNDO...
AS TUAS CAPACIDADES DE OBSERVAÇÃO,DE SÍNTESE,E FUNDAMENTALMENTE DE CRIAR,PERMITEM-TE GIZAR UMA HISTÓRIA "EM MENOS DE UM FÓSFORO"...
A ISTO CHAMA-SE CONHECIMENTO,SABER
CONSOLIDADO,ARTE PURA.

ACABEI DE LER-TE,(E NÁO FOI "LEITURA ATRAVESSADA") PASSEI DE IMEDIATO AOS COMENTÁRIOS SEM TOMAR NOTAS E ASSALTA-ME AGORA UMA DÚVIDA...

AFINAL O AZEITEIRO ESTAVA NA MESA PERTO DA TUA OU NO CANTO OPOSTO???

UM GRANDE ABRAÇO

MANUEL MAIA

Unknown disse...

Recomendo a leitura desse livro, já aqui referido há tempos.
Um abraço

Anónimo disse...

Pois é António

E´s mesmo tu.

De uma penada...zás, cá estás com mais um retrato ,desta vez de local previligiado das cosmopolita "cidade das sete colinas"
Pena é não escreveres muito mais

Abraço

Luis Faria