segunda-feira, 6 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4647: Estórias avulsas (41): Fotos de Gandembel e Ponte Balana (Manuel Oliveira)





1. Mais um Camarada-de-armas se aprasenta à nossa Tertúlia Bloguista, passando a integrar a Grande Tabanca. O nosso Camarada Manuel Fernando Tavares de Oliveira (*), que foi 1º Cabo, do 1º Pelotão da CCAÇ 2317/BCAÇ 2835, em Gandembel e Ponte Balana (1968/69), enviou-nos uma curta mensagem acompanhada de 8 excelentes fotos de Gandembel:




Camaradas,

Eu sou um dos sobreviventes do pomposo bura… ko de Gandembel, onde fui 1º Cabo, do 1º Pelotão da CCAÇ 2317, e vivo actualmente em Matosinhos - Leça do Balio.

Vista do lado exterior do quartel de Gandembel

Já reparei que um dos Tertulianos é o Alferes Idálio Reis, também da CCAÇ 2317, a quem aproveito esta oportunidade para enviar aquele abraço, cujo efeito sentimental só o pessoal que esteve na Guiné conhece.

Outro aspecto exterior do quartel de Gandembel

Envio-vos oito das minhas fotos que têm muito significado estimativo e nostálgico, pelo menos para mim, esperando que os Camaradas gandambelistas que as vejam, ainda se lembrem de tudo quanto se passou naquele quartel.

À esquerda o Fur Mil Goulart e o autor do poste

Numa delas estou acompanhado pelo Fur Mil Goulart, no local em que sofremos o 1º ataque do inimigo, que ocorreu durante a noite, tendo o IN encostado os canhões à rede e… foi sempre a disparar.

O morteiro 81 mm - O soldado Sena (à esquerda) e o Manuel Oliveira

Não tivemos qualquer hipótese de responder ao fogo do IN.

Esta foto é de Ponte Balana (À esquerda está o falecido Moreira - municiador do Manuel Oliveira - que está à direita)

Nesse dia ficou ferido o Furriel Ferreira de Nelas, nas pernas, ainda por cima atingido por um dos nossos básicos, que era de Vila Pouca de Aguiar (cujo nome não me recordo já).

A nosssa bem arejada Cozinha

Caso alguém me queira contactar, pode fazê-lo para:
maneltoliveira@hotmail.com
ou, Ubr. Ortigosa Bloco 10 - R/C Esq.
5100 - 183 LAMEGO,
Telefone 254614325 - Telemóvel 966 174 331
Aspecto da Messe de Oficiais e Sargentos - O Manuel Oliveira é o primeiro à esquerda

Resta-me enviar um forte abraço para todos vós e, em especial, para todos os Camaradas resistentes de Gandembel.

Recolha de água para reabastecimento do aquartelamento

Fotos: © Manuel Oliveira (2009). Direitos reservados.

Um abraço,
Manuel oliveira
____________
Notas de M.R.:

(*) Foi com redobrada satisfação que eu, pessoalmente, recebi notícias do Manuel Oliveira, pois este nosso Camarada tem ainda em comum, comigo, ser meu colega de trabalho na EDP, tendo-lhe eu já lançado um desafio para ele nos contar as histórias, que como é óbvio se lembrar, de Gandembel e Ponte Balana.

O Manuel Oliveira também me enviou algumas fotos das nossas grandes barragens (só no Rio Douro - sem contar com os afluentes -, temos: Miranda - foto acima -, Picote, Bemposta, Pocinho, Valeira, Régua, Carrapatelo e Crestuma)

(**) Vd. último poste da série em:

2 comentários:

cancela disse...

Caro Manuel
Na altura que estavas em gandembel eu estava bem perto de ti ou seja em chamarra.
recorda-me bem que quase todos os dias esse aquartelamento era atacado.

Um abraço de um teu camarada dessa guerra entre 68-70

Manuel Oliveira disse...

É verdade Cancela, não era necessário ouvir muito bem para ouvirem os constantes ataques que nos faziam e com pequenos interválos.
Um abração para ti e tudo de bom para os teus.