quarta-feira, 20 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4386: O Nosso Livro de Visitas (63): B. Parreira, ex-Fur Mil da CCAÇ 16 (1972/73)

1. B. Parreira deixou estes comentários no poste > Guiné 63/74 - P4347: Fichas de Unidades (1): A CCAÇ 16 (Teixeira Pinto, Bachile e Churobrique, 1970/74) (José Martins):

i - Caros Camaradas,
Estive em Bachile, como Fur Mil na CCaç 16 de Jun/72 a Fev/73, sob o comando inicial do Capitão Martins e posteriormente do Capitão Afonso.

Estive na situação de diligência visto que a minha Companhia estava sediada em S. Domingos.

Regressei à Metrópole em Março de 1973.

Um abraço.
Parreira - Faro


ii - Camarada António Branco
Graças a este blogue vamos tendo notícias dos amigos que fizemos e que pensvamos não mais encontrar.
´
Pois de facto partilhámos bons momentos juntos, e longas conversas, eu tu e o Sargento Guerreiro, de quem não tive mais notícias. Também me lembro do Miranda, outro grande amigo.

O António Graça a que te referes deve ser o Furriel Mecânico, porque o Alferes António G. Abreu estava em Teixeira Pinto.

Foi com grande emoção que vi a foto da Ponte Alferes Nunes e o Rio Costa, onde tantas vezes afoguei as minhas mágoas.
Era com os banhos no Rio e com os jogos de futebol, que jogava pela companhia CCaç 16, em Teixeira Pinto, que aliviava o meu stress.

Também tenho saudades dos camaradas africanos, e foram tantos os amigos que lá deixei.

Pode ser que um dia nós nos encontremos, ou nos contactemos, através de e-mail ou do blogue.

Gostava de ver uma fotografia tua aqui publicada, que eu também vou providenciar a digitalização da minha, para ver se nos vamos recordando das caras que há 36-37 anos deixámos de ver.

Um abraço
B. Parreira - Faro


2. Mais um comentário do nosso camarada Barreira, deixado no dia 19 de Maio de 2009, no poste Guiné 63/74 - P4353: Memórias e histórias minhas (José da Câmara) (1): O início do Serviço Militar

Camarada José da Câmara
Informo que não tenho raízes nos Açores, mas gosto muito do povo açoriano. Sou algarvio, de Faro, e toda a minha família é do Algarve.

Em 1970, quando fiz a recruta e especialidade em Tavira, como já havia dito, convivi muito com a malta das ilhas, talvez tu fosses um desses camaradas.

Antes de ir para o Bachile em Junho de 1972, fiz Estágio Unidades Africanas em Bolama.

A guerra de que fui obrigado a fazer parte, foi feita em S. Domingos, fronteira com o Senegal 1.º ano, e 2.º ano em Bachile.

Confesso que em S. Domingos a situação era muito mais perigosa e tivemos muito mais mortos e feridos.

Apesar de tudo, por todo o lado que andei deixei amigos, quer na população africana quer nos camaradas militares. Tenho a minha consciência muito tranquila.
Só tenho pena dos camaradas militares africanos que foram obrigados, tal como nós, a fazer a guerra e depois foram abandonados à sua sorte. Muitos foram fuzilados após a independência do seu país, e isso devia ter sido acautelado por Portugal.

Um abraço e até um dia destes.
B. Parreira


3. Comentário de CV:

Caro Barreira

Muito obrigado por nos seguires e por comentares os nossos postes.

No entanto ser só comentador é muito pouco. Podes ser mais activo se aderires à nossa Tabanca Grande e começares a falar da tua vivência em S. Domingos, zona de que temos poucos camaradas.

Se tiveres algum tempo disponível, manda uma foto do teu tempo de tropa e outra actual, tipo passe de preferência, em formato JPEG, anexa um texto falando de ti e da tua Unidade e serás apresentado formalmente à Tertúlia, ficando assim apto a colaborares connosco na feitura deste espólio histórico.

Como acho que conheces bem o nosso Blogue, não preciso de estar com muitas particularidades. Esperamos, isso sim, as tuas próximas notícias.

Recebe um abraço do camarada
Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

Vd. último poste de série de 16 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4355: O Nosso Livro de Visitas (62): José Rocha emitindo a sua opinião sobre a retirada de Guileje

Sem comentários: